Os 7 hábitos dos jovens profissionais de sucesso

7_HABITOS_DE_JOVENS_DE_SUCESSO

INTRODUÇÃO


Como é definida a etapa da juventude:

1 – Alguns definem a juventude como a maravilhosa ponte estendida entre o mundo inocente e límpido da infância e o mundo da idade madura.
2 – Outros como o elo da esperança e o período do descobrimento da vida.

B – É uma fase da vida na qual decidimos o rumo que seguiremos:
1 – Dos lucros dessa fase dependerá o mérito de uma existência.
2 – Ao mesmo tempo é a época do esforço para afirmar-se e ser alguém.

I – O SUCESSO ESTÁ COM OS JOVENS


A – Ao lançar uma olhada retrospectiva à história, vemos que as maiores realizações da humanidade estiveram encadeadas na juventude:



1 – Mozart aos 9 anos fez a sua 1a Cantata.

2 – Dante, compôs seu primeiro soneto antes mesmo de ser um jovem.

3 – Tasso, compôs seus primeiros versos aos 10 anos.

4 – Victor Hugo foi premiado nos jogos florais de Tolosa aos 14 anos.

5 – Rafael começou a pintar aos 7 anos.

6 – Alexandre iniciou suas formidáveis conquistas militares aos 21 anos de idade.

7 – Edson, antes dos 30 anos, já havia fundado seu terceiro laboratório.

8 – Gandhi, aos 24 anos, iniciou seu movimento de resistência passiva .

9 – Até o personagem máximo dos que se pudessem nomear, nosso Senhor Jesus Cristo, foi jovem: começou a pregar aos 30 anos de idade e foi crucificado aos 33.

B – Frente a este acúmulo de fatos, podemos compreender que um jovem com aspirações tem grandes possibilidades. O que necessita é descobrir o caminho que conduz ao êxito e seguí-lo.

C – Alguns, às vezes, são pessimistas, como aqueles que se queixavam diante de um famoso jurista: “Não há lugar para a juventude em nosso tempo. Todos os altos cargos estão ocupados”. “Jovem”, respondeu energicamente, “sempre há lugar no cume”.

D – Analisemos agora alguns princípios fundamentais que permitirão a um jovem abrir caminho e triunfar na vida.

II – OS 7 PRINCÍPIOS TRIUNFANTES


A – AUTO- REALIZAÇÃO – comecemos com a necessidade da Auto-realização.

1 – Hoje, se valoriza mais os que representam, os atores. Em muitos aspectos o homem moderno sente-se como enfeitiçado diante dos que têm habilidade de representar o que não são. Tal é o caso dos atores, cantores e jogadores.

a – Recordo da oportunidade quando o Dr. Alexandre Fleming visitou nosso país. Um pequeno grupo de pessoas – muito selecionado certamente – esperou sua chegada e os meios da difusão publicaram discretamente a notícia. Nesses mesmos dias chegou uma famosa atriz cinematográfica. Praticamente toda a cidade foi ao aeroporto. Os diários e revistas dedicaram páginas inteiras com grandes fotografias; os noticiários competiam freneticamente para apresentar notícias mais chamativas a respeito da mundialmente famosa artista.

b – Ao fazer um balanço, uma pessoa pode cair na tentação de tirar conclusões mais ou menos como estas: nossos cidadãos vibraram ante a presença de alguém cujo maior mérito é o de representar o que outro escreve. E lhes foi quase indiferente a presença daquele que foi um verdadeiro benfeitor que salvou milhares de vidas em todas as partes do mundo, por meio de seu descobrimento, a penicilina.

c – Em outras palavras, têm mais interesse nos que se parecem do que nos que são algo.

Não é estranho, então, o fato de que são poucos os que triunfam.


2 – Recordemos da noz. O que vale não é a casca mas o fruto que se esconde no interior.

a – A. Lincoln foi muito explícito a respeito. Disse: “ É possível enganar a todos durante um tempo, a alguns todo o tempo, mas não é possível enganar a todos  a todo o tempo.”


