AMAR A SI MESMO - PARA AMAR OS OUTROS
“Mestre, qual é o grande mandamento da Lei?
Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o grande mandamento. O Segundo semelhante a este é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Mat. 22:36-39
- Se eu não amar a mim mesmo, será que posso amar a Deus de todo o coração?
- Se eu não amar a mim mesmo, será que posso amar outras pessoas? Amar a si mesmo tem a ver com estar bem consigo mesmo.
Envolve aceitação, aprovação, afeição ou amor. E se temos falta de um desses itens, já mencionados, com toda certeza, teremos dificuldade para apresentá-los às crianças com quem lidamos.
Se você tem tal tipo de problema no lar, na família, com o namorado(a), noivo(a) ou esposo(a), você revelará, apresentará sintomas deste mal:
- Ódio, rancor espírito de crítica, o espírito de contestação, reprovação constante - enfim, só palavras negativas e não construtivas.
Por quê é importante estar bem consigo mesmo?
Os três “A”
- Aceitação, Aprovação, Afeição ou amor, é disso que as crianças mais necessitam para alcançarem o êxito.
1. Ser aceito
Ser alto ou baixo, feio ou bonito, inteligente ou não, a criança precisa ser aceita como ela é, e não pelo que ela consegue fazer. Digo que, até o conquistar poderá ser melhor, se ela for aceita.
2. Ser aprovado
Significa conquistar afirmação, dos pais, amigos e na escola. Na escola damos, geralmente, aprovação pela atuação (comportamento, boletim, participação e envolvimento em diversas atividades).
Mas a criança precisa obter aprovação pelo que ela fez, porque se ela conseguiu chegar até ali, não foi o ideal, não chegou aos 100%, mas foi o seu melhor.
3. Afeição ou amor
Refere-se a necessidade que temos de sentir o calor, não pelo que fazemos, mas por sermos uma pessoa importante, de valor. É isso que a criança necessita, pois no íntimo de cada ser humano há uma necessidade de ser amado.
Veja bem a relação existente, se você não “ama a si mesmo”, se você tem problemas de “aceitação, aprovação, afeição ou amor”, você terá dificuldades para desenvolver o seu trabalho, pois o que as crianças mais necessitam são os três “As”.
E como você poderá dá-los se você não os tem?
Em todos os ramos de atividade, aqueles que alcançaram sucesso, tiveram: aceitação, aprovação e amor (afeição).
Por isso que Jesus disse ser o segundo grande mandamento: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.