INTRODUÇÃO
Um moço foi
para o internato, e de lá, um dia, escreveu uma carta para o pai. Vejam que
carta esquisita:
“Querido pai, escrevo-te esta, segunda-feira, para que saibas na terça-feira que não terei nenhum dinheiro na quarta, e se não me mandares na quinta, para que eu receba na sexta, partirei de bicicleta no sábado e chegarei aí no domingo”. Teu filho.
E o pai respondeu na mesma moeda:
“Meu filho. Tua carta escrita na segunda-feira chegou às minhas mãos na terça-feira. Respondo-te na quarta-feira, para que saibas na Quinta, que não terás dinheiro algum na sexta e que se partires para cá de bicicleta no sábado, levarás uma tremenda sova no domingo”. Teu pai.
B – Grande é a
preocupação dos pais modernos quanto ao sucesso dos filhos nesta era de delinquência juvenil que se constitui um caso alarmante.
– A delinquência não escolhe classe social, idade ou sexo.
I – Um Fator Alarmante Da Época
A – A ONU
tornou claro que 70% dos crimes nos últimos anos são praticados por jovens de
13 a 25 anos.
B – Em Ribeirão
Preto, um grupo de meninos pega um táxi para viagem e logo que o carro se
afasta da cidade, assassinam o motorista jogando seu corpo numa valeta para em
seguida fugirem com o carro. Os criminosos eram meninos entre 14 e 16 anos.
C – Em Guarujá,
a opinião pública ficou estarrecida com o Clube dos 50, formado por meninos das
ilustres famílias de S. Paulo. Praticavam o vício de fumar maconha, depredavam
bares, estragavam automóveis e causavam prejuízos que deveriam somar no mínimo
50 Reais. Daí o nome de “Clube dos 50”.
D – Tempos atrás, numa pequena cidade, dois jovens foram fazer um passeio com duas moças, passando o dia no campo. Ao voltarem à noite, o seu carro colidiu com outro - estavam bêbados. Morreram no ato, e a polícia não conseguiu identificar as duas moças. No dia seguinte a notícia do acidente foi irradiada. As mães cujas filhas não haviam dormido em casa foram convidadas a irem ao necrotério a fim de identificar as moças de 18 a 20 anos. Sabem quantas mães compareceram ao necrotério? Nada menos de 95. Que significa isto? Significa que naquela pequena cidade 95 moças dormiram fora sem que seus pais soubessem por onde andariam. E se fosse feita esta averiguação nesta cidade?
II – Causas Da Criminalidade
Na Índia, há pessoas que consideram
sagradas as serpentes. Isso é algo terrível. Uma mãe viu entrar em sua casa uma
enorme serpente que se enroscou no corpo de sua filhinha de apenas seis meses
de idade. A mãe crendo que era um animal sagrado não livrou a menina,
deixando-a morrer. Fiquei pasmado com este relato, mas alguns pais agem hoje
como na Índia. Há serpentes que estão entrando em muitos lares, envolvendo
nossos filhos e matando sua utilidade e futuro. Vejamos algumas serpentes
modernas:
1 – Disse um
magistrado: “A moderna literatura é um meio de profanação. Romances pintam
vícios, crimes, raptos, assaltos em linguagem agradável. Saturam o espírito de
crimes e imoralidades.”
2 – “A literatura que procede de inteligência corrompida, envenena as mentes de milhares de crianças”- Ellen White.
3 – “Pega
ladrão, Pega ladrão”- ouviu-se num bairro residencial de São Paulo, uma
gritaria intensa. Um policial acompanhado de populares corria atrás de um
rapazinho que tentava assaltar uma residência. Depois de muito correr, o
pequeno salteador foi preso. Ao ser revistado encontrou a arma que o delinquente levava consigo: Gibi, sim um Gibi de caráter violento.
B – Cinema e certos filmes da TV
1 – Uma
pesquisa indicou que 80% de jovens delinquentes detidos entre os 13 e os 21
anos, entraram para as vias do crime por causa da TV.
2 – Em um ano
de programação foram registrados o seguinte: “310 mortes e homicídios; 104
assaltos à mão armada; 74 casos de fraudes; 43 incêndios criminosos; 640
roubos; 192 adultérios cometidos por esposas e falsos testemunhos”.
