Padrão de Crescimento da sua Igreja

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Crescimento biológico

Crescimento por transferência

Crescimento evangelístico


Números representam pessoas


Estatísticas são importantes porque elas representam pessoas. Suponhamos que alguém diga a você: “eu vi dez pessoas entrarem num bote com capacidade para seis pessoas, na praia. Nenhum deles vestia o colete salva-vidas. 


Quando eles tinham se afastado 500 metros, alguém se levantou para mudar de posição, virando o bote e lançando todas as pessoas no mar. Felizmente, meu amigo e eu vimos o acidente e nos apressamos para alcançá-los com a lancha, e salvamos alguns deles”.


Imediatamente você pergunta: “Quantos você salvou?”


Ele responde: “Bem, de fato eu não prestei atenção aos números. Isso importa? Nós salvamos alguns deles”.


“Mas quantos você salvou?”. Você pergunta mais urgentemente.


Ele responde novamente. “Penso que salvamos pelos menos dois, talvez três”.


“E o que aconteceu com os outros do bote?”, você pergunta.


“Eu não sei”, o homem diz, “mas os três que salvamos, salvamos bem: com qualidade”.


Três estavam salvos, mas sete afogaram-se. Estatísticas importam sim! Cada pessoa que não nasceu de novo através do evangelismo de sua igreja neste ano é uma pessoa que estará perdida para a eternidade. 


Quando contamos o número dos que foram ouvir a palavra de Deus no culto evangelístico, ou o número dos que se uniram a Cristo durante o ano, nós o fazemos porque esses números representam indivíduos – pessoas que são importantes a Deus.


Os números ajudam no planejamento, se você possui acurada estatística, você pode planejar melhor o futuro.


Os números  ajudam na avaliação – especialmente na avaliação de freqüência aos programas.


Determinam alvos de crescimento.


PLANTE PARA O FUTURO


Condensação do livro “Plant to the Future”, de Ron Gladden

                                                                                                         

O que os Adventistas podem aprender da Coca-Cola?


Alguns anos atrás a Coca-Cola Company experimentou uma nova garrafa com forma diferente. Quase que da noite para o dia, as vendas em todo o mundo pularam de 45% para 50%, e especialmente em meio ao público mais jovem acostumada com a garrafinha sem contornos.


Talvez algum membro mais tradicional dissesse, “eu não me uni à Igreja Adventista por causa da maneira como a mensagem foi apresentada. Eu me uní por causa da verdade”.


Glória a Deus. Mas e se você soubesse que uma simples mudança na maneira de apresentação da mensagem, sem afetar o seu conteúdo, atrairia 45% mais pessoas que se uniriam à igreja, você não usaria esta nova abordagem?


Mas aprendamos também o que a Coca-Cola fez errado. Em 1985, quando eles mudaram o sabor da fórmula de 99 anos para uma nova coca, as vendas despencaram. A Companhia amargou um prejuízo de 35 milhões de dólares.


A lição para a igreja? Não mude o produto. Nunca comprometa a verdade por qualquer razão, incluindo a noção de que se assim o fizermos, ganharemos mais almas. Jesus descreveu as Boas Novas como água viva por uma razão. Água pode tomar qualquer forma. Ela não é rígida (a menos que congele, naturalmente) e não há um modelo único de copo para se beber água. Se não comprometermos a pureza de água, qualquer recipiente será oportuno.


Todas as Igrejas estacionam o seu crescimento


Ilustr: Encha um jarro transparente com alguns furos na lateral. A água encherá o vasilhame até o ponto do furo mais baixo. O tamanho da jarra é irrelevante, ela sempre reterá menos água do que deve.


A jarra representa os membros de uma igreja. Às vezes, inconscientemente, nós determinamos quão grande uma igreja eventualmente se tornará (quantos milímetros ela reterá) mesmo antes de iniciar seu programa. Uma vez que o tamanho inicial é estabelecido, colocamos furos pelas decisões que tomamos, primeiro planejamento que fazemos (ou não fazemos) e a maneira que valorizamos as pessoas.


1º furo: planta física: Quando o santuário está 80% cheia, você terá que acrescentar um novo serviço de culto, expandir o santuário ou plantar uma nova igreja.


2º furo: liderança: Se o pastor tenta pessoalmente pastorear cada membro, em vez de tornar-se um “fazendeiro”, a igreja nunca crescerá além de 150 membros na freqüência. A função bíblica do pastor é “equipar os santos para a obra do ministério” (Ef. 4:12)


3º furo: maneira de fazer evangelismo. Quando ele consiste somente de um evento realizado por um profissional, a igreja não experimentará permanente crescimento. Mas se inclui participação de variados dons no estabelecimento de amizades com o perdido na base de 24-7-360 (24 horas p/ dia, 7 dias p/ semana, 365 dias por ano), um buraco será tapado. 


4º furo: serviço de culto: pergunte a um adventista por que ele não convida seus amigos para a igreja, e ele dirá que a monotonia dos cultos sufocam o crescimento.


5º furo: estrutura: como a igreja é estruturada (pequenos grupos) influencia seu crescimento ou declínio. As igrejas precisam ser organizadas de tal maneira que as necessidades dos membros sejam atendidas. Cada membro é capacitado a se tornar um discípulo maduro, servindo de acordo com o seu dom.


6º furo: relacionamentos: pergunte aos membros, “vocês realmente amam um ao outro? Vocês realmente desejam que as pessoas perdidas venham para a igreja?” Se a resposta é sim então que eles criem uma atmosfera que fale mais alto que as palavras.


7º furo: visão: quão grande o pastor quer que a igreja se torne? E os membros? Estamos dispostos a pagar o preço de tentar qualquer coisa para atraí-los para Jesus?


Igrejas Estacionadas


Muitas igrejas no Brasil têm hoje o mesmo número de membros que tinham há 10 anos atrás. As pesquisas indicam que as novas igrejas crescem mais do que as igrejas longamente estabelecidas.


Tenho 2 filhos de 8 e 12 anos de idade. Houve um momento em que meus filhos cresceram em uma proporção de 10 vezes mais do que eu e a minha mulher. Se eu e minha esposa tivéssemos continuado a crescer neste estágio de nossa vida, algo sairia errado. Uma vez atingido a maioridade, nossa função não era mais a de crescer e sim a de reproduzir uma nova geração.


Pesquisas demonstram que quando uma igreja é nova, necessita-se três membros para ganhar um converso em um ano. Quando a igreja tem entre 4 a 10 anos, necessita-se de 7 membros para ganhar um. Quando ela tem mais de 10 anos, são necessários 89 membros para ganhar um.


por 

Emílio Abdala

More People, p 53

Nelson Annan