Que devo fazer para ser salvo?
Quantas vezes você já fez esta pergunta! Um dia os discípulos preocupados indagaram a Jesus, Mestre; que devemos fazer para sermos salvos! Paulo também foi interrogado com a mesma questão.
Duas são as respostas, observem o que disse Jesus e o que disse Paulo.
1. Segundo Paulo, para ser salvo é necessário crer em Jesus. Atos 16:30, 31. 2.
Segundo Jesus, para entrar na vida eterna é necessário guardar os mandamentos. Mateus 19:16, 17.
Que maravilha será passarmos a última noite nesta terra e juntos desfrutarmos da eternidade com Cristo. Vamos juntos meditar neste tema, o que preciso fazer para ser salvo?
I - CRER EM MIM
A Bíblia nos mostra que o ser humano sozinho não conseguirá a salvação. Sozinho ele não consegue obter perdão de pecados, o homem separado de Deus não desfrutará da eternidade.
O homem longe de Deus está em pecado, e “o salário do pecado é morte”. Rom. 6:23. Longe de Deus todos cometem pecado, podem realizar boas obras, mas ninguém irá se salvar acumulando boas obras, pois seria acumular obras pecaminosas, nada mais.
Por isso é que Deus derramou Sua graça para que pudéssemos Ter a salvação por meio de Jesus Cristo. Este é um presente de Deus, embora não merecíamos, mas Deus nos concedeu gratuitamente. Este é um presente eficaz, não provem de pecadores, mas da perfeição do sacrifício do Filho de Deus.
Deseja saber como obter a graça salvadora de Cristo Jesus? - Romanos 5:1,2 9. O único caminho é pela fé. Mas o que fazer com a lei se a salvação é pela fé, e Paulo em Romanos 3:20 fala que ninguém será justificado pelas obras da lei.
Quer dizer que não precisamos mais cumprir com os mandamentos? Eu pergunto uma coisa neste momento:
Você é obrigado a obedecer as leis de trânsito?
Você cumpre com a constituição que o nosso país tem?
Com certeza você está respondendo com um sim. Mas se você quiser passar um sinal vermelho sem que ninguém anote a placa do seu carro pode. Você pode atravessar a rua sem olhar para os lados e ainda não ser atropelado.
Alguém pode dizer, eu não preciso de leis, eu faço o que eu quero e não tem problema nenhum. Na linguagem secular desobedecer as leis é delinquência, desobedecer as leis de trânsito é cometer infração.
Desobedecer as leis de Deus é cometer pecado. E como vou saber se estou fazendo algo errado ou não. Como vou saber se estou cometendo infração, sendo delinquente ou cometendo pecado!
Através das leis.
Ela não me salva, mas aponta para o Salvador, me mostra que errei, me mostra que não estou no caminho certo.
A lei não me perdoa, mas é a norma que me indica se estou limpo ou sujo. É como um espelho que me mostra onde devo melhorar minha imagem.
O único que me lava do pecado é o sangue de Cristo, cujos méritos recebemos pela fé e pela graça salvadora de Cristo.
Foi isso que Jesus disse ao jovem rico: “Se queres porém, entrar na vida, guarda os mandamentos”. Mt. 19:17.
Não guardamos os mandamentos para nos salvar, guardamos porque somos salvos. Igual a uma figueira: ela não dá figos para ser figueira, mas dá figos porque é figueira.
Você não guarda os mandamentos para ser cristão, você guarda os mandamentos porque é cristão. Em São João 8:1-11 encontramos Jesus diante de uma mulher que fora apanhada em adultério, e agora queriam que ela fosse morta, pois esta era a lei daqueles dias.
Mas o que Jesus fez! Ele a perdoou, e fez pela Sua graça, não havia outro caminho para salvá-la. Eu também não te condeno, vai e não peques mais. Eu te perdoo. Salva pela graça para obedecer.
A lei aponta o pecado, e o pecador deve ir para Jesus.
II - SALVOS POR UMA FÉ VIVA
Filipenses 4:13 - “tudo posso naquele que me fortalece”. Você acredita nisso?
Quando acreditamos que em Deus podemos todas as coisas, a nossa vida passa a ser dinâmica, atuante, aquele que:
Roubava, não rouba mais;
Mentia, não mente mais;
Transgredia os mandamentos de Deus, não transgrida mais.
Porque a fé que não opera não é uma fé viva. Não é a fé que salva Tiago 2:18-20.
CONCLUSÃO
Que devo fazer para ser salvo? Que devo fazer para estar preparado para a vinda do Senhor Jesus? Que devo fazer para Ter uma fé viva e atuante?
Crer em Jesus
Aceitar o Seu perdão
Guardar os Seus mandamentos
Ter fé e a certeza de que Deus pode salvá-lo.
ILUSTRAÇÃO
Na época da escravidão estavam arrematando um escravo robusto, chamado José. Mas o homem não queria obedecer a seu senhor. Entre o grupo dos compradores presentes, havia um homem com semblante muito bom, que subia sistematicamente as ofertas.
E José notou-o. Cada vez que alguém oferecia mais, este cavalheiro subia novamente a oferta. Então José começou a dizer: - Não desperdice seu dinheiro, porque eu não vou trabalhar! Mas o homem não fazia caso dos comentários do escravo José.
Continuava subindo a oferta, e José insistia: - Não vale a pena que me compre, não vou trabalhar! Finalmente se animou a pagar mais, e esse homem recebeu a documentação que testemunhava que era o legítimo dono de José. Enquanto iam na carruagem, José, com os braços cruzados sobre seu peito repetia: - Embora me mate, eu não vou trabalhar!
Ao chegar a residência do novo senhor de José, entraram no escritório e o escravo rejeitou o oferecimento bondoso de assentar. José viu que o patrão escrevia em papel ofício e finalmente assinava algo que parecia ser uma espécie de documento. Enquanto isso José continuava dizendo: - Eu não vou trabalhar! - José, perguntou o patrão - você sabe ler? - Sim, mas não trabalharei, mesmo que me mate!
- Bem, disse o patrão - este documento é seu, leia-o. De má vontade José esticou a mão e começou a ler. De súbito mudou de semblante. Começou a ficar emocionado e as lágrimas lhe corriam pelo rosto.
Finalmente comovido ao ver que esse documento dizia que lhe era concedido o direito de ser um homem livre, exclamou: - Mas o senhor, o senhor pagou tudo isso por mim para dar-me a liberdade?
- Sim José, agora você é um homem livre. Mais emocionado ainda José falou: - Pois então, senhor, serei seu escravo voluntário. Mande que José obedece!
Querido amigo, se você aceita o sacrifício de Cristo, com certeza vai nascer para uma nova vida com Cristo e Ter a alegria de estar se preparando para a última noite nesta terra.
Com que alegria estamos nos preparando para o retorno de Cristo, não estamos fazendo por obrigação ou imposição, mas por que alguém um dia comprou-nos por um bom preço. Aceite a Cristo e tenha a alegria de estar se preparando para a Sua volta...
- BAIXE AQUI Esse Sermão em PDF
- Todos os Temas