Pr. Ivan Canhadas
I - Introdução:
Foi-me mostrado em 25 de dezembro de 1865, que tem havido muita negligência com relação a observância do Sábado.”
A devida, a correta observância do sábado tem sido um problema bastante sério através dos tempos.
Como Igreja Adventista do Sétimo Dia, temos tido dois grandes problemas em relação ao sábado:
- Preparação e recepção do Sábado e
- Como observar corretamente o Sábado.
II - Preparação e recepção no sábado
1. Muitas vezes, o sábado aparece como um empecilho. Os seis dias, muitas vezes por negligência nossa, tem sido insuficiente fazer o que queríamos e então lamentamos a sua aproximação.
Despercebidamente temos permitido que o sábado tenha sido engolfado pelos seis de trabalho.
Queremos aproveitar até a última nuvem vermelha para estar fazendo alguma coisa que deveríamos ter feito antes: colocar no armário as compras que ainda estão nos pacotes, guardar os livros nas estantes, ajuntar os papéis e colocá-los nas gavetas. limpar os sapatos, etc.
A preparação para o sábado deveria merecer muito mais de nossa atenção.
Deveria ser considerado como algo sério.
A santidade do sábado, do primeiro ao último instante, tem sido negligenciada. Precisamos reavivar esta verdade em nossa vida e lar.
Apesar de crermos em nosso Deus, admitimos que Ele nos fez, e de que as coisas não vieram acidentalmente ou por evolução, estamos recebendo o sábado acidentalmente, sem preparo.
2. “A história do homem com Deus começa no sábado, o sétimo dia da semana da criação...Devemos sempre conceber o sábado como o primeiro dia em nosso relacionamento com Deus.
Deus deve vir primeiro em nossa experiência, em nosso pensamento, em nosso planejamento, em nossa vida. Somente quando fomos a Deus antes de fazermos qualquer coisa, antes de começarmos o trabalho da semana, teremos nossas prioridades na devida ordem.
Somente então saberemos como por o resto da semana na devida perspectiva.” Takae kubo - god meets man, pág. 25
3. Recepção do sábado entre os judeus hoje.
Os judeus sempre foram e continuam sendo os melhores guardiães das verdades do sábado. Ainda hoje temos o que aprender com eles. Na Adventist Review de Fevereiro/94 apareceu a seguinte descrição da recepção do sábado, feita pelos judeus, hoje, e descrita por JO ANN DAVIDSON que passou alguns anos com sua família em Israel.
“A família judia saúda o sábado de uma forma bastante alegre e festiva”,- festa e alegria fazem parte da recepção que é dada ao sábado, cada sexta-feira.
“No judaísmo, o sábado em família é insuperável.”
“Muito antes do sol se por na sexta, o sábado se torna o ponto focal, a atração principal de toda a família. Pelo meio da tarde, toda a família começa a se dirigir rapidamente para casa levando consigo, flores soltas, buquês e principalmente muita alegria.”
Três pontos saltam a nossa vista:
1. Os preparativos começam no meio da tarde.
2. Muito antes do sol se por e não na hora ou após a hora como costuma ocorrer em nosso meio.
3. Há muita alegria pela chegada do sábado.
“Uma mesa festiva é preparada. Uma toalha impecavelmente branca é preparada e colocada sobre a mesa. Um vaso de flores no centro da mesa enfeita-a. Os candelabros de prata são colocados sobre a mesa e os melhores pratos e demais talheres são trazidos e colocados em seu lugar.”
- Para que Deus e Seu sagrado dia, o melhor.
“Os alimentos são preparados com a devida antecedência e a esta altura a casa já está toda cheia dos deliciosos aromas que deles exaltam. Um ar de alegre expectativa enche o ar.”
- Infelizmente em muitos dos lares adventistas não há nem expectativa de sábado, nem aroma de sábado no ar.
Como é em seu lar?
Neste momento seria importante dar algum tempo para todas as famílias meditarem um pouco sobre sua atual situação em relação a recepção do sábado.
“Ao por-do-sol 2 velas são acesas. Em algumas casas uma vela é acesa para cada membro da família. As velas acesas significam o símbolo das bênçãos do sábado que ainda brilham desde a criação.”
- Os judeus continuam a reconhecer a santidade que faz parte do sábado.
