Sermão V: OS MIL ANOS DA BÍBLIA

milenio ceu

INTRODUÇÃO

(Fazer com antecedência no quadro-negro, o diagrama acerca do Milênio, que aparece no verso do Estudo Bíblico V, do Pastor H. Berg)

Como vimos anteriormente, todos os acontecimentos indicam que a 2% Vinda de Cristo está próxima . . . E a Bíblia diz que quando Jesus voltar, os justos mortos ressuscitarão (I Tess. 4:16); mas os ímpios só ressuscitarão mil anos depois. (Apoc. 20:5 p.p.).

Portanto haverá duas ressurreições distintas – uma dos justos e a outra dos ímpios (João 5: 28 e 29; Atos 24: 15). Primeiro ocorrerá a ressurreição dos justos, e depois a ressurreição dos ímpios. A primeira será para a salvação eterna, e a segunda para a perdição eterna. . . É por isso que Apoc. 20:6 diz: "Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre esses a segunda marte não tem autoridade..."

E esse período de "mil anos" que separa as duas ressurreições, que também é conhecido como "o Milênio", será o nosso estudo nesta manhã. Primeiro veremos os acontecimentos que marcam o início do milênio, depois os acontecimentos que ocorrem durante esse período de "mil anos", e por último os acontecimentos que marcam o seu fim.

I – ACONTECIMENTOS OUE MARCAM O INÍCIO DO MILÊNIO


A – A Condição do Mundo que Antecede o Milênio.

a) Aqueles que crêem num Evangelho Social, apregoam que as condições do mundo no tempo do fim irão evoluir para melhor, pela aceitação praticamente universal do evangelho, culminando com aquilo que eles chamam de "O Milênio de Paz" a ter lugar aqui na Terra.

b) Mas tal ensino, baseado em algumas profecias condicionais para o Israel nação que não se cumpriram, não se aplicam ao Israel espiritual (a igreja). A Bíblia descreve, pelo contrário, as condições que antecedem a 2ª Vinda de Cristo – que marca o início do milênio – como indo "de mal a pior" (II Tim. 3: 13). Ela diz:

– II Tim. 3:1-5

– E o próprio Cristo declarou que nos últimos dias a iniquidade se multiplicaria, e o amor se esfriaria de quase todos (Mat. 24:12).

c) E os acontecimentos que têm-se tornado "manchete", no mundo das comunicações, não indicam que o nosso mundo está evoluindo para a paz, mas para as "guerras e rumores de guerra" (Mat. 24:6), a tal ponto que só a intervenção de Deus na História, através da vinda pessoal e visível do Seu Filho, poderá pôr fim a essa inquietante turbulência. E quando isso ocorrer, o Milênio iniciará.

B – Acontecimentos do Início do Milênio:


– Dentre os acontecimentos que assinalam o início do milênio, podemos destacar 5, como sendo os principais:

1º) A Volta de Jesus
2º) A Morte dos Ímpios (II Tess. 2:8)
3º) A Ressurreição dos Justos (I Tess. 4:16 e 17)
4º) O Arrebatamento dos Justos ao Céu (I Tess. 4:16 e 17)
5º) A Prisão de Satanás (Apoc. 20:1-3)

– Portanto, durante o milênio, os justos de todas as épocas estarão com Cristo no Céu, e não sobre a Terra, como querem alguns.

II – ACONTECIMENTOS QUE OCORREM DURANTE O MILÊNIO


– A Bíblia também descreve o que ocorrerá durante o milênio e as condições que irão prevalecer durante esse período:

1º) Os Justos – Vivem, julgam e reinam com Cristo no céu

– Apoc. 20:4
– I Cor. 6:2 e 3

– "Durante os mil anos entre a primeira e a segunda ressurreições, ocorre o julgamento dos ímpios." (O Grande Conflito, p. 660).

