Como a luz foi criada no primeiro dia se o sol só aparece no quarto dia?

luz primeiro sol quarto dia

12 - Como podia a luz ter sido produzida no PRIMEIRO DIA, e o Sol, base do dia, só foi criado no quarto dia?

Há duas explicações para o fato. 

A palavra hebraica original para designar “luz” nesse texto é “or” e significa não apenas luz, mas também fogo. Por exemplo, em Isaías 31:9, “o Senhor cujo fogo (or) está em Sião ...” 

Lemos também em Ezequiel 5:2 “A terça parte queimarás no fogo (or) ...” 

LUZ E SOL


A mesma palavra é traduzida por “sol” em Jó 31:26. E também o verbo aquecer empregado em Isaías 44:16 deriva de “or” (esh), e dá a idéia de que Deus difundiu matéria calorórica, ou calor latente em todas as partes da Natureza, mesmo que não houvesse vegetação ou vida animal. É o que a ciência denomina de “luz cósmica”. 

Comentando este assunto, conclui Adão Clarke: “Que existe luz latente, que é provavelmente o mesmo que calor latente, pode-se demonstrar facilmente: tome dois pedaços de cristal de rocha, ágate, cornélio, pusiflex, e esfregue-os vivamente no escuro, e a luz latente ou matéria calorórica será imediatamente produzida, tornando-se visível. 

A luz ou calor desprendido dessa maneira não é produzida da mesma forma poderosa como o calor ou fogo que se obtém golpeando o sílex com aço, ou o que é produzido por fricção elétrica”.

A “luz” que se fez ao mundo divino era, provavelmente, a “luz cósmica” que permeava a Natureza em fase de criação. O Nosso Comentário, em inglês, assim considera a questão:

“Haja luz. Sem luz não podia haver vida; e quando o Criador começou a obra de trazer à ordem o caos e introduzir várias formas de plantas e de vida animal sobre a Terra, era essencial que houvesse luz. 

A luz é a forma visível de energia, que pela sua ação sobre as plantas, transforma elementos inorgânicos e forma alimentos tanto para o homem como para os animais e controla muitos outros processos necessários à vida”.

“A luz sempre foi um símbolo da presença divina. “Deus é Luz”” (I S. João 1:5).
Portanto a luz criada no primeiro dia seria então a luz cósmica, portanto o Sol só surgiu no quarto dia.

“O texto hebraico em Gên. 1:3 diz: Ye hi or (haja luz). A palavra “or” não se refere aos corpos celestes mas ao fenômeno físico chamado luz, e a fonte desta luz não nos é revelado aqui. Daí porque é lógico supor que todo o nosso sistema solar fosse formado já no primeiro dia. 

Nessa ocasião, o Sol achava-se presente, mas sua luz aparecia em forma difusa através das pesadas nuvens que, sem dúvida envolviam a Terra (...) 

Os últimos três dias da semana da criação são claramente controlados pelo Sol, cujo disco apareceu visivelmente no quarto dia, e os dias são descritos nos mesmos termos usados para limitar os primeiros três. 

Isto constitui forte argumento de que os seis primeiros dias foram iguais em extensão e em natureza, ou sejam, dias normais de vinte e quatro horas”. No mesmo livro pág. 211, lemos: “Durante os três primeiros dias a luz estivera sobre a Terra, mas apenas de modo débil, difuso, filtrando-se através do teto de nuvens pesadas e contínuas”.

*

Acesse aqui todas as respostas da CONSULTORIA DOUTRINÁRIA.