7 Conselhos para Quem Adultera pelo WhatsApp

7 Conselhos para Quem Adultera pelo WhatsApp

DEVO CONTAR MEU ADULTÉRIO (Físico ou Virtual) PARA MINHA ESPOSA OU ESPOSO?

Traí minha esposa. Devo confessar o adultério a ela ou só para Deus?

Muito cuidado com o pecado de adultério, é o pecado que mais tira pessoas do Reino de Deus. Permanecer nele é uma péssima escolha.

Partindo da primícia que você se arrependeu aqui vão 7 conselhos práticos do que você deve fazer conforme a orientação bíblica.

ARREPENDA-SE


1. RECONHEÇA

O arrependimento é aquilo que nos faz compreender humildemente que pecamos, que transgredimos a vontade de Deus de alguma forma. O arrependimento nos ajuda a mudar o alvo. 

Necessariamente o arrependimento nos leva até Deus, até a busca do perdão Dele e da restauração de vida. O adultério é um pecado gravíssimo, muito fácil de perder a salvação, porém, pode sim ser perdoado por Deus como nos ensina 1 João 1:9. Más tem que voltar para sua família de verdade.

2. COMPENSAÇÃO

O segundo passo, tão importante quanto o primeiro, é a compensação de nossos erros perante pessoas que prejudicamos. Se você tivesse roubado, deveria ir até a vítima para compensar o seu erro de alguma forma. Se tivesse mentido, deveria pedir perdão a quem prejudicou. Se tivesse ofendido alguém, deveria também pedir perdão a essa pessoa. 

Com a sua esposa não é diferente, pois você, quando a traiu, a feriu mesmo que ela ainda não saiba. O verdadeiro arrependimento no caso de adultério passa pela confissão do seu erro a sua esposa, passa pelo caminho da verdade e da reparação do erro. 

Você deve mostrar seu verdadeiro arrependimento falando com ela. Isso pode ser feito diretamente, ou se você teme essa conversa, pode pedir ajuda a um pastor, terapeuta familiar cristão ou a alguém de confiança para mediar essa conversa entre vocês.

3. CONFISSÃO

Muitos se perguntam: para que confessar? Não é melhor confessar somente a Deus e seguir a vida? Uma confissão não vai acabar com o relacionamento ao invés de mantê-lo de pé? Vou explicar por que creio ser importante confessar:

- Ouve quebra de confiança, essa confiança precisa ser restabelecida, mesmo correndo risco de perder sua esposa para sempre. Confie em Deus, faça o que é certo desta vez. 

- Quem foi traído merece saber disso. Aqui temos o princípio ensinado por Jesus em Mateus 7:12: “Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas”;

- O fantasma desse adultério não confessado sempre vai ser uma pedra no sapato dentro da relação;

- A pessoa com quem você traiu sua esposa pode, a qualquer momento, aparecer na vida do casal e causar um estrago ainda maior, revelando toda a verdade que não foi confessada.

- O verdadeiro arrependimento nos leva a reparação dos erros cometidos. A falta de disposição para fazer reparação dos erros pode indicar apenas um remorso e não um arrependimento verdadeiro.

4. CONSEQUÊNCIAS

Uma das coisas que faz com que muitos fiquem em silêncio com o cônjuge sobre uma traição ocorrida são as consequências que o ato de confessar pode trazer. Quanto a isso é importante saber que o pecado sempre trará consequências, seja ele confessado ou não. Seja no momento ou mais tarde. Não há como fugir das consequências.

Por isso, é sempre melhor escolher o caminho da verdade e buscar uma reconciliação e reparação o quanto antes. Mas é importante se preparar, pois o cônjuge se sentirá traído, machucado, sem confiança. Poderá, inclusive, querer o divórcio. Essas são consequências possíveis. Mas também poderá haver perdão e misericórdia. Não há como saber. A conversa precisará existir para que tudo fique esclarecido e o casal tome as decisões sobre como fica a vida deles dali para frente.

5. FECHE TODAS AS PORTAS

É importante conversar também com a pessoa com que se adulterou, no caso a sua colega de trabalho, e também pedir perdão a ela por tê-la exposto a essa situação terrível, deixando claro que não mais ocorrerá o que ocorreu e que foi um grande erro. 

Feche totalmente essa porta aberta para futuras traições.

6. REMÉDIO AMARGO

Dessa forma, concluo que o remédio para determinadas doenças é amargoso, mas precisa ser tomado. 

O adultério é um desses pecados terríveis, que mexe com uma área muito importante na vida do ser humano. A reparação é dolorida, o remédio é amargo, mas apenas tomando-o poderá haver uma restauração mais plena do casal e de cada um dos envolvidos. 

Toda essa dificuldade causada pelo adultério deve servir para que cada cônjuge pense muito bem quando for tentado nessa área e possa perceber o quanto é amargo e terrível desobedecer a Deus. Dizer não ao pecado sempre será o melhor caminho.

7. FAÇA COMO OSÉIAS

Leve sua esposa para passar alguns dias de férias. Fique longe por algum tempo de sua família e amigos.

FONTE: Adaptado por Hugo Bustamante