O tempo de sair das cidades já chegou?

O tempo de sair das cidades já chegou

A igreja Adventista, através da interpretação das profecias do apocalipse, e de vasto conteúdo nos escritos de Ellen White apresenta uma mensagem relativa a saída do povo de Deus das cidades.

Alguns dos motivos são os seguintes:

1 - Lei que proíbe de comprar e vender

Em breve o povo de Deus que guarda o sábado será privado do direito de comprar e vender (Ver Ap. 13:18). 

Com isso a única alternativa que restará para quem quiser permanecer fiel a Deus será cultivar o próprio alimento, por isso é aconselhável que se tenha um pequeno trato de terra onde seja possível praticar a agricultura de subsistência.

E não apenas isso, mas que se desenvolva a capacidade para tal, tendo em vista que o preparo da terra exige conhecimento, e esse conhecimento demanda tempo.


2 - Ambiente inadequado para educação dos filhos

As cidades são celeiros do vício e da impiedade, é um trabalho árduo para os pais ensinarem princípios cristãos aos filhos num ambiente onde eles são constantemente estimulados ao mal, por meio da mídia, da sociedade, da educação formal e do secularismo. 

O campo oferece melhores condições tanto de transmitir como de desenvolver virtudes e aperfeiçoar o caráter, no contemplar a beleza da natureza.

3 - Alimentos e água contaminados

Nas cidades, tanto a água, como os alimentos são pré fabricados, e com isso trazem alta e crescente carga de produtos químicos, pesticidas, agrotóxicos, hormônios e alterações genéticas.

Calcula-se que o cidadão das grandes cidades brasileiras consome, em média 7 quilos de veneno por ano.  

Não é de estranhar o aumento contínuo de doenças congênitas e psicológicas.

4 - Juízos iminentes a caírem dos céus 

Assim como Sodoma e Gomorra, as cidades das nações serão destruídas pelo fogo da ira divina, isso foi prefigurado em Apocalipse 16:19. 

Deve ser por isso que Jesus disse:

"Então, os que estiverem na Judéia, fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos, não entrem nela." (Lucas 21:21)

Isso ocorreu na destruição de Jerusalém no ano 70, mas inevitavelmente se dará novamente em escala global na ira vindoura.

EXISTE URGÊNCIA?


Essa tem sido uma palavra pouco pregada pelos próprios pastores da denominação.

A pergunta é: O tempo de sair das cidades já chegou? Ou isso deverá ocorrer apenas por ocasião do decreto dominical?

A grande maioria dos adventistas acredita que deverão sair das cidades apenas quando o decreto dominical for aprovado nos Estados Unidos.

Para entender mais, acesse 👉 o que é o decreto dominical e quando ocorrerá.

Só que existem algumas perguntas a responder acerca disso, veja:

1 - O decreto dominical possivelmente será acompanhado de uma lei que proibirá os sabatistas de comprar e vender. 

Se eles não poderão comprar nem vender irá significar que terão grande dificuldade e possivelmente não poderão vender seus bens para comprar uma propriedade rural.

2 -  Se sair das cidades hoje já é um desafio e tanto, imagine no tempo de prova?

3 - Para onde irão e como aprenderão a plantar e colher sob a pressão da legislação civil?

4 - Quanto mais tempo passamos nas cidades, mais acostumados ficamos a ela, e consequentemente mais difícil será deixa-la. (Ver exemplo de Ló em Gn 18)

5 - Deixar pra pensar nisso depois pode revelar um despreparo intencional indesculpável.

Diante disso a linha lógica do pensamento tende a inferir no mínimo uma atenção imediata a essa questão.

MENSAGEM IMPOPULAR


A mensagem que aconselha as pessoas a saírem das cidades é bastante impopular, tanto para os irreligiosos, como para o próprios cristãos.

Eu confesso que nunca tive muito interesse em sair da cidade até mesmo por que nasci nela. Eu só descobri esse tema depois de estudar a Bíblia profundamente nesses últimos 2 anos. (2017-2018)

Eu posso estar errado na minha abordagem, e até gostaria de estar diante da realidade terrível que vejo como consequência dessas coisas.

Mas sinto a obrigação de transmitir essa mensagem mesmo que ela seja impopular para a maioria das pessoas, por que mentes sinceras precisam ser instigadas a pesquisar essas coisas por si mesmos.

Eu recomendo que você faça 2 coisas: 1 ore a Deus nesse sentido, e 2 busque orientação na sua palavra sobre isso. 

Nesse vídeo eu falo sobre algumas mensagens impopulares dos profetas de Deus:


FACILIDADES DA CIDADE


As cidades oferecem inúmeras facilidades que tornam a vida melhor em vários aspectos, como: tecnologia, transporte, educação, economia, profissão e vida em comunidade. Tudo isso leva a crer que falar em deixa-las soa como loucura.

A desvantagem está nas questões já citadas da poluição moral (e atmosférica também), além do envenenamento alimentar e farmacêutico. 

Não é deixada quase nenhuma opção para que as pessoas não usem os alimentos transgênicos, que tornam a produção mais barata, fácil e rentável. 

No fim, tudo se limita a interesses econômicos. Veja por exemplo o frango, ... () certo tipo de droga usada nas granjas, pode fazer ele chegar ao ponto de abate em apenas 40 dias.

