Consultoria Bíblica
- Veja aqui o índice completo das perguntas
50 - O QUE QUER DIZER A PALAVRA “ANTI-CRISTO”, QUEM É O ANTI-CRISTO?
A palavra Anti-Cristo vem do grego, anti quer dizer: contra, em lugar de. Portanto pode significar:
a) Alguém que se opõe a Cristo.
b) Alguém que pretende tomar o lugar de Cristo.
c) ou alguém que reuna as duas características.
O apóstolo João é o único a usar esta palavra no Novo Testamento. Aparece em I João 2:18, 4:13 e II João 7. Mas em nenhum dos textos está definido claramente quem é o anti-cristo, não dá para entender se é uma pessoa, várias pessoas ou uma organização.
A história registra algumas teorias fracassadas. Na idade média surgiu um sistema que desejava ser cristão, e foi chamado de Anti-Cristo, mas terminou sem nenhum seguidor.
Outra teoria, é de Francisco Ribera que acredita que o Anti-Cristo seria um Judeu que num futuro distante reinaria em Jerusalém. Outra teoria sobre o anti-cristo, foi quando Luiz de Alcazar, um imperador pagão romano, recebeu este título.
Embora alguns aceitem a segunda teoria, acredito que a Bíblia fornece características mais importantes sobre o verdadeiro anti-cristo.
O maior inimigo de Cristo, que sempre se opõe a Ele, é Satanás, ele é o anti-cristo por completo. Utilizando seus anjos caídos e vários instrumentos humanos.
Muito tempo antes do mundo ser criado, Satanás já enfrentou a Jesus. Confira em Isaías 14:12 a 14, Ezequiel 28:12-13. E desde então não cessou sua oposição a Cristo. ( veja ainda II Tess. 2:8-9)
No verso de I João 2:8, descobrimos algumas características que os anti-cristos surgirão na última hora, e que negam ao Pai e ao filho. Negar ao Pai e ao Filho, pode ser mais do que desobedecê-lo.
Pode ser anular a sua pessoa, sua existência, tomar o seu lugar. Usar atributos que eram característicos, receber suas honras e suas glórias que são devidas somente a Deus. É exatamente o significado do anti-cristo, tomar o lugar de Deus.
Paulo também fornece algumas características preciosas. Ele não usa a palavra anti-cristo, mas os termos “homem de pecado, filho da perdição, o iníquo”; confira em II Tessalonicensses 2:3 a 8.
Veja as características deste texto, (II Tess. 2:3a 8) o Anti-Cristo:
a) se opõe a tudo que é de Deus
b) se assenta no Templo de Deus, no lugar de Deus
c) querendo parecer ser Deus
d) é a representação mais eficaz de satanás
e) tem poder para operar sinais e prodígios da mentira
f) tem injustiças, um enganador
g) não recebeu o amor da verdade.
Chamo sua atenção para a parte do verso que diz que é a “eficácia de Satanás”.
O profeta Daniel do VT também apresenta características de oponentes de Deus. Ele profetiza em Daniel 7:8, 19 a 26 sobre um poder blasfemador, confira em sua Bíblia.
Parece que Daniel, Paulo e João estão falando de um mesmo anti-cristo, alguém que se opõe a Cristo, está ocupando o lugar de Deus.
Mais um detalhe, II Tess. 2:6 diz que o anti-cristo no “devido tempo se manifestará”, isto nos dá a entender que ele está se preparando, e logo se manifestará desmascarando o seu plano cuidadosamente preparado para tentar o domínio mundial e revelar sua natureza .
Os textos revelam que ele, o anti-cristo,aparecerá nos últimos dias, e então desempenhará um papel mais direto, mais claro, e culminará o seu engano falsificando a vinda de Cristo.
Conclue-se portanto, que o Anti-Cristo é:
Satanás no primeiro plano, e também como Paulo fala em II Tessal. como já referendamos, alguém que será a “eficácia de Satanás” que será o representante número um do inimigo.
Evidentemente este aparecerá não como um inimigo, mas como um “anjo de luz” que receberá glórias e honras que são devidas somente a Deus, desrespeitará a lei de Deus e Sua Palavra, perdoando pecados ou usando outros atributos que são exclusivos de Deus.
Este é o anti-cristo.
* *