INTRODUÇÃO
1. Há duas instituições que foram estabelecidas no Éden e, dado a sua importância, irão até o Éden restaurado. |Gên. 2:1-3; Isa. 66:22; Gên. 2:18-25; Zac. 8:5.
(1) O dia de descanso, o 7º dia da semana, e o matrimônio, ou seja, o lar.
(2) Dentro do plano divino, há íntima relação entre essas duas instituições.
(3) Ambas são santas, sagradas e divinas visando o bem-estar do homem em todos os sentidos, bem como propiciar uma santa relação com o Criador.
I. O SÁBADO COMO INSTITUIÇÃO
1. O que é uma instituição? É algo que foi criado, estabelecido e fundado. Ainda pode ser definida como norma e regra. DLP, pág. 615.
2. Como instituição, o sábado foi estabelecido pelo Criador por ocasião da criação do mundo. Gên. 2:1-2. Êxo. 20:11.
(1) A instituição do Sábado é sagrada, porque divina é a sua origem.
3. Quais os pontos que Deus tinha em mente ao criar o Sábado?
(1) "Deve ser lembrado e observado como memória da criação". Gên. 2:1.
(2) "Apontar para Deus como Criador dos céus e da terra". Êxo. 20:11.
(3) "Distinguir o verdadeiro Deus de todos os falsos deuses.
(4) "Ensinar o ato de adoração ao verdadeiro Deus.
(5) "Estabelecer ao homem um programa de vida para o seu bem-estar físico, moral e espiritual". – Patriarcas e Profetas, p. 307.
(6) Criar na mente do homem a consciência do seu dever para com Deus e o seu semelhante. Êxo. 20:9 - 10.
(7) Estabelecer a linha demarcatória e prioritária entre os interesses secundários e espirituais do homem.
4. Se tais conceitos forem compreendidos, assimilados e obedecidos, a felicidade atual e futura do ser humano estará plenamente assegurada.
5. Quando isto ocorre, a observância do Sábado em vez de um peso, um fardo passa a ser, uma benção, alegria e um bálsamo para a alma.
6. Na jornada da vida para o Céu, cada Sábado deve significar um oásis de descanso e paz até chegar ao Lar Celestial. Miq. 2:10.
II. PORQUE UM DIA DE DESCANSO SEMANAL NA VIDA DO HOMEM?
1. Manter sempre o falo de que o Senhor é o Criador de todas as coisas. Sal. 33:6.
2. Trazer a lembrança as maravilhas que o Senhor criou com o Seu poder. Sal. 111:4.
3. Que o homem é apenas mordomo do tempo e, que a sétima parte da semana pertence ao Senhor. Isa. 58: 13; Êxo. 20:9-10.
4. Dentro de um programa de trabalho, há necessidade de descanso físico, pois o corpo é o "templo do Espírito Santo". l Cor. 6:16; Marcos 6:31.
(1) "Deus viu que as necessidades do homem requeriam um dia de repouso dos trabalhos e cuidados. Que sua saúde e vida seriam prejudicados Sem um período de abandono do trabalho e ansiedade dos seus dias". T.1 : 532.
5. O Sábado foi separado para o homem, tendo em vista o seu bem-estar e para a glória de Deus. Marcos 2: 27-28. T.1; 532.
6. A observância do 7º dia fortalece a fé. O Espírito de reverência é o culto ao Deus Criador.
(1) Ateu, idólatra e incrédulo não teriam existido se todos os seres humanos tivessem guardado fielmente o Sábado.
"Tivesse sido o sábado universalmente guardado, os pensamentos é aflições dos homens teriam sido dirigidos ao Criador como objetivo de reverência e culto, jamais tendo havido idólatra, ateu, ou incrédulo". – O Grande Conflito, p. 438.
III. O SÁBADO NO VELHO E NOVO TESTAMENTOS
1. No Velho Testamento.
(1) Foi dado e guardado antes que a Lei fosse dada no Sinai. Gên. 2:1-3, Gên. 26:5, Êxo. 16; 31:13.
(2) Por ocasião da reconstrução dos muros de Jerusalém - Neem. 9:14; 13:17 -22.
(3) Deus conclamou o povo a guardá-lo através do profeta Isaías - Isa. 56:1-7; 58:12-14; 66:23.
(4) O mesmo aconteceu no tempo do profeta Ezequiel e Amós. Ezeq. 20:12; 44:24; Amós 8:5.
2. No Novo Testamento.
(1) Jesus é o Senhor, o dono e Criador absoluto do Sábado. Mat. 12:8; Isa. 58:13.
(2) Dado em benefício e por causa do homem. Mar. 2:27-28.
(3) No Sábado "segundo o seu costume" Jesus foi à Sinagoga (Igreja) Lucas 4:16.
(4) Após a morte de Cristo o Sábado foi guardado pelos discípulos. Luc. 24:56.
(5) Jesus ao falar sobre a destruição de Jerusalém, que ocorreu no ano 70 AD fez indicação que naquela ocasião havia pessoas guardando o Sábado. Mat. 24 :20.
(6) Paulo em Antioquia, Pisídia, Filipos, Tessalônica e Corinto, observou o Sábado juntamente com os novos e velhos conversos. Atos 13:14, 42, 44; 15:21; 17:2; 18:3, 4, e 11 (Há menção de pelo menos 84 sábados que foram observados.)
(7) João, o apóstolo amado, recebeu uma visão no "Dia do Senhor". Em algumas traduções aparecem como "Dia do Senhor", o domingo. Mas no original é "Dia do Senhor" - João 1:10 e Isa. 58:13, e Êxo. 20:8-11, mostram qual é o dia do Senhor. .
CONCLUSÃO:
1. O sábado foi instituído no Éden, e tem estado em vigor através dos séculos e adentrará à eternidade.
2. Ele é santo e a sua origem divina. Sua observância não salva, mas ninguém será salvo sem observá-lo, pois sua observância é fruto da fé que salva. (Salvo aqueles que não tiveram oportunidade de conhecer toda a verdade).
3. Há preciosas promessas aos fiéis observadores do Sábado "subirão às alturas. . ." Isa. 58:14 para morar com o Senhor do Sábado.
4. Além da bênção do descanso físico, a observância do sábado proporciona alegria, gozo, paz ao coração e descanso espiritual para o fortalecimento da fé no Senhor.
5. O propósito básica da instituição do Sábado é levar o homem a conhecer a Deus como o seu Criador e para mantê-lo em comunicação com Ele.
(1) O centro de convergência de todo o assunto é Cristo. Por Ele e para Ele são todas as coisas.
(2) Reconhecer este fato, é fazer de Cristo o ser Soberano da vida cristã.
Leitura Auxiliar:
1. O Grande Conflito, pp. 54, 55, 437-8, 453, 455, 535.
2. Patriarcas e Profetas, pp. 47-8, 80, 111, 183, 307, 336, 408-9.
3. Profetas e Reis, p. 183.
4. Lar Adventista, p. 524.
5. 1BC: 104; 5BC: 1094; 7BC: 979.
6. Educação, p. 250.
7. EW, p. 217.
8. LS : 96, 140.
9. MM: 215.
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