Isso barateia o produto e populariza o consumo, no entanto apresenta um alto custo para a saúde da população mais vulnerável.

E sem falar do milho, tomates, frutas e hortaliças. 

Podemos dizer, que em maior ou menor escala, todas as pessoas que vivem em cidades grandes são envenenadas pouco a pouco pelos próprios alimentos que consomem.

PERIGOS DA CIDADE


O controle de dados e da informação redundará em uma legislação opressiva sobre as massas, sendo oferecida como a melhor solução para os problemas sociais e econômicos. 

As pessoas aceitarão como um presente a escravidão que se aproxima, por que ela virá disfarçada de mais facilidade e comodidade.

As cidades são antros de excitação e vício, o pecado prolifera como um vírus, e isso se dará continuamente até ao ponto da iminente destruição. 

Sem falar do aperto que será constantemente provocado pelas greves e movimentos sindicais, ocasionando escassez de alimentos e outros itens.

DIFICULDADE DO CAMPO


A vida no campo é cheia de limitações no que diz respeito a subsistência. 

É preciso trabalhar recursos hídricos, sustentabilidade e manejo do solo. Tudo isso demanda tempo e esforço. Algumas regiões são de clima difícil.

Essas coisas já são praticamente 'resolvidas' pelo urbanismo quando vivemos nos grandes centros.

As vantagens de morar no campo estão no fato de ali se propiciar um habitat em harmonia com a natureza, de poder ter acesso a água pura, alimento puro e ar puro. São coisas simples, mas extremamente importantes.

E no que diz respeito ao povo de Deus, morar no campo será a única opção de escapar da marca da besta, o sistema da nova ordem mundial.

Saiba mais: A Marca da Besta

CONSELHO DE ELLEN WHITE


"Pais e mães que possuem um pedaço de terra e um lar confortável são reis e rainhas." (EGW - Vida Campestre)

Algumas pessoas dizem: "Deus cuidará de seus filhos estejam eles no campo ou na cidade".

De fato, Deus cuida de todos, mas 'como' Deus cuida de seu povo em algumas situações?

Por exemplo, como Deus cuidou de Ló em Sodoma? 

Estude a história e veja que ele perdeu tudo o que tinha, e saiu de lá apenas com a vida, dele e de duas de suas filhas. Ele poderia ter evitado isso se não tivesse ido morar ali.

Deus cuida de nós por meio de sua palavra:

"Mas o SENHOR, por meio de um profeta, fez subir a Israel do Egito e, por um profeta, foi ele guardado." (Oséias 12:13)

ILUSTRAÇÃO


Não sei se você já ouviu a história do homem que estava se afogando e pediu a Deus que o salvasse, de repente um bombeiro chegou com a boia e jogou pra ele, mas ele não a quis pegar por que disse que já tinha pedido a Deus que o salvasse, e iria esperar.

Depois veio um helicóptero e foi lançada uma corda, mas ele também se recusou a pega-la. 'Deus virá me salvar' gritou. Na verdade acabou morrendo afogado.

MORAL DA HISTÓRIA

Essa é uma estória fictícia que ilustra bem a maneira como Deus cuida do seu povo, muitas pessoas acham tolice o comportamento desse homem da ilustração, mas agem de forma semelhante a ele.

Deus cuida de nós hoje por meio das mensagens que deu através da Bíblia, e também através dos escritos proféticos da irmã White.

Ali encontram-se conselhos extensos sobre como devemos nos preparar para os eventos finais, esses são os instrumentos de Deus para nos salvar do afogamento das nossas próprias opiniões.

Ignorar esses conselhos e acreditar que Deus cuidará de nós mesmo assim é tão insano como a atitude do homem da ilustração. Estude a Bíblia e veja como Deus tratou aqueles que rejeitaram as advertências de seus profetas.

COMPARE


O profeta Jeremias aconselhou o povo de Israel a se entregar sem resistência ao rei Nabucodonosor da Babilônia.

Aquela era uma mensagem extremamente impopular para eles, por que acreditavam que Deus sempre cuidaria deles e os livraria dos inimigos.

Só que Deus enviou um profeta para avisa-los acerca de sua vontade. Que naquele caso, era a rendição aos inimigos. 

Render-se ao inimigo seria a forma como Deus cuidaria do seu povo (E isso foi real na vida de Daniel e seus 3 amigos). Mas isso era bastante impopular e muito difícil de aceitar.

O resultado foi catastrófico, veja o que aconteceu com o rei:

"Aos filhos de Zedequias mataram à sua própria vista e a ele vazaram os olhos; ataram-no com duas cadeias de bronze e o levaram para a Babilônia." (2 Reis 25:7)

Isso não precisava ter acontecido, se tão somente ele tivesse atendido ao conselho do profeta Jeremias. (Ver Jr 37:17-21)

Resultado semelhante fatalmente se dará com aqueles que não atenderem aos conselhos claros do espírito de Deus, para saírem das cidades enquanto há tempo. 

CONCLUSÃO


O tempo de sair das cidades é chegado, o que se espera de nós hoje é que, no mínimo, oremos a Deus quanto a isso, buscando sua orientação. 

Ignorar os profetas de Deus hoje será tão ou mais devastador do que o foi nos tempos bíblicos. Quem viver, verá!

VEJA TAMBÉM


- Quanto tempo resta para o Fim?

- Os 4 Tempos de Angústia

- Vida no Campo (Ellen White)