3 – A Veja, de
agosto de 1987, relatou de Michael Ryan, 27 anos, que era vidrado em filmes de
Rambo: "Dia 19 ele vestiu uma jaqueta de campanha, como usada pelo ídolo,
amarrou uma faixa na cabeça e fuzilou 16 pessoas e deixou 13 feridos na
Inglaterra. Depois do massacre Ryan deu um tiro na cabeça".
C – Rua e Más
Companhias
A rua é o foco
de infecção mais rápido e mais terrível que se conhece. O vício multiforme anda
nela todas as horas.
D – Bebidas Alcoólicas
1 – 60% dos
garotos delinquentes têm pais que bebem excessivamente. 75% desses menores têm
permissão dos pais para fazerem o que entendem.
2 – Os pais são
responsáveis: Algum tempo atrás ouvi falar de um terrível acidente que tirou a
vida de um rapaz e uma moça. Esta havia sido recém aprovada no vestibular. Os
policiais encontraram uma garrafa de bebida alcoólica, e o pai, ao saber do
ocorrido, ameaçou matar o suposto fornecedor da bebida aos jovens.
Ao chegar em
casa encontrou um bilhete deixado por sua filha:
“Papai, peguei emprestada uma garrafa da sua adega particular para comemorar a minha aprovação."Da sua filha que te ama”
Ele era
responsável pela tragédia!
E – Problemas
Sociais
1 – A maior de
todas as causas é a negligência paterna
2 – 95% dos
jovens ou meninos delinquentes vêm de lares arruinados, ou lares sem religião.
3 – Mui
acertadamente disse o sábio Salomão: “Instrui o menino no caminho em que deve
andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Prov. 22:6
III – COMO COMBATER
A – Hábitos de
Temperança e Higiene: Regularidade na alimentação, regularidade na hora de ir
para a cama, no trabalho, no estudo e a ordem completa de seus pertences.
B – Hábitos de
Integridade: No lar não se pode aplicar aquilo de “faça o que mando, porém não
o que faço”. Os pais são exemplo:
– Lares felizes
são lares centrados em Deus;
– A educação
religiosa dos filhos não é responsabilidade da escola, nem mesmo da igreja, mas
dos pais.
CONCLUSÃO
Uma mãe levou a
sua filhinha à escola pela primeira vez. E a mãe disse para ela:
“Filha, você deve olhar sempre a torre daquela Igreja para voltar para casa, pois a nossa casa fica ao lado.”
E assim ela fazia sempre. Mas, certo dia, houve festa na
escola e as crianças saíram por outro portão. A
menina procurava a torre da igreja e não a encontrava. Começou a chorar.
Ao ser interrogada pela professora porque estava chorando, respondeu:
“Perdi a torre da igreja e não sei voltar”.
Milhões de
meninos e meninas perdem a Deus e não sabem voltar!!.
Esta cruzada é para
ajudá-los a ter um lar feliz. Quantos pais querem se unir para rogar a Deus que
lhes dê sabedoria para que salvarem seus filhos?
PARTE II
A – ALERTA AOS PAIS
Estavam a ponto de guilhotinar um jovem criminoso. Junto a ele se via um
corpulento e encapuzado verdugo. A praça estava cheia de uma curiosa multidão.
- Se eu te conceder um último favor, que desejas? - Que busquem a minha mãe e a
tragam aqui - respondeu o réu. Quando a trouxeram, o criminoso dirigindo-se à
multidão disse:
-“Toda a minha desgraça devo a esta mulher. Quando eu era menino e fazia algo errado nunca me corrigia, se roubava algo nunca me fazia devolver. Assim fui decaindo no caminho do mal até chegar a este ponto”.
De repente,
ante a estupefata multidão, o malvado deu um tapa na mãe. Ela era culpada da
sua desgraça.
B – Não é
pequena a responsabilidade dos pais. O papa João XXIII disse:
“É mais fácil para um pai ter filhos, que para eles ter um pai que saiba sê-lo”.
I – PRINCÍPIOS PRÁTICOS:
A –
Compreensão
1 – Um dia
Einstein - quando assistia à escola primária - chegou chorando em casa e disse:
- “Mamãe, não
vou mais a escola. A professora disse-me que sou um inútil em matemática e
reprovou-me.”
