Macaqueando
Dizia um macaco a seus companheiros,
Sentado à sombra de esbeltos coqueiros:
“Espalham por aí estranhos boatos,
Que eu não posso crer sejam exatos
De que o homem provém de nossa raça:
Que pavor! Que vergonha! Que desgraça!
Nenhum bicho que usa o nosso nome,
Deixa a mulher e os filhos passar fome.
E eu nem sei de nenhuma mãe macaca,
Que desse aos filhos leite de uma vaca,
Ou que para passear com a macacada,
Entregasse as crianças à criada.
Nenhum mono é capaz da bandalheira
De amar um pé de bananeira,
E depois de encher-se como um odre
Deixar que o alimento fique podre,
Proibindo a outros monos de o provar,
E obrigando-os assim a ir roubar.
Nenhum macaco força um companheiro
A trabalhar pra ele o dia inteiro,
Não permitindo que o coitado tome
O suficiente pra matar a fome.
Ah, o homem tem caráter muito fraco!
Não creio que descenda do macaco.”
(Autor Desconhecido)
Alguns dos meus ancestrais podem ter sido enforcados. Mas é certo que nenhum dos meus ancestrais ficou suspenso pela cauda em um coqueiro.
Uma vez Charles Darwin disse que ficou olhando para o desenho da pena de um pavão e isso o deixou tão nervoso que quase o fez perder o juízo. Como é que um desenho como este poderia acontecer por acaso?
Deus faz uma pergunta:
“Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Dize-mo, se tens entendimento. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem lhe assentou a sua pedra angular, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e rejubilavam todos os filhos de Deus?” (Jó 38:4-7)
Eu creio na criação do mundo, da mesma maneira como está descrita no livro de Gênesis. Creio em uma criação em seis dias literais, cada um com uma tarde e uma manhã. Alguns tentam tornar esses dias longos períodos de tempo, interessados em fazer o relato parecer mais científico. Na realidade, justamente o oposto é que é a verdade. Como poderia a planta criada no terceiro dia, ter sobrevivido por milhares de anos sem o sol, que foi criado no quarto dia? Como poderiam essas plantas viver sem os insetos para polinizá-las, ou sem qualquer ajuda que elas obtêm do mundo animal, sendo que as aves e os animais foram criados no quinto e no sexto dias?
Não posso aceitar uma evolução teística. A evolução é completamente incompatível com o Cristianismo. O Cristianismo ensina que Deus criou o homem perfeito. O homem caiu, e eis por que ele precisa de um Salvador. A evolução ensina que o homem jamais caiu, então por que necessitaria ele de um Salvador?
A Bíblia declara simplesmente que:
“... em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou...” (Êxodo 20:11)
No primeiro dia Deus criou a luz. Não foi uma operação complicada. Deus simplesmente disse: “Haja luz; e houve luz.” (Gênesis 1:3)
Quando um mecânico começa a trabalhar no meu carro, a primeira coisa que ele coloca é uma luz fraca. Um dentista arranja sua luz antes de começar a trabalhar. Deus começou a Sua obra com luz. Ele é um Deus de luz, não de trevas.
No segundo dia Ele criou o firmamento.
“E chamou Deus ao firmamento Céus. Houve tarde e manhã, o segundo dia.” (Gênesis 1:8)
No terceiro dia Ele criou o mundo vegetal.
“E disse: Produza a Terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que dêem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo a sua espécie, e árvores frutíferas que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. Houve tarde e manhã, o dia terceiro.” (Gênesis 1:11-13)
Quando um jovem está pensando em casamento, ele se deleita em preparar a casa para receber sua noiva. Desejando impressioná-la, ele cobre o assoalho com dispendiosos tapetes, torna a pintar as paredes com as cores prediletas dela, decora-as pendurando lindos quadros, e torna a mobiliar a casa com os melhores móveis. Podemos comparar isto com a maneira como Deus preparou este mundo como um novo lar para nossos primeiros pais.
Os seres humanos parece que se sentem mais confortáveis na presença de plantas. Com freqüência o homem deseja possuir um pedaço de terra onde possa cooperar com a natureza, plantando grama, flores, jardins e árvores. A dona de casa cuida ternamente das plantas que dão um toque de serenidade ao lar. O homem decora as cidades com parques e os edifícios de escritório com plantas, em vasos, para amenizar o efeito do aço e do concreto.
