19.A - O que significa “Fogo Eterno” relatado em São Mateus 18:8? Significa isto: que os ímpios ficaram eternamente sendo queimados?
As palavras “eterno, todo o sempre, e pelos séculos dos séculos”, não significam necessariamente que nunca terão fim.
Quando esta palavras são encontradas no Novo Testamento, vêm do grego “aion” que vêm do adjetivo “aionios” que ao traduzir-se seu significado, não representam algo que nunca terá fim.
EXEMPLO
Sodoma e Gomorra sofreram a pena do fogo eterno (aionios) S. Judas 7, II Pedro 2:6. O fogo de Sodoma e Gomorra terminaram, assim como o fogo do juízo final, também terá fim.
No Velho Testamento, a palavra “olam” tem o mesmo sentido que o termo grego “aion”. Êxodo 21:1-6 (leia o texto).
Após ler este texto, você vai verificar que o servo não fica escravo para sempre, pois é evidente que vai morrer, mas se subentende que enquanto viver, será sempre o escravo do seu senhor.
O termo grego “aion” e “aionios” tem o significado de algo eterno e para sempre, quando estão ligados a Deus ou algo que provêm de Deus. Conclui-se que o “fogo eterno” relatado no texto em questão, não será interminável, mas, produzirá efeitos de duração eterna.
Em Apocalipse 21, a Bíblia fala de um novo céu e uma nova terra; que não haverá mais morte, nem pranto, nem dor ... seria difícil que os salvos na eternidade iriam presenciar os ímpios se queimando por toda a eternidade ...
O fogo eterno, significa queimar os ímpios enquanto houver combustível, mas seus efeitos são de duração eterna.