INTRODUÇÃO:
1. Muitas vezes ouvimos falar de:
a) Os 7 selos do Apocalipse.
b) Os 7 cavalos do Apocalipse.
c) Os 4 cavaleiros do Apocalipse.
2. As três coisas integram a mesma profecia.
a) Os 4 cavalos, com seus respectivos cavaleiros, aparecem nos 4 primeiros selos.
3. Que representam os 7 selos.
a) Evidentemente representam a história da igreja em suas diversas etapas.
b) Como no final do 6g selo é descrita a segunda vinda do Senhor, é evidente que os selos do Apocalipse cobrem a história da igreja desde sua fundação até a segunda vinda de Cristo.
I. O PRIMEIRO SELO – Apocalipse 6:1-2.
(Nota: Se tiver diapositivos dos cavalos, utilize-os.)
1. Por meio de símbolos mostrar a história da primeira etapa da igreja.
* Deus utiliza ajudas audiovisuais.
a) Cavalo branco: Símbolo da pureza.
b) Cavaleiro com arco: Símbolo de luta.
c) Coroa, mais a frase "saiu vencendo e para vencer": Vitória.
d) Em resumo: Seria uma etapa de lutas e vitórias e ao mesmo tempo de pureza.
e) É a época dos apóstolos: 31-100 D.C.
2. Para entender o sentido das lutas da igreja, far-nos-á bem ter bem esclarecidos os objetivos que o Senhor teve ao estabelecer a igreja:
a) Foi fundada para que pregasse. S. Marcos 16:15,16.
b) Para que fosse coluna e apoio da verdade.
3. Por isso suportaram as lutas que vieram:
a) Eles haviam recebido a doutrina pura (cavalo branco) e não estavam dispostos a deixá-la manchar.
b) Eles receberam o encargo de pregar, e o fizeram embora lhes custasse a vida.
4. Se quisermos saber qual é a verdadeira doutrina, devemos buscá-la na época da igreja apostólica, a do cavalo branco.
5. O que lhes custou manter pura a doutrinal
(Nota: resuma os incidentes que serão citados a seguir, lendo os textos chaves. Se tiver diapositivos adequados, use-os; ficarão bem.)
a) Atos 4:1-3, 18-20, 24-30; 5:17-20, 26-29.
b) Atos 6:8; 7:60 (o apedrejamento de Estevão)
6. Mas houve vitórias!
a) Pentecostes, 3.000 batizados em um dia.
b) A conversão de Saulo.
c) O evangelho pregado em todo o mundo conhecido. Colossenses 1:6, 23.
II. O SEGUNDO SELO – Apocalipse 6: 3,4.
1. Cavalo vermelho, espada, poder para matar.
a) É a igreja das catacumbas.
Desde a morte de S. João, o último apóstolo, até o ano 313 quando foi assinado o edito de tolerância.
2. Durante esse período se desatam as 10 perseguições gerais do império Romano contra o cristianismo.
a) Os cristãos morriam, mártires, no circo romano, devorados pelas feras, queimados vivos, etc.
b) Muitos dos que presenciavam o espetáculo para se divertirem, terminavam convertendo-se.
c) Para salvar suas vidas, muitos se refugiavam nas catacumbas, que era galerias subterrâneas utilizadas como cemitérios.
3. Já está operando o "mistério de iniquidade" na igreja, mas há algo que o freia.
4. Manter a verdade no alto custou muito sangue dos mártires.
III. O TERCEIRO SELO – Apocalipse 6: 5,6.
1. Lamentavelmente, as coisas começam a mudar de cor.
a) A igreja que enfrentou lutas para manter a brancura doutrinariamente;
b) A igreja que entregou o sangue de seus mártires durante o cavalo vermelho.
c) Agora é representada pela antítese do branco: um cavalo negro.
d) Morrem muitas doutrinas. A doutrina suja-se.
e) Abrange o período de 313-538.
2. Já S. Paulo profetizou algo sobre isto.
a) Atos 20:27-31.
Depois de sua morte se lançaria a perder a igreja...
b) 2 Tessalonincenses 2: 3-6.
- Em seu momento surgiria o anticristo dentro da igreja.
- Operaria até a segunda vinda do Senhor.
c) 2 Timóteo 4:1-4.
- Apartaram o ouvido da verdade.
- Voltaram-se às fábulas.
d) Não explica isto porque foi deixado o sábado bíblico e adotado o domingo que não é bíblico?
3. S. Pedro também o profetizou. 2 Pedro 2: 1-3.
4. Por isso dizíamos que as coisas mudariam de cor.
a) Da pureza do cavalo branco
b) As perseguições do cavalo vermelho.
c) A igreja passou à apostasia do cavalo negro.
5. O cavaleiro tem uma balança.
a) Onde se usa a balança? No comércio, armazéns, etc.
b) Comercialização e materialismo na Igreja.
6. No ano 313 Constantino assinou o Edito de Milão, dando liberdade de culto aos cristãos, disse estar convertido, mas introduziu muito paganismo na igreja.
7. No dia 7 de março de 321, Constantino dita lei dominical mais antiga que se conhece.
8. Muitos cristãos não aceitaram a mudança e começa a tristeza: a massa dos cristãos, os quais se desbarataram doutrinariamente, persegue aos que ficaram fiéis.
IV. O QUARTO SELO – Apocalipse 6: 7-8.
1. Cavalo amarelo anêmico (jelós)
a) Cor do temor e da morte.
b) Símbolo de uma aflição espantosa, sofrida durante a inquisição.
c) Cavaleiro tinha por nome Morte e o sepulcro o seguia.
2. Vai desde 538, quando o edito do imperador Justiniano entra em vigência, condenando até com a pena de morte os que não acataram a doutrina do bispo de Roma, até 1517.
3. Os nominalmente cristãos se tornam mais agressivos em perseguir aos realmente cristãos.
a) É a época da inquisição.
V. O QUINTO SELO – Apocalipse 6:9-11.
1. Símbolo: Almas dos mártires debaixo do altar.
a) Altar de bronze do Santuário hebreu: era conhecido por S. João e pelos estudiosos da Bíblia de agora também.
b) Mártires podem ser considerados como sacrifícios apresentados a Deus.
c) A vida no sangue - Levítico 17:11.
d) Sangue das vítimas ... ao pé do altar. Levítico 4:7.
2. Roupas brancas.
a) Manto longo como sinal de distinção.
- Apesar da morte ignominiosa são reconhecidos por Deus como vencedores.
3. "Um pouco de tempo".
4. Período: 1517 - 1755.
CONCLUSÃO:
1. O que vimos até aqui move sentimentos em contraste:
a) Emociona ver a fé e a fidelidade dos cristãos dos cavalos branco e vermelho; a sacrificada fidelidade dos cristãos da minoria, os quais se mantiveram fiéis embora a maioria se desbaratou doutrinariamente.
b) Apenas ver que a massa da cristandade, como já havia sido profetizado, se haja extraviado da verdade.
2. Deus nos ajude a adotar a fé dos mártires.
a) Aceitar somente a doutrina da época pura:
A era apostólica, a do cavalo branco.
b) E a firmeza da época das catacumbas.
1. Amanhã veremos o 6º selo e o tempo do fim.
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