O Salmista fala da criação da natureza e sua preservação por Deus:
“Faz crescer a relva para os animais, e as plantas para o serviço do homem, de sorte que da terra tire o seu pão.” (Salmo 104:14)
Deus é o Arquiteto e Planejador de tudo, desde os maiores sóis aos menores organismos microscópicos. Ele criou as árvores, os pássaros, as flores, os montes e vales, os lagos e rios, tudo para nosso deleite. Ele nos fala por meio dessas coisas. Os campos verdejantes, as árvores altaneiras, os brotos e flores, a nuvem que passa, a chuva que cai, o riacho borbulhante, tudo fala ao nosso coração e convida-nos a conhecermos melhor o nosso Criador.
O que faríamos sem as plantas? Elas são a base do nosso alimento, usamos a madeira em nossas construções, ou para fazer papel. Do reino vegetal vem o algodão para nossas vestes, a borracha para os pneus dos automóveis, o carvão para aquecer nossos lares, os produtos sintéticos como o “dacron”, náilon e plásticos, bem como os explosivos, desinfetantes, tintas, drogas e medicamentos. As plantas são a única fonte de oxigênio.
No quarto dia Deus criou o sol, a lua e as estrelas.
“Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite; e fez também as estrelas.” (Gênesis 1:16)
Quando suas perspectivas tornam-se distorcidas, e você está sobrecarregado de problemas e preocupações, tome tempo para sair da grande cidade, e erguer os olhos para a noite. Contemplar as estrelas é remédio para a alma. Nossos cuidados e emoções insignificantes são esquecidos. Tanto o corpo quanto a alma ficam mais calmos e revigorados quando as contemplamos. Você conhece a alegria e a inspiração de uma hora gasta observando as maravilhas de um céu estrelado e sem nuvens?
Disse o grande astrônomo William Hershel:
“Parece que todas as descobertas humanas são feitas apenas com o propósito de confirmar mais acentuadamente as verdades que vêm do Alto e estão contidas na Bíblia.”
Disse Charles H. Spurgeon em um dos seus sermões:
“Nos céus Deus faz tremular o Seu pavilhão estrelado para mostrar que o Rei está em Sua própria casa, e faz aparecer o Seu escudo para que os ateístas possam ver como Ele despreza as acusações que Lhe fazem.”
James Warnack, editor eclesiástico do Los Angeles Times foi inspirado a escrever o seguinte:
“Ele intitulava-se ateu.
‘Não há Deus’, dizia ele,
Deus é um sonho de tolos esperançosos,
À deriva em um mar sem sol.
Assim falou ele com disposição irrefletida
Até o final do dia.
Olhou para cima através de um telescópio,
E ajoelhou-se para orar.”
No quinto dia da Criação Deus criou os peixes e as aves. E no sexto dia ele criou os animais, e finalmente o homem.
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o dia sexto.” (Gênesis 1:31)
Mas a Criação ainda não estava completa. Por que não temos uma semana de seis dias? Temos um ano de doze meses porque é o tempo gasto pela Terra em sua órbita em torno do Sol. Temos um mês de 28, 30 ou 31 dias baseado nas fases da lua. Nosso dia tem 24 horas baseado no tempo gasto pela Terra em uma rotação completa em torno do seu eixo.
Por que temos uma semana de sete dias? Não há nada na astronomia ou na natureza para justificar isto. Temos uma semana de sete dias porque Deus assim o disse.
“Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” (Gênesis 2:1-3)
Aqui temos três atos de Deus: (1) Ele abençoou. (2) Ele santificou. (3) Ele descansou. Esse dia jamais pode ser o mesmo que os outros dias. É o aniversário natalício da Criação. Tem sobre si uma bênção especial. É santificado ou tornado santo. Por que Deus descansou? Estava Ele muito cansado?
“Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.” (Isaías 40:28)
Se Ele não estava cansado, por que descansou? Quando minha filha era muito pequena, ela não gostava de ir cedo para a cama, especialmente quando tínhamos visitas, e todos os demais ficavam acordados até tarde. Às vezes eu me deitava com ela e fingia que estava dormindo apenas para lhe dar um exemplo. E às vezes eu adormecia antes dela.
No âmago dos Dez Mandamentos, Deus disse:
“Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro; porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.” (Êxodo 20:8-11)
Este é o único dos Dez Mandamentos em que temos uma razão dada para guardá-lo. “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra.” É um memorial da Criação.