- Eles reconhecem que o sábado é um dia abençoado.
“O lugar de honra é dado a mãe, que após acender as velas faz a seguinte oração pedindo as bênçãos de Deus para sua família.
Ó Deus, de Seu povo Israel, Tu és santo assim como é santo Teu povo também.
Tu tens derramado sobre nós a honra e as bênçãos do sábado, um dia de alegria e paz. Como o rei e a rainha dão amor um ao outro, como a noiva recebe amor de seu noivo, assim nós, temos estas duas velas para demostrar nosso amor pelo sábado.
Possa a luz das velas tirar de nós todo espírito de ódio, todo espírito de ofensa. Envia Tuas bênçãos para meus filhos, que eles possam caminhar nos caminhos da Tua lei e As Tua luz.
Possas Tu ser seu Deus e meu também, meu Criador e Redentor, Amém.”
- O sábado deve ser recebido com o espírito desarmado sem ressentimentos entre marido e mulher, entre pais e filhos ou com qualquer outra pessoa, todas as pendências devem ser desfeitas. O coração deve estar limpo e a vida em ordem com Deus.
“O pai, então, toma os filhos em seus braços e põe sua mão na testa dos filhos e recita as bênçãos para cada um. Pelos filhos ele ora:
Possa Deus fazer-te semelhante a Efraim e Manasses.
E por suas filhas ele ora:
Possa Deus fazer-te semelhante a Raquel, Rebeca e Lara.
A seguir termina com a benção sacerdotal:
( Para os judeus o pai ainda continua sendo o sacerdote da família).
“O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti.
O Senhor sobre ti levante o Seu rosto, e te dê a paz.” Núm. 6:24-26.
Imagine a profunda impressão que causa na mente do juvenil e também do jovem, ele ver e sentir seu pai rogando sobre ele as bênçãos do céu.
“O pai continua a desempenhar seu papel sacerdotal.
Para confirmar o lugar de honra da esposa no sábado e sua importância no lar, o esposo canta o cântico de Provérbios 31:10-31.
Mulher virtuosa quem a achará...”
- O pai com isto mostra aos filhos que a mãe deve ser respeitada e amada.
Como faz falta o respeito, dos filhos para com os pais. Seria interessante aproveitar estas horas sagradas e suaves para impressionar as mentes juvenis com a vontade de Deus, em todos os sentidos.
“A família se alegra então em poder escolher cada um o alimento que deseja para si e com alegria e gratidão participam da ceia da família. Louvam a Deus por lhes haver dado alimento durante toda a semana.”
- gratidão e reconhecimento deveriam sempre ser vistos em todos os lares cristãos.
“Para o lar que não tem filhos há uma saída.
Eles podem convidar outros filhos, principalmente desfavorecidos, órfãos, abandonados e com eles seguir o mesmo ritual, orações, bênçãos e a alimentação.”
- Aqui está enfatizada a hospitalidade, uma característica tão falha no meio cristão hoje. (comete sobre a importância da hospitalidade).
Quais as semelhanças que você viu, entre o espírito com que sua família recebe o sábado e o espírito com que os judeus recepcionam o santo dia do Senhor?
E quais as diferenças?
Pare, analise, compare e assuma uma atitude.
III - Como observar corretamente o sábado
Esta é nossa outra grande dificuldade.
Conhecemos tudo a respeito do sábado, mas seguimos, apenas em parte, todas estas verdades. Recordemos algumas destas verdades e procuremos seguí-las todas.
1. Sábado tempo santo
“Não há ocupação humana que deva ser considerada de tanta importância que faça transgredir o quarto mandamento do Senhor.”
Deus é muito exato e todos os que julgam estar poupando um pouco de tempo, ou se beneficiando a si próprios pôr uma pequena infração de tempo do Senhor, cedo ou tarde encontrarão prejuízo.
Ele não os pode abençoar como seria seu prazer fazê-lo, pois Seu nome é desonrado por eles, Seus preceitos considerados de pouco valor. A maldição de Deus repousará sobre eles e perderão dez ou vinte vezes mais do que lucram.” ITS 174 E 175
2. Limites DO SÁBADO
Levítico 23:32
“Todo trabalho negligenciado até o começo do sábado deve ficar por fazer até que ele haja passado.” IITS 185
3. Conversas no sábado
“Cumpre guardar vossas palavras... Os que discutem assuntos de negócios e fazem planos no sábado, são considerados por Deus como se empenhassem em reais transações de negócios.” II TS 185/1.
