Gnosticismo – Século II – Alexandria
Deus Inefável
Valentim de Alexandria (100-160) foi o teólogo gnóstico de maior sucesso dos tempos antigos. Era um homem extremamente inteligente, eloquente e orgulhoso.
Após ter sido preterido para o cargo de bispo, separou-se definitivamente da Igreja e fundou uma influente seita cristã gnóstica na cidade de Roma e outra na cidade de Alexandria.
Com muita habilidade, arregimentou muitos discípulos, e a sua teologia tornou-se a mais difundida entre todas as formas de gnosticismo. Seus discípulos eram conhecidos como valentinianos e a sua seita valentinianismo.
Mesmo após a sua morte, os seus discípulos continuaram divulgando assuas ideias, trazendo um grande desafio à teologia cristã vigente do segundo e terceiro séculos.
Valentim foi um membro muito ativo e respeitado em sua comunidade. Durante toda a sua vida jamais foi considerado herético.
No decorrer dos anos a seita dos valentinianos dividiu-se em muitas outras seitas.
Valentim foi um escritor prolífero e produziu muitas obras literárias.
Porém, apenas fragmentos sobreviveram, sendo que a maioria de seus textos são citações feitas por seus adversários. Entre as quais se encontra o livro “Pistis Sophia”.
Os discípulos de Valentim usavam uma obra gnóstica intitulada “Evangelho da Verdade”, e que felizmente foi redescoberta em 1945 entre os livros apócrifos dos códices da Biblioteca de Nag Hammadi.
As doutrinas de Valentim são as seguintes:
Salvação: A salvação está na gnose (conhecimento).
Cosmogonia: Deus, o Pai inefável e invisível está acima do deus inferior Demiurgo.
Cristo: É um ente que orienta os seres para o abrigo do Pleroma, fugindo da escravidão da matéria através da reencarnação.
Jesus não tomou nada material, porque a matéria é incapaz de salvação.
Homens espirituais. O homem espiritual é aquele que atingiu o conhecimento perfeito (gnose) de Deus, e que foi iniciado dentro desses mistérios.
Homens carnais. Os homens carnais são reconhecidos por suas obras e sua fé simples; porque eles não possuem o conhecimento perfeito (gnose).
Natureza humana: Existem três tipos de pessoas: os espirituais, os psíquicos e os materiais.
Os espirituais receberiam a “gnose” (conhecimento) que os permitira retornar ao divino Pleroma.
Os psíquicos (demais cristãos obteriam uma forma inferior de salvação. Os de natureza material (pagãos e judeus) estavam condenados a perecer.
Lei e Profetas. A lei e os profetas falaram por meio do Demiurgo: um deus inferior e néscio.
Entre outros, os valentinianos faziam uso dos seguintes livros gnósticos: “Sofia de Jesus Cristo”; “Epístola de Eugnostos”; “Evangelho da Verdade”; “Evangelho de Filipe”; “Oração do Apóstolo Paulo”; “Tratado Sobre a Ressurreição”.
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