Vivemos tempos absolutamente ímpares e extraordinários na História deste mundo! Quantos crentes de gerações passadas, que agora "[descansam] dos seus trabalhos" (Apocalipse 14:12), não terão, seguramente, desejado estar vivos neste momento da História!
Ao contrário de alguns, que se queixam, quase continuamente, dos tempos em que vivemos, eu REGOZIJO-ME ENORMEMENTE por estar a viver nesta época. Sinto-me ALTAMENTE PRIVILEGIADO por pertencer - assim creio - à geração daqueles que Jesus disse que poderiam e deveriam "[olhar] para cima, e [levantar] as [nossas] cabeças, porque a [nossa] redenção está próxima" (Lucas 21:28).
Deus é minha testemunha de que NUNCA desejei estar vivo quando Cristo regressar - ao contrário do desejo, expresso verbalmente, que ouvi, até hoje, a muitos adventistas. O mais importante para mim, assim pensava eu, era estar preparado para essa vinda - se estaria vivo ou morto, isso, para mim, seria algo absolutamente secundário!
FELIZES OS MORTOS
Contudo, viria a descobrir que o SENHOR pronunciou uma bem-aventurança para todos aqueles que, "DESDE AGORA, morrem no Senhor" (Apocalipse 14:13). "Desde agora" - QUANDO? DESDE QUE as três mensagens angélicas foram anunciadas, nos versículos anteriores (Apocalipse 14:6-12).
De facto, na ressurreição especial ou parcial (para mais pormenores sobre essa ressurreição, ver: https://www.youtube.com/watch?v=Z0h0ef8E-58&t=), "TODOS os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo saem do túmulo glorificados, para ouvirem o concerto de paz, estabelecido por Deus com os que guardaram a Sua lei. [concerto esse que será ouvido ANTES da segunda vinda de Cristo]" (EGW, Eventos Finais, pág. 234 da edição impressa; minha ênfase em maiúsculas).
Assim sendo, e segundo esta promessa divina, "TODOS [e não apenas alguns!] os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo" ESTARÃO VIVOS QUANDO CRISTO REGRESSAR!
Por conseguinte, nem sequer necessito de me preocupar em saber se estarei morto ou vivo quando Cristo regressar! ESTAREI VIVO, tendo ou não passado pela morte, SE (condição sine qua non), verdadeiramente, aceitei, de todo o meu coração, a "mensagem do terceiro anjo" [está naturalmente subentendido que, quem aceita a "mensagem do TERCEIRO anjo", é porque aceitou, em primeiro lugar, a mensagem do PRIMEIRO e do SEGUNDO anjos!].
Assim sendo, "TODOS os que morreram na fé da mensagem do terceiro anjo", ao ressuscitarem nessa ressurreição especial, JUNTAR-SE-ÃO AOS SANTOS VIVOS, QUE NÃO HÃO DE PASSAR PELA MORTE, isto é, juntar-se-ão aos 144 000 (descritos em Apocalipse 7:1-8 e 14:1-5).
A CAUSA DA VITÓRIA do grupo constituído por aqueles que ressuscitarão na ressurreição parcial é, seguramente, esta: "E ELES O VENCERAM [ao "acusador dos nossos irmãos" - v. 10], PELO SANGUE DO CORDEIRO e PELA PALAVRA DO SEU TESTEMUNHO; E NÃO AMARAM AS SUAS VIDAS ATÉ À MORTE." (Apocalipse 12:11; minha ênfase em maiúsculas).
Este texto não nos diz, necessariamente, que todos serão mártires, mas diz, isso sim, que haverá mártires dentre as pessoas que farão parte desse grupo!
Fácil é reconhecer, igualmente, que estes que viverão NO FIM do "tempo do fim" ("tempo do fim" este que se iniciou em 1798, aquando do término da profecia dos "mil duzentos e sessenta dias" - Apocalipse 12:6), "não amaram as suas vidas até à morte" PORQUE viverão naquele tempo predito por Jesus em que os Seus discípulos serão "ODIADOS DE TODAS AS NAÇÕES, por causa do Meu Nome", um tempo igualmente caracterizado pela existência de "MUITOS falsos profetas [que] enganarão a muitos" (Mateus 24:9, 11; ARA; minha ênfase em maiúsculas).
Mas será precisamente NESSE TEMPO, que "será pregado este evangelho do reino POR TODO O MUNDO, PARA TESTEMUNHO A TODAS AS NAÇÕES. Então, virá o fim." (Mateus 24:14; minha ênfase em maiúsculas)
Pergunta CRUCIAL: por que serão ODIADOS os discípulos de Cristo nessa época? Por cada um deles ser "homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios" (1 Pedro 4:15)? NÃO! BEM PELO CONTRÁRIO:
"Se pelo nome de Cristo sois vituperados, BEM AVENTURADOS SOIS, porque sobre vós repousa o Espírito da glória de Deus." (1 Pedro 4:14).
Por esta razão, "amados, NÃO ESTRANHEIS A ARDENTE PROVA QUE VEM SOBRE VÓS, para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; MAS ALEGRAI-VOS no facto de serdes participantes das aflições de Cristo, para que, também, NA REVELAÇÃO DA SUA GLÓRIA, VOS REGOZIJEIS E ALEGREIS." (1 Pedro 4:12-13; minha ênfase em maiúsculas)
PERGUNTA CRUCIAL
SE o Evangelho vai ser pregado, no tempo do fim, "por todo o mundo" ou "a todas as nações", por pessoas totalmente comprometidas com o "Evangelho" que pregam, a ponto de serem vencedoras do "acusador dos nossos irmãos" "pela palavra do seu testemunho" (Apocalipse 12:10 e 11), DAR-SE-Á O CASO dessas pessoas terem sucesso nessa Missão, caso o "acusador dos nossos irmãos" pudesse apresentar alguma ACUSAÇÃO VÁLIDA contra eles?