B – VOCAÇÃO - para que possamos cumprir com este objetivo faz-se imprescindível determinar a vocação a seguir na vida.

1 – Alguém disse: “o que leva ao êxito não é a distância percorrida, mas o rumo tomado.”

2 – A escolha da atividade na qual se investirá a existência marca o rumo a seguir.

3 – De nada valeria se corrêssemos freneticamente sem saber para onde nos propusemos chegar, não é verdade?

4 – Certo dia, Miguel Ângelo passou por um mercado de mármore e viu um pedaço velho, que nenhum outro escultor havia querido adquirir; parecia deformado e pouco prometedor. Mas o artista olhou-o detidamente e com interesse. Um de seus amigos achou isto estranho e perguntou-lhe por que se interessava em algo inútil, e Miguel Ângelo respondeu: 
- Nesse pedaço de mármore vejo um anjo; vou despertá-lo. 
Com genial maestria transformou aquela pedra, aparentemente sem valor, em uma das mais bonitas que havia esculpido. É conhecida como a forma de um rosto de anjo e está no palácio dos Médici de Florença.

a – Dentro de todo jovem dormem grandes possibilidades.

b – O importante é despertar a vocação e seguí-la com lealdade.

ILUSTRAÇÃO: Menino do Jornal


“Um menino maltrapilho oferecia jornal num trem.

- Alô, menino! Vende-me um jornal - disse um dos passageiros - E daí, que vai ser quando crescer?

Os olhos da criança brilharam de ansiedade, mas com segurança e arrogância respondeu:

- Senhor, eu serei um inventor.

Um sorriso indulgente desenhou-se no rosto do homem ao observar a mísera figura do menino. Mas o que o cavalheiro não sabia é que o jornal que acabava de comprar havia sido redigido e impresso por esse menino, que tinha uma pequena imprensa no vagão posterior do trem. Passaram os anos e aquele menino patenteou 1.300 inventos utilíssimos. 

Chamava-se Tomas Alvas Edison.

Tomas Edison Jornaleiro


5 – Em seu coração ardia a chama de uma vocação. Havia orientado seus interesses em uma direção bem definida, e não é estranho que haja chegado.

a – Admitimos que com isto só não é suficiente, que devem dar-se outros passos para chegar ao êxito. Um deles é o da dedicação conscienciosa na procura desse ideal.

C – PREPARAÇÃO

1 – Uma vez definido o problema da vocação frente à vida, teremos que nos aproximar à preparação.

a – O jovem que anseia triunfar não pode deixar tudo livre ao acaso.

b – Os que confiam na boa sorte podem, em casos isolados, obter certos triunfos, mas isso não é alcançar o êxito.

c – E mesmo no melhor dos casos, o mérito não seria dele, mas da casualidade.

2 – A vida do presente, com seu crescente tecnicismo, exige homens e mulheres preparados.

a – O nível de conhecimento intelectual de nossos contemporâneos supera em muito o de nossos antepassados.

b – Um século e meio atrás era muito razoável a frase de Sarmento: “ As coisas devem ser feitas. Bem ou mal, mas há que fazê-las.”

c – Nossos dias exigem jovens devidamente capacitados para fazê-las bem.

d – Jovens esforçados que tenham escalado os degraus do saber na área de atividades para a qual se dedicarão

3 – Durante os primeiros anos de vida, a diferença entre a criança aplicada e a negligente se deixa ver, mas não tão nitidamente como quando se chega aos anos de maior produtividade.

a – É ali quando a diferença chega a ser apreciada em toda a sua dimensão.

b – Os anos transcorreram igualmente para Adolfo e Gustavo, aqueles meninos que partilhavam o banco da escola primária e os jogos infantis. Mas – aos 40 anos de idade – vemos Adolfo consertando sapatos ( tarefa que de nenhuma maneira desonra a quem a realiza) e Gustavo à frente de uma importante fábrica de automóveis.

c – Qual é a razão? Diferente quociente intelectual? Mesmo admitindo que pudesse ser isso, torna-se difícil passar por alto o fato de que o primeiro recusou seguir estudando quando terminou o primário, enquanto que o segundo formou-se na Faculdade de Engenharia.