– “Pobre
Alberto” - disse com amor e esperança a mãe, “ela não o entende. Ela não sabe
que você é um gênio.”
E foi verdade.
Jamais sabemos o grande valor que pôde ter na vida do grande sábio a compreensão
da sua mãe.
2 – Ao sermos
compreensivos com eles partilhamos de suas inquietudes e de seus divertimentos.
Tomara não aconteça como aquela jovem senhora que se tornou amiga de uma
criança que morava em uma casa vizinha e ia visitá-la todos os dias às 10 horas
da manhã.
Um dia quando tocou a campainha, quis fazer uma brincadeira com seu
amiguinho. Ao abrir a porta, escondeu-se atrás dela e colocando-se em “quatro
pés” apareceu a cabeça e começou a latir - “au, au!”
Mas não era a
criança e sim um vendedor que pôs-se a correr pensando que se tratava de alguma
louca. Talvez isto não lhe ocorra, mas é importante ser compreensivo com os
filhos.
B – Um ponto de
vista é determinar quando começar a educá-los.
1 – Teodoro
Roosvelt opinava: “O que tenhamos de fazer pelo homem, façamo-lo antes que seja
homem”.
2 – Guilherme Cady fala de uma visita que fez com seus irmãozinhos à granja do seu tio. Ali ele viu uma garrafa contendo uma maçã maior que o gargalo da garrafa. O garoto pediu ao tio explicações, como era possível tal coisa. O tio, num ar misterioso disse:- “Um dia saberás”.
No verão,
Guilherme estava resolvido a descobrir o segredo. Finalmente, achou no pomar
uma garrafa amarrada a um ramo com uma pequena maçã crescendo dentro. Correu e
contou ao tio que disse: -“Sim, eu pus a maçã lá quando eu era pequeno, e ela
ficou lá. - A melhor maneira de educá-lo é nos primeiros sete anos de vida.
II – A DISCIPLINA:
A –
ILUSTRAÇÃO
Contam que há muitos anos,
viveu um príncipe árabe que desde muito jovem se preocupou em descobrir o
melhor método para educar os filhos. Era solteiro ainda e , contudo, esse era
seu tema preferido. Durante muito tempo, falou a todos dizendo que tinha seis
normas para a educação.
Passou-se o
tempo, casou-se e - já idoso - encontrou-se com um de seus velhos amigos que
lhe perguntou sobre as atividades de seu últimos anos e finalmente como havia
ido com as seis normas para a educação
das crianças.
O príncipe
respondeu:
- “Quando vivia
sem filhos tinha seis normas para educá-los. Agora tenho seis filhos e nenhuma
norma.”
B – Objetivo da disciplina
1 – E. G. White
em seu livro Educação p. 287, escreve: ”o objetivo da disciplina é ensinar à
criança o governo de si mesma. Devem ensinar-se-lhe a confiança e direção
próprias.”
- PV. 29:15 e 17
(p., VT) – a disciplina com amor.
Portanto, logo
que ela seja capaz de entendimento, deve alistar-se a sua razão ao lado da
obediência.
C – Harmonia
entre os progenitores
1 – Ao
estabelecer as normas que a criança cumprirá no lar, deve-se ter cuidado para
que estas sejam poucas, mas suficientes para reger sua conduta.
2 – Estas devem
enquadrar-se às possibilidades da idade da criança.
¨Arrumar a cama,¨Escovar os dentes,¨Arrumar os brinquedos,¨Guardar o pijama no cabide,¨Escola.
D – Princípios
na disciplina
1 – Quando
prometer certo castigo, este deve ser cumprido.
2 – O mesmo
critério deve ser mantido ao prometer recompensas.
3 – Um pai que
promete castigo ou prêmio e que chegado o momento de cumpri-lo não o faz, está
faltando com a verdade, e sua imagem se desvaloriza na mente do filho.
4 – Pense
seriamente antes de prometer.
E – Qual o
momento em que devemos castigar.
1 – Creio que o
pior momento para fazê-lo é quando estamos nervosos.
2 – Um pai que
não pode castigar seu filho quando está calmo, demonstra que ao fazê-lo nos
momentos de desorientação não procura corrigí-lo, senão vingar-se dele pela
frustração da sua desobediência.