2º) Os Ímpios – Mortos Sobre a Terra

– Jer. 25: 37
– "Por ocasião da vinda de Cristo os ímpios são eliminados da face de toda a Terra: consumidos pelo espirito de Sua boca, e destruídos pelo resplendor de Sua glória." (Idem, p. 657)

3º) A Terra – Vazia

a) A condição da Terra no princípio: Gên. 1:2 "sem forma e vazia".
b) A sua condição durante o milênio: Jer. 4:23-27

"Que a expressão “abismo” representa a Terra em estado de confusão e trevas, é evidente de outras passagens. Relativamente à condição da Terra “no princípio”, o relato bíblico diz que “era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo”. Gên. 1:2. A profecia ensina que ela voltará, em parte ao menos, a esta condição." (O Grande Conflito, p. 658 e 659)

4º) Satanás e Seus Anjos – Presos na Terra


– Apoc. 20:2
"Aqui deverá ser a morada de Satanás durante mil anos. Restrito á Terra, não terá acesso a outros mundos, para tentar e molestar os que jamais caíram. É neste sentido que ele está amarrado: ninguém ficou de resto, sobre quem ele possa exercer seu poder. Está inteiramente separado da obra de engano e ruína que durante tantos séculos foi seu único deleite." (O Grande Conflito, pp. 659)

III – ACONTECIMENTOS QUE MARCAM O FIM DO MILÊNIO


1º) Cristo Volta com os Remidos e os Anjos

– Zac.14:4
"Ao fim dos mil anos, Cristo volta novamente à Terra. É acompanhado pelo exército dos remidos, e seguido por um cortejo de anjos. ... Cristo desce sobre o Monte das Oliveiras, donde, depois de Sua ressurreição, ascendeu, e onde anjos repetiram a promessa de Sua volta. " (O Grande Conflito, p. 662)

2º) A Nova Jerusalém desce do Céu

– Apoc. 21:2
"Descendo do Céu a Nova Jerusalém em seu deslumbrante resplendor, repousa sobre o lugar purificado e preparado para recebê-la, e Cristo, com Seu povo e os anjos, entram na santa cidade." (Idem, p. 663)

Portanto, a Nova Jerusalém desce do Céu depois de Jesus com o Seu povo e os anjos já estarem aqui na Terra. É somente neste sentido que podemos entender plenamente o significado da descrição apocalíptica: "... a Nova Jerusalém... descia do céu... para o Seu Esposo." (Apoc. 21: 2)

3º) Os Ímpios Ressuscitam

– Apoc. 20:5
– Que contraste entre a 1ª e a 2ª ressurreições!. . . Ao passo que os justos ressuscitaram "incorruptíveis" (I Cor. 15:52), "os ímpios saem da sepultura tais quais a ela baixaram, com a mesma inimizade contra Cristo, e com o mesmo espírito de rebelião. 

Não terão um novo tempo de graça no qual remediar os defeitos da vida passada. Para nada aproveitaria isso. Uma vida inteira de pecado não lhes abrandou o coração. Um segundo tempo de graça, se lhes fosse concedido, seria ocupado, como foi o primeiro, em se esquivarem aos preceitos de Deus e contra Ele incitarem rebelião." (Idem, p. 662) .

4º) Satanás é solto

– Apoc. 20:7

5º) Satanás com os seus anjos e os ímpios tentam tomar a Cidade e são destruídos

– Apoc. 20: 8-10
– Mal. 4:1-3

– "Alguns são destruídos em um momento, enquanto outros sofrem muitos dias. Todos são punidos segundo as suas ações." (Idem, p. 673)
"Está para sempre terminada a obra de Satanás." (Ibidem)

6º) A Terra é Purificada

– II Ped. 3: 10-13
– "O mesmo fogo de Deus que consumiu os ímpios purificou a Terra toda." (Primeiros Escritos, p. 54)

CONCLUSÃO


A Bíblia diz que Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ezeq. 33: 11); mas "se vos apegais ao eu, recusando entregar a Deus a vossa vontade, estais preferindo a morte. Para o pecado, seja onde for que ele se encontre, Deus é um fogo consumidor. 

Se preferis o pecado, e vos recusais a abandoná-lo, a presença de Deus, que consome o pecado, tem de consumir-vos." (O Maior Discurso de Cristo, p. 58).

Clique para abrir a lista com todos os SERMÕES DOUTRINÁRIOS AQUI.