4 – O jovem que triunfa na vida se prepara, embora isto lhe signifique realizar grandes esforços.

a – Sei de muitos que, devido a situação econômica, trabalham durante o dia e assistem às aulas noturnas.

b – Um jovem, atualmente bioquímico, colava cartazes para cobrir seus gastos enquanto estudava.

c – Uma senhorita que lavava louça em várias casas para poder estudar seu curso de Filosofia .

d – Para eles a vocação era suficientemente forte e a meta razoavelmente apetecível para realizar qualquer tarefa lícita que lhes permitisse chegar ao que seria sua profissão de toda a sua vida.

5 – A falta de recursos não deveria ser razão de desânimo. Muitos jovens pobres chegaram a triunfar.

a  – Rosseau foi filho de um cervejeiro.

b –Epicuro e Tamerlão foram pastores.

c – Franklin trabalhou de tipógrafo de imprensa.

d – Demóstenes foi filho de um ferreiro.

e – Terêncio nasceu escravo.

f – O rei Davi foi um pastorzinho de ovelhas.

g – Lucano foi filho de um oleiro.

h – Colón foi filho de um operário

i –  Milton não era mais que um pobre escriturário.

j – Cervantes era um simples soldado.

k – Lincoln foi filho de um pobre lenhador.

l – De certa forma, Mahatma Gandhi foi um dos dirigentes de mais êxito do século XX. Por ocasião de sua morte, suas posses consistiam em duas xícaras de arroz, uma colher, dois pares de sandálias, uma cópia do Bhagavad Cita, seus óculos e um velho relógio de bolso.

D – CORTESIA – teremos de cultivar a cortesia

1 – Conta-se que certo dia o rei Luís XV saía de Versailles com seu preceptor. Um engraxador de sapatos que estava à porta, tirou o chapéu ao passar Sua Majestade, sem que este lhe respondesse o cumprimento. Mas o preceptor o fez – Como – perguntou-lhe  estranhando o rei – é que cumprimentastes a um perdulário? -Senhor – respondeu o preceptor- prefiro cumprimentar um perdulário a que digam que o perdulário tem mais educação que eu.
           
E – LABORIOSIDADE

1 – Amigo, basta de desculpas. Se quiser abrir o caminho na vida sacuda a preguiça e dedique-se com amor ao trabalho árduo.

a – Conforme disse Edson, o êxito de sua vida deve-se a 3% de inspiração e 97% de transpiração.

b – Para outros gigantes do pensamento a fórmula foi mais ou menos a mesma.

c – Hoje, os gênios apressados caminham como se a fórmula fosse aproximadamente a seguinte: mediadores, influências, o parente próximo, padrinho, etc. Tudo isso, igual a um cargo.

d – Com a verdadeira fórmula:

1 – Edson patenteou 1.300 inventos e foi um benfeitor;

2 – João da Áustria, aos 25 anos venceu em Lepanto.

3 – Pascal cumpriu sua obra mais alta sendo ainda um jovenzinho e quando morreu aos 37 anos, já se havia consagrado um gênio.

4 – J. S. Bach

5 – F. Nightigale, e praticamente todos os que fizeram algo que mereça ser mencionado, aplicaram a fórmula do esforço.

F – PERSEVERANÇA

1 – O gênio vacila, ensaia, cansa; a tenacidade triunfa


2 – ILUSTRAÇÃO  


Na Vida de Abraham Lincoln encontramos os seguintes dados: 

Perdeu seu trabalho em 1832; no mesmo ano foi derrotado para a legislatura de Illinois; fracassou nos negócios em 1833; um ano mais tarde foi eleito à legislatura do Estado; em 1835, morreu sua noiva e no ano seguinte sofreu uma crise nervosa; em 1838 foi derrotado para a presidência de legislatura de Illinois; em 1843 foi derrotado em uma candidatura ao congresso, mas aos três anos apresentou-se novamente e foi eleito; em 1848 perdeu a reeleição; foi derrotado para o Senado em 1856; aos dois anos se apresentou como candidato a senador e foi derrotado outra vez. 

