O objetivo do homem é regressar e unir-se com o divino.
Carpócrates de Alexandria foi o fundador de uma seita gnóstica cristã durante a primeira metade do segundo século depois de Cristo na cidade de Alexandria.
Da mesma forma como os ebionitas, Carpócrates utilizava unicamente o Evangelho Segundo os Hebreus, que os pesquisadores constataram ser o Evangelho de Mateus, numa forma estilizada.
Carpócrates foi um grande teólogo do segundo século. Ele fundiu doutrinas cristãs com a filosofia platônica sobre Deus. Seu sistema gnóstico era fortemente influenciado pelo platonismo eclético.
Carpócrates sustentava as seguintes doutrinas:
1. Deus é supremo e incriado. Ele é a Unidade Máxima que produziu todos os espíritos inferiores. Deus é um Ser de pura e infinita perfeição, que é impossível descrever ou mesmo contemplar.
2. As almas humanas existiam antes da criação do mundo e viviam no interior da Unidade Máxima.
3. As almas humanas caíram na existência terrestre e agora se esforçam para regressar à sua fonte originária.
4. As almas mais puras possuem recordação de sua existência anterior junto à Unidade Máxima.5. Jesus é o homem perfeito, de alma reta e absolutamente pura; por isso recordava-se de sua existência anterior, e foi o redentor das almas decaídas.
6. À semelhança de Jesus, toda alma que desprezar as Potestades deste mundo, também receberá poder para realizar as mesmas ações. Por isso, alguns presumiram ser o Cristo.
7. O mundo foi uma criação dos anjos caídos privados de sua pureza original. Por isso, esta criação é má e imperfeita.
8. Jesus transmitiu aos seus discípulos em particular alguns ensinos e costumes secretos.
Ele solicitou que os discípulos ensinassem tais conhecimentos secretos aos homens, mas somente àqueles que fossem dignos e estivessem abertos e dispostos a acolhê-lo.
9. O homem somente poderia libertar-se professando a gnose, a ciência oculta do divino.
10. A definição moral de bom e mal são apenas definições das opiniões humanas.
Todos antigos adversários de Carpócrates de Alexandria concordam que a seita tinha certa característica libertina.
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