“O quarto mandamento é virtualmente transgredido mediante o conversar-se sobre coisas mundanas, leves ou frívolas.” I TS 290/2
Muitos “não se tem acautelado unindo-se no sábado, à conversa profana sobre os assuntos comuns do dia, como ganhos e perdas, depósitos, colheitas e provisões...essas conversas sobre gado, colheitas, prejuízos e lucros. Tudo isto é violação do sábado.” I TS 191/1,2
4. Pensamentos no sábado
“Deus requer, não somente que vos abstenhamos do trabalho físico no sábado, mas que a mente seja disciplinada de modo a pensar santos.” I TS 290/2
“Os que não se acham inteiramente convertidos à verdade deixam com freqüência que a mente lhes corra às soltas sobre assuntos mundanos... se a mente gira em assuntos mundanos a língua o revelará, pois da abundância do coração fala a boca.” I TS 192/1
5. Vestuário do sábado
“Todos os que se reúnem aos sábados para adorar a Deus devem...se possível... ter um traje correto, bem assentado, distinto, para usar na casa de culto.
É desonra para Deus o sábado e para Deus e Sua casa, que os que professam ser o sábado o santo dia do Senhor, digno de honra, usem neste dia a mesma roupa que usam durante a semana... quando podem obter outra.” II ME, 474
“Todos devem ter um traje especial para assistir aos cultos de sábado.” III TS, 22/1
6. Alimentação do sábado
“Não devemos, no sábado, aumentar a quantidade de alimentos ou preparar maior variedade do que nos outros dias. Ao contrário, a refeição do sábado deve ser mais simples, convindo comer menos do que comumente a fim de ter o espírito claro e em condições de compreender os temas espirituais.” III TS 23/4.
Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos sábados, não é necessário ingerir a comida fria. Trata-se de arranjar qualquer prato especial que a família não costuma comer todos os dias. III TS 24/2.
7. O sono no sábado
Ninguém se deve sentir na liberdade de gastar tempo santo inutilmente. desagrada a Deus que os observadores do sábado durmam durante muito tempo no sábado. I TS, pág. 291.
“Naquele dia especialmente, devem elas interessar sua família na observância do mesmo, e congregar-se na casa de oração com os poucos ou os muitos que ali houver.
Devem dedicar o tempo e as energias a cultos religiosos, para que a divina influência os possa assistir durante a semana. De todos os dias semanais, nenhum é tão favorável aos pensamentos e sentimentos devocionais como o sábado. I TS pág. 292
8. Como o céu vê os observadores do sábado
Foi me apresentado todo o Céu como a contemplar e observar no decorrer do sábado aqueles que reconhecem as reivindicações do quarto mandamento, e estão guardando o sábado.
Os anjos estavam anotando o interesse deles nessa divina instituição, o elevado respeito que por ela nutrem. Aqueles que santificavam no próprio coração o Senhor Deus mediante uma estrutura estritamente devocional do espírito, e que buscavam aproveitar as horas santas em observar o sábado da melhor maneira que lhes era possível, e honravam a Deus em considerar o sábado deleitoso, a esses, beneficiavam especialmente os anjos com luz e saúde, e era-lhes comunicada especial resistência.
Pos outro lado, porém, os anjos se desviam dos que deixavam de apreciar a santidade do dia santificado por Deus, e deles removiam sua luz e força. Vi-os ensombrados por uma nuvem, abatidos, e freqüentemente tristes. Sentiam a falta do Espírito de Deus. I TS pág. 292.
Aqui estão apresentadas as bênçãos do sábado:
a) Luz, saúde e resistência especial, para os corretos observadores do sábado.
b) Ensombrados, abatidos e freqüentemente tristes estavam aqueles que, embora conhecendo o sábado não o observaram corretamente.
IV - Conclusão
Atos 17:30
Faça dois apelos:
1. Para uma devida observância do sábado.
2. Para reconsagração da família.
BAIXAR SERMÃO
Acesse agora essa mensagem em formato PDF:
- Download