Falando dos Dez Mandamentos, diz Tiago:
“Pois, qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos.” (Tiago 2:10)
O sábado era chamado um sinal. Diz o livro de Ezequiel:
“Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” (Ezequiel 20:12)
“Santificai os meus sábados, pois servirão de sinal entrem mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.” (Ezequiel 20:20)
Deixando o território do Antigo Testamento, venha comigo em uma jornada pelos continentes, através dos séculos. Visitaremos uma humilde cidade do Oriente Médio, uma cidade chamada Nazaré. Ali observamos um homem e um menino trabalhando em uma carpintaria. Passamos os dias da semana na carpintaria, e ela é uma colmeia de atividade. Passamos pôr ela no sábado, e não há nenhum som de martelo ou de serra. Uma tabuleta na porta diz: “Fechada, do pôr-do-sol da sexta-feira ao pôr-do-sol do sábado.”
Jesus guardava o sábado. Falando da vida de Jesus, diz a Bíblia:
“Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler.” (Lucas 4:16)
Por que Jesus guardava o sábado? Simplesmente porque Ele era judeu? Ou por que Ele era o Criador? Ele havia repousado no sétimo dia da Criação, e continuou a descansar no sétimo dia da semana. A Bíblia não é ambígua concernente ao papel de Jesus como Criador do mundo. Diz o Evangelho de João:
“Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.” (João 1:3)
Paulo, no livro de Colossenses, acentua esta verdade nestas palavras:
“Pois nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” (Colossenses 1:16)
Disse Jesus:
“Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” (João 14:15)
Por que Jesus os chamou de Seus mandamentos? Ele não foi apenas o nosso Criador, Ele foi o Legislador. Jesus Cristo estava no monte Sinai entregando a lei a Moisés e aos filhos de Israel.
“Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos sob a nuvem, e todos passaram pelo mar, tendo sido batizados, assim na nuvem, como no mar, com respeito a Moisés. Todos eles comeram de um só manjar espiritual, e beberam da mesma fonte espiritual que os seguia. E a pedra era Cristo.” (1 Coríntios 10:1-4)
“Desceste sobre o monte Sinai, do Céu falaste com eles e lhes deste juízos retos, leis verdadeiras, estatutos e mandamentos bons. O teu santo sábado lhes fizeste conhecer; preceitos, estatutos e lei, por intermédio de Moisés teu servo, lhes mandaste.” (Neemias 9:13, 14)
O sábado foi feito para os judeus? Não havia judeus no tempo da Criação quando Deus descansou no sétimo dia.
Disse Jesus:
“O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” (Marcos 2:27)
Por que Jesus fez esta declaração? O sábado havia se tornado um fardo para o povo do Seu tempo. Eles achavam que era pecado carregar um lenço no dia de sábado. Se fosse costurado à vestimenta não era pecado, porque então se tornava parte da mesma. Era considerado pecado comer um ovo que uma galinha tivesse posto no sábado, porque a galinha havia trabalhado para pôr o ovo. Uma pessoa podia ser presa por cuspir na grama no dia de sábado, porque estava irrigando a grama. Uma pessoa podia ser aprisionada por limpar a lama dos sapatos, porque estava rebocando a parede. Deus desejava que o sábado fosse um dia alegre, como ele Se expressou em Isaías 58.
ESBOÇO
10 MEMORIAL
Dizia um macaco
A seus companheiros
Sentado à sombra
De esbeltos coqueiros:
"Espalham por aí
Estranhos boatos,
Que eu não posso crer
Seja justo,
De que o homem provêm
De nossa raça
Que pavor!
Que vergonha!
Que desgraça!
Nenhum bicho que
Usa nosso nome
Deixa mulher e filhos
Passar fome!
E eu nem sei
De alguma macaca
Que desse aos filhos
Leite de uma vaca,
Ou que para passear
Com a macacada
Entregasse seus filhos
A uma criada
Nenhum mono é
Capaz de bandalheira,
De amar um pé
De bananeira,
E depois de encher-se
Com um odre,
Deixar que o alimento
Fique podre
Proibindo aos outros
Monos de provar,
E obrigando-os assim
A ir roubar.
Nenhum macaco
Força um conpanheiro
A trabalhar para ele
O dia inteiro,
Não permitindo que
O coitado tome
O suficiente para
Matar a fome.
O homem tem caráter
Muito fraco,
Não creio que ele
É filho de macaco.
