11 - Criança, Velho e Maldição na Nova Terra? Qual o significado de Isaías 65:20?
Deve-se ter em mente que boa parte das profecias do Velho Testamento é de duplo cumprimento: um local e outro futuro. Um refere-se ao Israel literal, outro ao Israel espiritual.
Isaías descreve, nos versículos 17 a 25, novos céus e nova terra que Deus Se proporia instaurar de Israel atendesse às mensagens dos profetas e cumprisse o propósito divino, após o livramento do cativeiro. Isto, no entanto, não aconteceu. Ao contrário, Israel falhou.
Em Israel não se cumpriram as condições da nova terra. Temos, então, de buscar a aplicação secundária. É fácil concluir que esses versículos apontam para novos céus e a Terra Restaurada a serem estabelecidos no fim do milênio.
Citemos Isaías 65:20, como está na Edição Revista e Atualizada no Brasil:
“Não haverá mais nela [na Nova Terra] criança para viver poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque morrer aos cem anos é morrer ainda jovem, e quem pecar só aos cem anos será amaldiçoado.”
EXPLICAÇÃO
Interpretando a passagem primeiramente em relação a Israel literal, nota-se pelas expressões “não haverá criança para viver poucos dias”, que Deus prometia acabar com a mortalidade infantil. Não haveria mortes prematuras. Os anciãos não morreriam antes de haver vivido todo o período designado por Deus.
Da mesma forma, os jovens não morreriam antes de ter vivido o tempo determinado pelo Senhor - um período fixado em cem anos. Tal seria a situação de Israel, caso obedecesse à vontade divina.
Em vista do fracasso de Israel, e como Deus está agora realizando os Seus propósitos por meio da igreja cristã, essa passagem do livro do profeta Isaías não se cumprirá com aqueles pormenores. O Novo Testamento esclarece bem este ponto.
Nos céus e na Nova Terra a serem instaurados no fim do milênio, não haverá morte de modo algum, como se lê em Apocalipse 21:1-4. Tampouco maldição alguma. Em nenhuma idade. O sentido foi ampliado para o infinito.
Conforme as Escrituras, O Evangelho do Reino será proclamado a todo o mundo, Jesus virá, destruirá os ímpios, mas levará os santos para o céu.
Mil anos mais tarde, Ele voltará, ressuscitará os ímpios, executará o castigo final, RECRIARÁ A TERRA e a entregará aos santos glorificados, para tornar-se a habitação deles por toda a eternidade.
Desta maneira, quando uma passagem da Bíblia é comparada com outras passagens correlatas, e os planos e propósitos de Deus são interpretados primeiramente com referência a Israel literal, e depois com referência à igreja cristã (Israel espiritual), verifica-se que existe perfeita harmonia entre os diversos textos que descrevem acontecimentos futuros e assuntos paralelos.
Esquematizando, para melhor ilustrar, temos o seguinte quadro comparativo:
PROMESSAS PARA ISRAEL Isaías 65:20
I - Novos céus e nova terra (melhores condições climáticas e ecológicas);
II - Generoso limite para a vida humana:
a - Não morreriam criancinhas. Jovens e anciãos completariam seus dias limitados a 100 anos;
b - Para o pecador, a maldição o atingiria aos 100 anos. Quando morresse, estaria selada sua punição.
NOTA - Israel falhou, e as promessas não foram concretizadas.
PROMESSAS PARA OS CRISTÃOS Apoc. 21:4; 22:3
I - Novos céus e Nova Terra (condições paradisíacas);
II - Nenhum limite para a vida:
a - Não existirá marte para ninguém (crianças ou velhos);
b - Não haverá mais qualquer maldição.
NOTA - Os fiéis não falharão, e habitarão na Nova Terra.
O Milênio
O milênio é o período final da grande demanda de tempo, divino - um grande sábado de repouso para a Terra e para o povo de Deus.
Vem em seguida à terminação da era evangélica, e precede o estabelecimento do eterno reino de Deus na Terra.
Compreende o que na Escritura é freqüentemente chamado “o dia do Senhor”.
É assinalado e, cada extremidade por uma ressurreição.
Seu começo é assinalado pelo derramamento das sete últimas pragas, a segunda vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos, a prisão de Satanás, e a transladação dos santos para o Céu; e sua terminação, pela descida da Nova Jerusalém, com Cristo e os santos, do Céu, a ressurreição dos ímpios mortos, a soltura de Satanás, e a destruição final dos ímpios.
Durante os mil anos a Terra jaz desolada; Satanás e seus anjos aqui permanecem; e os santos, com Cristo, empenham-se no julgamento dos ímpios, que é preparatório da retribuição final.
Os ímpios mortos são então ressuscitados; Satanás é solto por um pouco tempo, e juntamente com a hoste de ímpios cercam o arraial dos santos e a santa cidade, quando então desce fogo do céu, vindo de Deus, e os devora a todos.
A Terra é purificada pelo mesmo fogo que destrói os ímpios, e torna-se a morada eterna dos santos.
A terminação do milênio assinalará o início da nova ordem na Terra.
A - Que texto apresenta positivamente o milênio?