Não cairia completamente por terra a "palavra do seu testemunho", se eles pregassem UMA COISA e fizessem OUTRA COISA? Muito honestamente, o que acham? Eu acho que NÃO!
CONCLUSÃO LÓGICA
se quiser fazer parte do grupo privilegiado que há de anunciar "a todas as nações", no tempo do fim (e, mais especificamente, durante o alto clamor), o "evangelho eterno" (Apocalipse 14:6), VOCÊ NÃO TEM NEM TERÁ NENHUMA OUTRA OPÇÃO DO QUE COLOCAR A SUA VIDA EM TOTAL E PLENA HARMONIA COM A VONTADE DE DEUS, EXPRESSA NOS SEUS 10 MANDAMENTOS, QUE VOCÊ TERÁ QUE ANUNCIAR AOS OUTROS! Caso contrário, você será, "simplesmente", trucidado pelas acusações do nosso grande inimigo e NÃO CONSEGUIRÁ RESISTIR ao combate feroz que se avizinha!
Atualmente vemos, na cena internacional, alguns chefes de Estado e de Governo (que não quero mencionar o nome, para ninguém pensar que estou aqui a "fazer política", algo que, diga-se de passagem, detesto!) que, quando manifestam o desejo de IMPLEMENTAR NA SOCIEDADE do seu próprio país alguma REFORMA IMPORTANTE, as suas vidas são "passadas a pente fino", isto é, escrutinadas até ao mais ínfimo pormenor, para ver se, assim, conseguem impugnar o seu bom nome e "tirá-lo de cena", porque essa reforma iria avançar a causa do Bem, e isso NÃO INTERESSA às forças do mal!
Se as forças do mal, ALTAMENTE COLIGADAS ENTRE SI, fazem o que fazem, hoje, com quem quer levar avante APENAS ALGUMAS REFORMAS PARCIAIS, o que você REALMENTE ACHA que as forças do mal farão quando a ÚLTIMA E TOTAL MENSAGEM DE REFORMA FOR APRESENTADA AO MUNDO, NUM ALTO CLAMOR? NÃO ACHA QUE IRÃO FAZER TUDO O QUE PODEM PARA IMPUGNAR O CARÁTER DOS QUE PROCLAMARÃO ESSA MENSAGEM?
Oh, certamente que o farão! E com que ódio e maldade o farão! Então, pense bem: se, nesse momento, você tiver "rabos de palha" (expressão bem portuguesa que significa "manchas na reputação" ou "possível motivo de censura ou de condenação"), QUE VALIDADE TERÁ O SEU TESTEMUNHO? Resposta: NENHUMA!
NÃO IMPORTA O SEU PASSADO!
Afinal de contas, o próprio Evangelho que você irá pregar aos outros, É O MESMO EVANGELHO QUE, PELA GRAÇA DO SENHOR, O LIBERTOU DA CONDENAÇÃO (ver: Romanos 8:1). Mas, se, no MOMENTO DESSE ALTO CLAMOR, você ainda tiver defeitos de caráter por vencer, falhas morais graves ou "menos graves" com as quais ainda luta, esqueça o seu sucesso, porque, simplesmente, NÃO TERÁ ESSE SUCESSO ALMEJADO!
O escrutínio ao qual você irá ser MINUCIOSAMENTE SUBMETIDO, será tão forte, poderoso, potente, maléfico, insidioso, subtil e cruel que, se você tiver, nessa altura, algo CONDENÁVEL na sua vida, A SUA DERROTA ESTARÁ, simplesmente, garantida!
Agora, em boa consciência, DECIDA: quer continuar a acreditar que NÃO É POSSÍVEL vencer, pela Graça de Deus, todo o defeito de caráter, ou, pelo contrário, quer acreditar QUE É POSSÍVEL ESSA VITÓRIA e, MUITO MAIS IMPORTANTE DO QUE ACREDITAR, QUER MESMO COLOCAR A SUA VIDA EM TOTAL HARMONIA COM A VONTADE DE DEUS, EXPRESSA NA SUA SANTA LEI?
Se o "SIM" for a sua resposta, ENTÃO LOUVADO SEJA O SENHOR, pois você é um SÉRIO CANDIDATO AO ALTO CLAMOR, através do qual o Evangelho vai ser dado a conhecer "a todas as nações", para que o "FIM" venha! Eu, pessoalmente, estou farto deste mundo, MAS ALEGRO-ME POR PODER, DE FORMA BEM CONCRETA, CONTRIBUIR PARA "ACABAR COM ISTO TUDO"!
E, não se esqueça:
"O céu e a terra passarão, mas as Minhas palavras não hão de passar" (Mateus 24:35). Inimigos cruéis levantar-se-ão contra nós, MAS... "o Cordeiro os vencerá, pois é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão também os chamados, eleitos e fiéis que se acham com Ele." (Apocalipse 17:14). "Amén. Ora vem, Senhor Jesus!" (Apocalipse 22:20).
FONTE: Paulo Cordeiro é Pastor Adventista em Portugal