Porque em seis dias
fez o Senhor o céu
e a terra, o mar e tudo
o que neles há.
Êxodo 20:11
O
Aniversário
da
Criação!
Os
dias
da Criação
Primeiro
Dia
Disse Deus: haja luz.
E houve luz.
Gênesis 1:3
Segundo
Dia
Chamou Deus o
firmamento céu. E foi
tarde e manhã, o
dia segundo.
Gênesis 1:8
Terceiro
Dia
E disse: Produza a terra
relva, ervas que dêem
semente e árvores
frutíferas que dêem
fruto segundo a sua
espécie, cuja semente
esteja nele, sobre a
terra. E assim se fez.
A terra, pois, produziu
relva, ervas que davam
semente segundo a sua
espécie e árvores que
davam fruto, cuja
semente estava nele,
conforme a sua espécie.
E viu Deus que
isso era bom.
Houve tarde e manhã,
o terceiro dia.
Gênesis 1:11-13
Fazes crescer a relva
para os animais e as
plantas, para o serviço
do homem, de sorte que
da terra tire o seu pão.
Salmos 104:14
Quarto
dia
Fez Deus os dois
grandes luzeiros: o
maior para governar o
dia, e o menor para
governar a noite; e fez
também as estrelas.
Houve tarde e manhã,
o quarto dia.
Gênesis 1:16 e 19
Lá no céu Deus ergue
a sua bandeira para
mostrar que o Rei está
presente, e levanta
o Seu escudo para que
os ateus vejam quanto
Ele despreza a
denúncia deles.
Charles H. Spurgeon
Quinto
Dia
Disse também Deus:
Povoem-se as águas de
enxames de seres
viventes; e voem as
aves sobre a terra, sob
o firmamento dos céus.
Criou, pois, Deus os
grandes animais
marinhos e todos os
seres viventes que
rastejam, os quais
povoavam as águas,
segundo as suas
espécies; e todas as
aves, segundo as suas
espécies. E viu Deus
que isso era bom.
Gênesis 1:20 e 21
Sexto
Dia
Disse também Deus:
Produza a terra seres
viventes, conforme a
sua espécie: animais
domésticos, répteis e
animais selváticos,
segundo a sua espécie.
E assim se fez.
Gênesis 1:24
Também disse Deus:
Façamos o homem à
nossa imagem,
conforme a nossa
semelhança; tenha ele
domínio sobre os peixes
do mar, sobre as aves
dos céus, sobre os
animais domésticos,
sobre toda a terra e
sobre todos os répteis
que rastejam pela terra.
Criou Deus, pois, o
homem à sua imagem,
à imagem de Deus
o criou; homem e
mulher os criou.
Gênesis 1:26 e 27
O ano
Uma volta da terra
em torno do sol
O mês
Fases da Lua
O Dia
A rotação da Terra
em seu eixo.
A Semana
Da criação
Porque Deus falou!
Assim, pois, foram
acabados os céus e
a terra e todo o
seu exército.
E, havendo Deus
terminado no dia sétimo
a sua obra, que fizera,
descansou nesse dia de
toda a sua obra que
tinha feito.
E abençoou Deus o dia
sétimo e o santificou;
porque nele descansou
de toda a obra que,
como Criador, fizera.
Gênesis 2:1-3
Descansou
Abençoou
Santificou
Não sabes, não ouviste
que o eterno Deus, o
Senhor, o Criador dos
fins da terra, nem se
cansa, nem se fatiga?
Não se pode esquadrinhar
o seu entendimento.
Isaías 40:28
Lembra-te do
dia de sábado,
para o santificar
Seis dias trabalharás e
farás toda a tua obra.
Mas o sétimo dia é o
sábado do Senhor, teu
Deus; não farás nenhum
trabalho, nem tu, nem
o teu filho, nem a tua
ilha, nem o teu servo,
nem a tua serva, nem o
teu animal, nem o
forasteiro das tuas
portas para dentro;
porque, em seis dias,
fez o Senhor os céus
e a terra, o mar e tudo
o que eles há e, ao
sétimo dia, descansou;
por isso, o Senhor
abençoou o dia de
Sábado e o santificou.
Gênesis 20:8-11
Pois qualquer que
guarda toda a lei, mas
tropeça em um só
ponto, se torna culpado
de todos.