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar ... e viveram com Cristo durante mil anos.” Apoc. 20:4.
B - A quem julgarão os santos, no dizer de São Paulo?
“Ousa algum de vós, tendo algum negócio contra outro, ir a juízo perante os injustos, e não perante os santos? Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? ... Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos?” I Cor. 6:1-3.
Destas passagens da Escritura depreende-se claramente que os santos de todos os tempos cooperarão com Cristo na obra do “juízo” durante o milênio.
C - Sobre que profecia baseou São Paulo sua declaração?
“Eu olhava, e eis que esta ponta fazia guerra contra os santos, e os vencia. Até que veio o ancião de dias, e foi dado o juízo aos santos do Altíssimo.” Dan. 7:21 e 22.
D - Quantas ressurreições haverá?
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a Sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.” São João 5:28 e 29.
E - Que classe somente participa da primeira ressurreição?
“Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte.” Apoc. 20:6.
F - Quando Cristo vier, que fará Ele com os santos?
“Virei outra vez e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.” São João 14:3.
Noutras palavras, Cristo os levará para o Céu, para ali viverem e reinarem com Ele durante mil anos.
G - Onde, em visão, viu João os santos?
“Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos.” Apoc. 7:9.
Este texto mostra claramente que os justos são todos levados para o Céu logo após a primeira ressurreição. Isto está de acordo com as palavras de Cristo, em São João 14:1-3, onde diz:
“Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para Mim mesmo, para que onde Eu estiver estejais vós também.”
Pedro quis acompanhar a Jesus àquelas menções, mas Jesus lhe respondeu: “Para onde Eu vou não podes agora seguir-Me, mas depois Me seguirás.” São João 13:36. isto esclarece que quando Cristo voltar à Terra para receber o Seu povo, Ele os levará para a casa de Seu Pai, no Céu.
H - Que acontecerá aos ímpios vivos quando Cristo vier?
“E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem. Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.
Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló; ... no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do Céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos. Assim será no dia em que o Filho do homem Se há de manifestar.” São Luc. 17:26-30.
I - Que diz a esse respeito o apóstolo São Paulo?
“Pois que, quando disserem: Há paz e segurança; então lhes sobrevirá repentina destruição, ... e de modo nenhum escaparão.” I Tess. 5:3.
Quando Cristo vier, os justos serão libertados e levados para o Céu, e todos os ímpios vivos serão subitamente destruídos, como o foram por ocasião do dilúvio.
Para mais prova, ver II Tess. 1:7-9; Apoc. 6:14-17; 19:11-21; Jer. 25:30-33. Não haverá ressurreição geral dos ímpios senão ao fim do milênio. Isso deixará a Terra desolada e sem um habitante humano durante esse período.
J - Que descrição faz o profeta Jeremias da Terra durante esse tempo?
“Observei a Terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam.
Observei e vi que homem nenhum havia e que todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da Sua ira.” Jer. 4:23-26.
Por ocasião da vinda de Cristo, a Terra estará reduzida a um estado caótico - a um montão de ruínas. O céu terá desaparecido como um rolo que é enrolado; as montanhas estarão removidas de seus lugares; e a Terra ficará em estado de escuridão, terror, desolação e deserto. Ver Isa. 24:1 e 2; Apoc. 6: 14-17.
K - Que diz Isaías acontecerá aos ímpios nessa ocasião?
“E será que naquele dia o Senhor visitará os exércitos do alto na altura, e os reis da Terra sobre a Terra. E serão amontoados como presos numa masmorra, e serão encerrados num cárcere; e serão visitados depois de muitos dias.” Isa. 24:21 e 22.
L - Por quanto tempo ficará Satanás preso na Terra?
“E vi descer do Céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, e Satanás, e amarrou-o por mil anos, e lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não engane as nações, até que os mil anos se acabem.” Apoc. 20:1-3.
O termo abismo, Gên. 1:1, aqui empregado, aplica-se à Terra em seu estado desolado, deserto, caótico, escuro e desabitado. Neste estado permanecerá ela durante mil anos.
Esta será a tenebrosa prisão de Satanás durante esse período. Aqui, por entre as ossadas dos ímpios mortos, e que sofreram a morte por ocasião da segunda vinda de Cristo; as cidades destruídas, e os destroços e ruínas de toda pompa e poder deste mundo, Satanás terá oportunidade de refletir nos resultados de sua rebelião contra Deus. Mas a profecia de Isaías diz: “Serão visitados depois de muitos dias.”
M - Os juntos mortos serão ressuscitados por ocasião da segunda de Cristo. Quando serão ressuscitados os outros mortos - os ímpios?
“Os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” Apoc. 20:5.
Deduz-se daí que o começo e o fim do milênio são marcados por duas ressurreições.
O termo milênio, que significa mil anos, compreende o tempo em que Satanás estará acorrentado e os homens ímpios e anjos maus deverão ser julgados. Este período é limitado por dois acontecimentos diferentes.
Seu começo é marcado pela terminação da graça, o derramamento das sete últimas pragas, a segunda vinda de Cristo, e a ressurreição dos justos mortos. Termina com a ressurreição dos ímpios e sua final destruição no lago de fogo.
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