INTRODUÇÃO:
1. Deus não quer a morte do que morre. Ezequiel 18:32.
2. Deus deu o Seu Filho. S. João 3:16.
3. O Filho deu-Se a Si mesmo por nós.
I. PERGUNTA TERRÍVEL
1. Depois de tudo o que Cristo fez por nós, ninguém no céu nem na Terra poderia dar uma resposta satisfatória a esta pergunta encontrada em: Hebreus 2:1-3 : "... como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação?..."
2. A única alternativa que fica. Hebreus 10:26, 27, 31.
3. Não pode ficar impune aquele que menospreza a salvação que Deus nos oferece por meio da cruz de Cristo.
a) Há muitos que não têm interesse na salvação por meio da cruz de Cristo. Não ficarão sem castigo.
b) Há outros que com seu critério anulam a cruz de Cristo, inutilizam-na. Não ficarão sem castigo.
II. HÁ DUAS FORMAS PARA SE TORNAR INÚTIL A CRUZ DE CRISTO
1. Primeira: Ao procurar justificar-me pelas obras da lei.
a) Gálatas 2:16,21.
b) Se quiser ofender a alguém, procure pagar seu presente.
- Se você me presenteia um relógio que custou $ 500.000.000 dólares, e eu insisto em pagar algo e tiro uma moeda de $ 0,10, paguei algo realmente? - Não. Tudo o que consegui foi ofendê-lo.
c) Aquele que quer salvar os méritos de suas obras, não paga nada a Deus, mas ofende-O tornando inútil a cruz. Não ficarão sem castigo.
2. Segunda: Podemos tornar inútil a cruz de Cristo negando a vigência da lei.
a) ILUSTRAÇÃO: Fazer passar à frente sete crianças. Colocar um nome em cada uma é cada vez que você colocar sua mão sobre a cabeça de alguma delas, pedir ao público que repita com você o nome da criança. Os nomes são: (1) PECADO, (2) LEI, (3) GRAÇA, (4) JESUS, (5) EVANGELHO, (6) PREGADOR, (7) IGREJA.
(Praticar com o público uma ou duas vezes o nome de cada uma, que o público repita em coro cada caso. As crianças ficarão em fila olhando para o público. Ler I S. João 3:4 e então comece a aplicação.)
Segundo os ensinamentos bíblicos "pecado" (colocar a mão sobre a criança n.º 1) é transgressão ou desobediência da "Lei" (colocar a mão sobre a criança n.º 2, e o público dirá em coro "Lei" junto com você).
Quando uma pessoa desobedece a (colocar a mão sobre a cabeça do menino n.º 2) "Lei" (todos nesse momento repetem) está cometendo "pecado" (quando corresponde dizer "pecado" ponha sua mão na cabeça do menino n.º 1) e com o público dizer em coro. (E assim sucessivamente. Cada vez que aparecer os termos sublinhados coloca sua mão na cabeça da criança e todas se repetirão em coro.) Para isso foi necessária a "graça" para livrar-nos do "pecado" que é transgressão da "Lei". Deus, por meio de Sua "graça", deu a "Jesus" que Se entregou voluntariamente para nos livrar do "pecado".
Evangelho: As boas novas de salvação por meio de "Jesus" que por Sua "graça" morreu para nos libertar do "pecado" que é a transgressão da "Lei". O "pregador" deve anunciar o "evangelho" da salvação em "Jesus" que voltou Sua "graça" para livrar-nos do "pecado" que é desobediência da "Lei". Feliz é a "Igreja" que tem um "pregador" que anuncia o "Evangelho" para que as pessoas aceitem a "Jesus" e Sua "graça" para remissão do "pecado" que é transgressão ou desobediência da "Lei".
Bem, dissemos que aquele que despreza a lei está tornando inútil a cruz de Cristo. Faremos uma demonstração agora mesmo. Leiamos na Bíblia:
- Romanos 4:15: "Porque onde não há lei também não há transgressão."
- Romanos 5:13: "...Mas o pecado não é imputado, não havendo lei".
Agora apliquemos isto em nossa ilustração.
Suponhamos que tiramos a lei. Achamos que está demais; que não precisamos obedecê-la.
(Tiramos da plataforma o menino n.º 2 que representa a "lei")
Se não há lei, há pecado? O que lemos?
Então, se não há pecado, tiremo-lo, está de mais (sai o menino n.º 1 "pecado").
Se não há pecado, para que queremos a graça? Já não nos fará falta (tiremos o menino n.º 3, "graça"). Portanto, por não houver pecado, não necessito de Jesus Cristo meu Salvador (tirar o menino n.º 4 "Jesus").
O Evangelho deixa de existir e perde o seu valor (tirar o menino n.º 5 "evangelho"). E o pregador está demais, não tem nada para fazer (tirar o menino n.º 7 "igreja").
(Nesta altura a plataforma deverá estar completamente vazia. Isto produzirá seu impacto, então você diz:)
Como vemos, ao anular a santa Lei ficamos sem nada. Aquele que despreza a lei, despreza a Cristo e torna inútil a cruz de Cristo.
Não ficará sem castigo!
3. É UMA PERGUNTA QUE NINGUÉM PODE RESPONDER SATISFATORIAMENTE . Hebreus 2:3 pp.
4. Não ficará sem castigo, que terrível. Hebreus 10:31.
CONCLUSÃO:
1. Amigo, aceite a Jesus como Salvador pessoal e obedeça aos mandamentos segundo Ele mesmo nos ensinou. S. João 14:15.
2. Apelo.
BAIXAR PDF
Acesse agora essa mensagem em formato PDF:
- Download