(“Se meu povo...”)
Pr. Emmanuel Oliveira
Texto: II Crônicas 7:14
I - Introdução
Objetivo Central: Mostrar a cada membro e visitante que a grande condição para receber as bênçãos de Deus é através da dependência e fé em Deus.
“Certa vez um jovem, muito desesperado da vida, desistindo de acreditar em Deus, resolveu orar pela última vez. Seria uma oração onde, expondo toda a sua mágoa ao Pai celeste, diria porque o estava deixando. Certamente Deus haveria de arrepender-se deter falado com ele.
Sua oração começou assim: Deus, não sei se você estará me ouvindo agora, ou se como de todas as vezes que lhe peço para resolver algo importante, você não me dá ouvidos. Vim dizer adeus e acho que você não se importará já que nunca me dá atenção.
Minha mágoa principal é porque você nunca me socorreu quando estava aflito. Lembra-se, quantas vezes eu lhe pedi para me dizer como resolver aquele grave problema de sábado na escola? E quando eu Lhe supliquei que mostrasse a garota certa para eu namorar? Quando Lhe pedi opinião o meu emprego? Ah! Lembra-se quando fiquei desesperado sem saber o que dizer ao meu chefe sobre a proposta de trabalhar naquela sexta-feira à noite?
Olha, Senhor, eu pensei, que pelo menos naquela vez você dignar-Se-ia a atender. Mas nada. Eu pedia, pedia, chorava, suplicava, pedia sinais, orava... e você ficava mudo. Não dizia nada. E, eu continuava pedindo.
Às vezes me ocorreu o pensamento até de que você poderia estar se divertindo em ver minha aflição. Mas depois pensei que acho que nem dessa forma você prestava atenção em mim. E nesta despedida, eu só queria que você me respondesse uma coisa. Uma coisinha só. Prometo que depois disto nunca mais vou falar com você outra vez. É o seguinte:
- “Por que você nunca me respondeu. Senhor, se eu sempre tive tanta fé em você? Diga-me, por quê?”
Então o jovem se calou. Após muito tempo de queixas e acreditando que Deus não lhe responderia ainda dessa vez, aquietou-se em sua mágoa e rancor.
De repente, como uma doce brisa que soprou a muito tempo atrás, Deus respondeu àquele moço:
“Filho, eu te amo. Filho, sempre quis te responder. Mas tu falavas sempre, filho, o tempo todo. Tu sabes que sou um Deus de ordem e disciplina. Esperava apenas que calasses, para que então eu pudesse te responder. Eu te amo meu filho.”
Queridos irmãos e amigos visitantes, muitas vezes corremos muito, nos envolvemos com tantos problemas e pedimos tantas coisas, falamos tantas coisas para Deus que muitas vezes não conseguimos ouvir Sua voz, vamos a Igreja e pedimos, pedimos, reclamamos e as vezes não conseguimos ouvir a voz de Deus.
Ao abrirmos a Palavra de Deus (nesta noite/nesta manhã) vamos deixar que Deus fale a nós através do Espírito Santo diretamente ao nosso coração.
II - Condição “se”
O texto escolhido (I Cron. 17:14) para nosso estudo nesta oportunidade tem grandes lições espirituais, mas gostaríamos de ficar apenas nas primeiras palavras:
“Se meu povo...”
1. Isto envolve uma condição.
- Se a igreja fosse assim, eu...
- Se fulano desse testemunho...
- Se o ancião...
- Se o pastor...
- Se eu tivesse tempo...
- Se... Se... Se... Se ... !!!
Irmãos, se nós como cristãos, mudarmos nosso comportamento com relação a Jesus Cristo, receberemos muitíssimas bênçãos em nossa vida cristã.
2. A grande questão é: “Onde começar?”
“Não basta a mudança exterior para pôr-nos em harmonia com Deus. Muitos há que procuram reformar-se, corrigindo este ou aquele mau hábito, e esperam deste modo tornar-se cristãos, mas estão principiando no lugar errado” - E.G. White, Parábolas de Jesus, pág. 97.
3. Se não é por este caminho, por onde começar então?
A Palavra de Deus é nossa fonte de inspiração e convido-os a lerem comigo João 14:6 que diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.”
4. Por isso precisamos começar por Jesus. Ele é a nossa única esperança. Você já pensou que a vida sem Jesus é sem paz, sem motivação?... (Aqui você fala mais do amor de Jesus, com sua experiência pessoal).
Deus diz hoje: “Se o Meu povo.”
5. Algumas pessoas também dizem: “SE”, mas que tipo de “SE”.
Tipos de “Se”
a) “SE” da dúvida
Mateus 4:3: “Se tu é filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.” Satanás estava tentando a Jesus com a mesma artimanha que usou com Eva quando disse: “É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?” Gênesis 3:l. Seu objetivo era lançar dúvida.
Ilustração:
(Ilustre em suas palavras a tentação no Éden ... se comer será igual a Deus ... )
b) “SE” da incredulidade
Marcos 9:22-23 (ler).
A cura do menino possesso. O pai se lança aos pés de Jesus dizendo: “Se tu podes alguma coisa”. Jesus responde: “Se podes! Tudo é possível ao que crê.”
Com lágrimas! (Verso 24: “...Eu creio, ajuda-me na minha falta de fé.”
O “SE” da incredulidade é o “SE” do mundo moderno.
c) “SE” da fé
Marcos 5:25-34 (ler)
Doze anos sofrendo.
Gastou tudo com médicos.
Ouviu acerca de Jesus.
Pela fé andou entre a multidão.
Marcos 5:28 - “Se tão somente tocar em suas vestes...”
Ficarei curada.
De mim saiu poder.
Declarou a verdade (testemunho).
A tua fé de salvou.
Ilustração: (Conte uma experiência de fé vivida por um irmão da igreja, ou mesmo vivida por você).
d) “SE” da dependência
Lucas 5:12: “Senhor, se quiseres, podes purificar-me.”
Pedir segundo a vontade de Deus.
Nossa única segurança é a total dependência de Deus. Às vezes pedimos isto e aquilo, mas dificilmente escutamos “Se quiseres...”
Lucas 5:13: “E Ele estendendo a mão tocou-lhe dizendo: “Quero, fica limpo...”
Jesus hoje que tocar em você e dizer: “Quero, fique limpo...”
IV - “Se o meu povo”
Vimos o “SE” da Dúvida, o “SE” a Incredulidade, o “SE” da Fé e o “SE da Dependência. Deus diz: “SE” o meu povo.
Esta é a grande condição de Deus, pois não queremos o “SE” da dúvida, incredulidade, mas o da fé e da dependência de Jesus Cristo.
V - Conclusão:
O “SE” de Deus é sempre para o nosso bem espiritual.
Apocalipse 3:20 (ler) “... Se alguém abrir...”
“Cristo é a videira e nós as varas. E “SE” desejamos crescer florescer, devemos continuarmos a tirar seiva e nutrição da videira viva pois separados da videira não temos forças” - E.G. White - Vida e Ensinos, pág. 126.
Apelo: (Conte uma experiência de conversão a Jesus Cristo, peça alguém que cante uma música especial (Se meu povo - sugestão) e convide os irmãos e amigos para virem à frente e ore por todos).
Que Jesus nos dê a vitória. Amém.
BAIXAR SERMÃO
Acesse agora essa mensagem em formato PDF:
- Download