F – Evitar os
“Resmungos “
1 – Algumas
mães são especialistas nisto, mas o método não dá bom resultado.
2 – Isso cansa
as crianças e em vez de conseguir que eles sejam obedientes, conseguirá maior
indisciplina.
3 – Também não
deveríamos gritar. Col. 3:21 (166 NT ) “Pais, não irriteis a vossos filhos,
para que não percam o ânimo”.
G – Comum
Acordo
1 – Quando os
pais tiverem que entrar em acordo sobre algo que será exigido, devem discutir
em segredo.
III – A FORMAÇÃO DO CARÁTER PARA A VIDA:
A – Ocupemo-nos
alguns momentos falando sobre a influência dos pais sobre os filhos.
1 – Cada pai
deve ensinar princípios nobres a seus filhos por palavra e por seu exemplo.
2 – Geralmente
o problema não está nas conversas e conselhos que costumam ser por demais abundantes, mas na vida que
mostramos a nossos filhos.
3 – ILUSTRAÇÃO
O exemplo a seguir pode ajudar-nos a entender o que estamos procurando dizer. A
mãe chama o Ricardinho e nervosa
reprova-o:
- “ Ricardinho, vem aqui que lhe vou ensinar a não mentir mais. Eu não sei de onde saiu um menino tão mentiroso! Não sabe por acaso que é muito feio não dizer a verdade? Para que não se esqueça vou lhe castigar” - Quando o menino termina de secar as lágrimas soa a campainha.
A mãe olha por
entre as cortinas e observa que se trata da senhora Gomes a quem não pode
atender por alguma razão. Então chama a Ricardinho e dá-lhe a ordem:
-“Diga-lhe que não estou.” - O menino sai desta vez, inocentemente, e veraz.
Dirigindo-se à senhora Gomes explica:
- “A mamãe disse que ela não está”.
E o pobre
Ricardinho, que havia sido castigado por mentir, recebe agora uma boa
repreensão por haver dito a verdade.
4 – Creio que
esta é a melhor forma de tornar uma criança mentirosa.
5 – As crianças
não necessitam tanto de conselheiros como de modelos a quem imitar.
B –
Mencionaremos algo a respeito da laboriosidade.
1 –
Freqüentemente ouço alguns pais que lutaram arduamente na vida dizerem:
- “Eu não quero que meus filhos passem pela mesma vida que eu passei”. Isto não é bom método de educar.
O trabalho é
necessário para a formação do caráter de uma criança. Um bom método para que os
filhos aprendam a ter amor pelo trabalho, é permitir que, desde pequenos, nos
ajudem nas tarefas simples que não signifiquem um risco para eles.
a – Certa vez, uma senhora disse-me:
- Quando Norma
- que tinha 4 anos - me ajuda a fazer um bolo, demoro mais tempo que quando
faço sozinha, e quase sempre suja mais do que ajuda. Contudo ela se sente útil
e está criando amor pelo trabalho.
2 – Pode ser
que quando o esposo tenha que colocar um par de parafusos nas dobradiças da
porta da garagem, Jorginho, em vez de ajudar, atrapalhe. Mas se ele quer ajudar
agora, e não lhe é permitido fazê-lo, o dia que o pai lhe pedir terá pouco
interesse em colaborar.
3 – Jesus nosso
Senhor dignificou o trabalho físico como Seu exemplo. Suas mãos calejaram-se
empunhando a plaina de carpinteiro, o martelo e o serrote.
C – A moral
religiosa.
1 –
ILUSTRAÇÃO
Certo menino estava sentado junto à janela, pensativo, com seu olhar perdido. De súbito interrompeu suas meditações para perguntar:
-“Mamãe, Deus está morto?”- “Por favor! Como pode pensar nessas coisas?”-“Deus não pode morrer é eterno. Por que pergunta isso?”-“É que antes você sempre me falava de Deus, e agora não o faz mais.”
2 – A Educação
religiosa dos filhos:
a – As crianças
crescem num ambiente onde Deus não é lembrado, ou que vivem alheias à realidade
de Sua existência, e logo os resultados são vistos ...
SLIDES PARA APRESENTAR ESSA PALESTRA SOBRE EDUCAÇÃO DOS FILHOS
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