Depois de todos estes reveses, que teria feito você? Provavelmente não seja fácil responder, mas eu vou lhe dizer o que fez Lincoln: Em 1860 apresentou-se como candidado à Presidência dos Estados Unidos da América e foi eleito. Reeleito para o seguinte período, morreu como um dos grandes homens de sua pátria e que alcançou renome mundial.

Abraham Lincon perseverança

3 – Conrad Dube, de Quebec, Canadá, foi atacado pela poliomelite com 2 anos de idade. Aprendeu a caminhar aos 10 anos e começou a falar aos 16. Qualquer um em sua situação teria considerado sepultado irremissivelmente suas possibilidades físicas e mesmo intelectuais. Quando li a notícia, ele tinha 29 anos e acabava de chegar de bicicleta a Compenhague, depois de percorrer 15.300 kilômetros através dos Estados Unidos e Europa. Havia começado já a volta ao mundo de bicicleta

4 – Tamerlão ocultou-se, depois de um combate desastroso, em um edifício em ruínas. Pensativo e desanimado pôs-se a observar uma formiga que, carregada com um grão de cevada, tentava vencer um obstáculo. Contou até 20 tentativas inúteis e disse: Esta formiga é tonta, porque se empenha em realizar o impossível. 

Mas a formiga continuou com seus esforços e quando o grande conquistador mongol contava a tentativa número 70, a formiga superou o obstáculo com sua carga à força. Então Tamerlão sentiu que o inseto lhe havia dado uma bofetada que feriu seu amor próprio. Levantou-se como impulsionado por uma mola e exclamou: “Somos uns covardes. Quem tenha retrocedido, que avance. Tamerlão não se desencoraje: Avante!” E venceu.

5 – Helen Keller com sua história de lutas desvantajosas é uma constante reprovação para todos aqueles que somos capazes de abandonar uma empresa nobre pelo único motivo de que é difícil chegar à meta. Ao chegar aos 19 meses de vida ficou cega e surda, e pouco depois perdeu o dom da fala. Essa série de calamidades com que se convertesse em uma das mulheres mais dinâmicas e famosas do nosso século. 

Desde o poço de sua cegueira, mudez e surdez nos fez chegar o encanto de suas mensagens otimistas através de mais de uma dezena de obras famosas. Ela cria na luta e na perseverança, por isso, apesar de tudo, ao cume.  


G –  FALTA ALGO MAIS


1 – Se um jovem já conseguiu estas conquistas, vai por um bom caminho, mas isso não é tudo.

Uma vez aconteceu o caso de um estudante que reunia quase todas estas condições, mas que aos olhos do professor com o qual conversava, não estava completo. Trocaram idéias durante vários minutos sem poder entrar em acordo. Finalmente o professor Romero fez ao jovem várias perguntas: 

- Quais são os planos que você tem para quando terminar seu curso secundário, Carlos? 

- Penso ingressar na Faculdade de Medicina – respondeu o jovem - E depois? 

- Depois? Bom, suponho que me formarei em Medicina 

- E depois?- voltou a perguntar o professor Romero - Sem dúvida que instalarei meu consultório e procurarei garantir minha posição econômica 

- E depois? - Depois procurarei uma noiva e me casarei com ela - voltou a responder Carlos. 

- E depois? – E ... provavelmente virão os filhos.- respondeu cada vez mais inquieto o aluno  

- E depois? - Provavelmente terei netos, não sei. 

- E depois? - Bom, professor... estarei cada vez mais velhinho... 

- E depois? - Depois, creio que vou morrer...

- O professor fez uma pausa e voltou a interrogar: 

- E depois? - Confuso, procurando encontrar uma resposta que não tinha, pois não havia parado para pensar dessa maneira, sentindo sobre seu coração toda a pequenez e vaidade desta vida breve.

Por isso, felizes os jovens que colocam Deus em seus planos. Dessa maneira é que podem ter um futuro seguro.

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