O costume cronológico que começa a marcar o tempo à partir da meia noite é de origem romana.
Tanto no antigo como no novo testamento a Bíblia deixa claro que a contagem de tempo dos dias começa e termina no por do sol.
VESÍCULOS
1 Gên 1:5 `Chamou Deus à luz Dia e às trevas, Noite. Houve tarde e manhã, o primeiro dia`.
Aqui, tarde significa a parte escura do dia, e manhã a parte clara, assim como a profecia das 2300 tardes e manhãs também se referem a 2300 dias.
Esse passagem é uma das mais concisas que demarca a contagem do dia de uma tarde a outra.
3 Nee 13:19 `Dando já sombra as portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que se fechassem; e determinei que não se abrissem, senão após o sábado; às portas coloquei alguns dos meus moços, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado`.
Quando Neemias percebeu que muitos comerciantes vinham vender coisas em Jerusalém no dia de Sábado ele fechou os portões da cidade exatamente no momento que o santo sábado começava.
4 Mar 15:42 `Ao cair da tarde, por ser o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado`
Ao cair da tarde os corpos dos crucificados teriam que ser retirados da cruz para que não fosse profanado o dia de sábado, com isso a morte dos 2 ladrões foi apressada quando lhe quebraram as pernas, Jesus já havia morrida desde as 3 horas da tarde.
5 Luc 23:54-56 `Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galiléia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento`.
Um verso muito esclarecedor que mostra tanto o sábado começando ao por do sol, como as próprias seguidoras de Cristo guardando esse dia, ou seja, Jesus nada disse a elas sobre a abolição do sábado como é ensinado hoje nas igrejas ditas cristãs.