A maioria dos cristão acreditam que a natureza humana é dualista, constituindo um corpo material e mortal, e de uma alma imortal espiritual.
Na morte, a alma supostamente desprende-se do corpo e sobrevive num estado desencarnado: a alma desfruta da felicidade do paraíso, enquanto que o corpo padece o tormento do inferno.
Os católicos e outros religiosos permitem que as almas sejam perdoadas e purificadas no purgatório antes de ascender ao paraíso. Ma ressurreição, o corpo material supostamente é reunido com a alma espiritual para, assim, intensificar o prazer do paraíso ou a dor do inferno.
ALMA HOLÍSTICA
Uma minoria dos cristãos historicamente tem acreditado que a natureza humana é holística, isto é, consistindo em um todo indivisível no qual corpo, alma e espírito são apenas características da mesma pessoa.
A alma é o princípio animador do corpo, que se manifesta no pensar consciente e no aspecto vivo de uma pessoa. Na morte, o corpo e alma não se separam, mas simplesmente cessam de existir e descansam inconscientemente na sepultura até a ressurreição.
Na época a pessoa mortal será ressuscitada como um todo ou para a vida eterna ou para a morte eterna.
Essa é a visão teológica ensinada pela Igreja Adventista.