Sermão sobre o Natal em Jo 3:16

Sermao sobre o natal

Para Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante do século 16, o texto bíblico de João 3:16 era o resumo da Bíblia. 

2. Qual é a relação das palavras desse texto com as festividades do Natal? 

3. Embora o nascimento de Cristo não tenha ocorrido no dia 25 de dezembro, o Natal é um evento comemorado praticamente em todas as culturas do mundo. 

4. Essa época é caracterizada pela confraternização e troca de presentes. 

5. Deus agraciou a humanidade com Sua maior dádiva: Jesus Cristo. 

MOTIVO DO PRESENTE 


1. Ler João 3:16 e Gálatas 4:4. 

2. A vinda de Cristo ao mundo foi a maior dádiva de Deus à humanidade. 

3. O nascimento de Cristo cumpriu predições proféticas anunciadas nos dias do Antigo Testamento (Dt 18:15, 18; Is 7:14; Mq 5:2). 

4. O texto afirma que “Deus amou o mundo de tal maneira...” O fundamento desse presente de Deus aos homens é o amor. 

5. “Vindo habitar conosco, Jesus devia revelar Deus tanto aos homens como aos anjos. Ele era a Palavra de Deus – o pensamento de Deus tornado audível” (O Desejado de Todas as Nações, p. 19). 

6. Quando o pecado maculou a Terra e levou o homem à ruína, Deus poderia ter abandonado a humanidade, mas não o fez. Seu amor e graça sobrepujaram a desgraça do homem. (Ver João 3:16; Romanos 5:20) 

7. O amor de Deus é indescritível. Frederick M. Lehman (1868-1953) foi o compositor do hino “Sublime Amor” (Hinário Adventista nº 31). Nessa melodia, ele diz: 

a) “Sublime amor, o amor de Deus! Oh! Maravilha sem par! Por esse amor, eternamente, a Deus iremos louvar.” 

b) Ellen G. White escreveu: 

“O exercício da imposição é contrário aos princípios do governo de Deus; Ele deseja unicamente o serviço de amor; e o amor não se pode impor; não pode ser conquistado pela força nem pela autoridade. Só o amor desperta o amor. Conhecer a Deus é amá-Lo; Seu caráter deve ser manifestado em contraste com o de Satanás. Essa obra, unicamente um Ser, em todo o Universo, era capaz de realizar. Somente Aquele que conhecia a altura e a profundidade do amor de Deus, podia torná-lo conhecido” (O Desejado de Todas as Nações, p. 22). 

8. De fato, o amor foi a motivação maior desse presente de Deus aos homens. 

NEM TODOS ACEITAM O PRESENTE 


1. Deus criou o homem com liberdade de escolha, ou seja, dotado de livre arbítrio (Gn 2:16, 17; Js 24:15). 2. O desejo de Deus é de que todos os seres humanos tenham vida eterna (Jo 3:16). 3. 

A época do Natal gera nas pessoas o prazer e a alegria de compartilhar presentes. A aceitação do presente proporciona contentamento naqueles que oferecem a dádiva. 

4. Jesus Cristo é a maior dádiva de Deus ao mundo. Porém, o valor desse presente está na aceitação daqueles que o recebem. 

5. Cristo veio ao mundo para dar a vida em favor da humanidade. (ver Marcos 10:45). Embora Ele tenha morrido por todos, nem todos aceitam Seu sacrifício. 

6. Assim como a história é dividida em antes (a.C.) e depois de Cristo (d.C. ou A.D.), a humanidade também se divide em dois grupos: aqueles que aceitam o presente de Deus ao mundo e aqueles que não o aceitam. 

7. Prefigurativamente, isso aconteceu por ocasião da morte de Cristo. Ele foi crucificado entre dois ladrões. Um deles O rejeitou, mas o outro O aceitou (Lc 23:39-42). 

a) Ellen G. White escreveu: 

“Tudo fala a cada filho da família humana, declarando: É por você que o Filho de Deus consente em carregar esse fardo de culpa; por você Ele destrói o domínio da morte, e abre as portas do Paraíso. Aquele que impôs calma às ondas revoltas, e caminhou por sobre as espumejantes ondas, que fez tremerem os demônios e fugir a doença, que abriu os olhos cegos e chamou os mortos à vida – ofereceu-Se a Si mesmo na cruz, em sacrifício, e tudo isso por amor de você. Ele, o que leva sobre Si os pecados, sofre a ira da justiça divina, e Se torna mesmo pecado por amor de você (O Desejado de Todas as Nações, p. 755, 756). 

MEU PRESENTE PARA JESUS 


1. Ler Salmo 116:12-14. 

2. A pergunta do salmista envolve as bênçãos de Deus para com ele. 

3. Como resposta, ele fala em oferecer a si mesmo como dádiva ao Senhor. 

4. Essa postura pressupõe um relacionamento com Deus caracterizado pela gratidão e obediência às orientações e estatutos divinos (Jo 14:15). 

5. Qual é o maior presente que você poderia oferecer a Deus neste Natal? Lembrese de que dar e receber presentes nesse dia é assunto da cultura moderna. Mas o que você acha de aproveitar a oportunidade para oferecer algo a Deus? 

6. O Senhor deseja realizar em sua vida um verdadeiro milagre neste Natal. 

7. O pecado arruinou a vida do ser humano. Traumas, complexos, rebelião, violência e sentimentos egoístas marcam o coração humano. 

8. Quem poderia se interessar por um presente como esse? Mas Jesus nos convida para ir a Ele (Mt 11:28-30). 

CONCLUSÃO 


1. Ler Provérbios 23:26. 

2. Deus pede nossa vida em Seu altar como dádiva a Ele. 

3.Natal é tempo de dar e receber presentes. 

4. Jesus Cristo, Deus conosco, é o maior presente que Deus concedeu à humanidade. 

5. Torne este Natal profundamente significativo ao se colocar no altar do Senhor como dádiva de tudo que você é e possui.

Pr. Alejandro Bullon