Tiago 2:10
Indo para Nazaré, onde
fora criado, entrou,
num sábado, na
sinagoga, segundo o
seu costume, e
levantou-se para ler.
Lucas 4:16
Ora, irmãos, não quero
que ignoreis que nossos
pais estiveram todos
sob a nuvem, e todos
passaram pelo mar,
tendo sido todos
batizados, assim na
nuvem como no mar,
com respeito a Moisés.
Todos eles comeram
de um só manjar
espiritual e beberam
da mesma fonte
espiritual; porque
bebiam de uma pedra
espiritual que os seguia.
E a pedra era Cristo.
1 Coríntios 10:1-4
Desceste sobre o monte
Sinai, do céu falaste
com eles e lhes deste
juízos retos, leis
verdadeiras, estatutos e
mandamentos bons.
O teu santo sábado lhes
fizeste conhecer;
preceitos, estatutos e
lei, por intermédio de
Moisés, teu servo,
lhes mandaste.
Neemias 9:13 e 14
E acrescentou: O
sábado foi estabelecido
por causa do homem,
e não o homem por
causa do sábado;
de sorte que o Filho do
Homem é senhor
também do sábado.
Marcos 2:27 e 28
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
Chamou Deus à luz dia
e às trevas, noite.
Houve tarde e manhã,
o primeiro dia.
Gênesis 1:5
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
No findar do sábado,
ao entrar o primeiro
dia da semana, Maria
Madalena e a outra
Maria foram ver
o sepulcro.
Mateus 28:1
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
3. Marcos 16:1 e 2
Passado o sábado,
Maria Madalena,
Maria, mãe de Tiago,
e Salomé, compraram
aromas para irem
embalsamá-lo.
E, muito cedo, no
primeiro dia da semana,
ao despontar do sol,
foram ao túmulo.
Marcos 16:1 e 2
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
3. Marcos 16:1 e 2
4. Marcos 16:9
Havendo ele
ressuscitado de manhã
cedo no primeiro dia
da semana, apareceu
primeiro a Maria
Madalena, da qual
expelira sete demônios.
Marcos 16:9
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
3. Marcos 16:1 e 2
4. Marcos 16:9
5. Lucas 24:1 e 2
Então, se retiraram para
preparar aromas e
bálsamos. E, no sábado,
descansaram, segundo
o mandamento.
Lucas 23:56
Mas, no primeiro dia da
semana, alta madrugada,
foram elas ao túmulo,
levando os aromas que
haviam preparado.
E encontraram a pedra
removida do sepulcro;
Lucas 24:1 e 2
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
3. Marcos 16:1 e 2
4. Marcos 16:9
5. Lucas 24:1 e 2
6. João 20:1
No primeiro dia da
semana, Maria
Madalena foi ao
sepulcro de madrugada,
sendo ainda escuro, e
viu que a pedra estava
revolvida.
João 20:1
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
3. Marcos 16:1 e 2
4. Marcos 16:9
5. Lucas 24:1 e 2
6. João 20:1
7. João 20:19
Ao cair da tarde daquele
dia, o primeiro da
semana, trancadas as
portas da casa onde
estavam os discípulos
com medo dos judeus,
veio Jesus, pôs-se no
meio e disse-lhes: Paz
seja convosco!
João 20:19
"...trancadas as
portas da casa onde
estavam os discípulos
com medo dos judeus"
João 20:19
"Paz seja convosco!"
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
3. Marcos 16:1 e 2
4. Marcos 16:9
5. Lucas 24:1 e 2
6. João 20:1
7. João 20:19
8. Atos 20:7
No primeiro dia da
semana, estando nós
reunidos com o fim de
partir o pão, Paulo, que
devia seguir viagem
no dia imediato,
exortava-os e prolongou
o discurso até à
meia-noite.
Atos 20:7
Referências Bíblicas
Sobre o primeiro
dia da semana:
1. Gênesis 1:5
2. Mateus 28:1
3. Marcos 16:1 e 2
4. Marcos 16:9
5. Lucas 24:1 e 2
6. João 20:1
7. João 20:19
8. Atos 20:7
9. 1 Coríntios 16:2
No primeiro dia da
semana, cada um de
vós ponha de parte, em
casa, conforme a sua
prosperidade, e vá
juntando, para que se
não façam coletas
quando eu for.
1 Coríntios 16:2
BAIXAR PDF
Acesse agora essa mensagem em formato PDF:
- Download