TEMA: A salvação
PROPÓSITO: Criar na igreja a certeza da
salvação, através de Jesus.
TEXTO: Mat. 1:21.
Cristo Jesus foi o único que nasceu para salvar. O nascimento de Jesus trouxe, instabilidade desfez o medo, a dúvida e garantiu a todos os seres humanos a certeza da salvação.
"A encarnação de Jesus foi e sempre será um mistério...devemos firmar nossos pés sobre a rocha, Jesus Cristo, como Deus revelado na humanidade". E.G.W. 414-1975. MS.
I. Deus dos contrastes
1. Não havia lugar para ele mas foi apresentado pelos escritores do novo testamento como o Deus real, e verdadeiro.
a) Na infância causou admiração entre os chamados "Rabis" de Israel por sua versatilidade em assuntos da casa de seu pai. Luc. 2:7.
b) Somente alguns magos orientais e humildes
pastores de Belém, pesquisavam e esperançavam
a chegada do Salvador.
II. Ele muda as circunstâncias
1. Veio para os seus e foi rejeitado. Quando ele veio havia uma multidão aflita desesperada sem pastor.
"Os filhos de Deus se rebaixou para levantar os caídos... em tudo foi feito semelhante aos irmãos. Tornou-se carne, exatamente como nós. Sentiu fome, sede e cansaço. Foi sustentado pelo alimento e restaurado pelo sono. Foi estrangeiro e peregrino na terra. Foi tentado e provado como são tentados os homens e mulheres de hoje; vivendo, contudo, uma vida sem pecado."
a) Jamais o salvador poderia falhar. Ele cumpriu a sua missão e foi o único a viver sem pecado.
____________________
White, Ellen, AA, 472.
III. Jesus Cristo tem o Mérito da Missão
1. Ele merece toda a glória porque veio para manifestar a glória de Deus.
a) A sua missão era buscar e salvar o perdido, servir e dar sua vida em resgate de muitos. Mar. 10:95.
"A missão de Jesus era concluir a obra que lhe fora dada a fazer. Glorificar a Deus na terra. Manifestar o nome do Pai, e reunir os que haviam de continuar suas obras entre os homens agora entrega sua igreja eleita nos braços do Pai".
"Há a história de um jovem romano que fôra condenado a morte. Tinha cometido um crime de traição e acabava de ser condenado a morte pelos juizes, quando se adiantou um seu irmão, mais velho que tinha servido a pátria nos campos de batalhas, defendendo-a contra os inimigos e perdendo os dois braços. Este pondo-se em pé diante dos juizes, erguendo os tocos dos braços decepados, intercedeu pela vida do irmão. Reconhecia que o seu irmão era criminoso e merecedor da morte; mas, pelo que ele tinha feito pela defesa da pátria, implorava que a vida de seu irmão fosse poupada. Considerando os argumentos desse nobre romano, pelos seus merecimentos, perdoaram o irmão criminoso."
É exatamente o que Cristo faz por nós pecadores. Morreu no calvário para que pudéssemos viver.
CONCLUSÃO: A visão de Jesus era de um salvador único, que inclui toda a alma caída, sua terna consideração envolvia toda o ser humano a participar da família de Deus.
APELO: Aceito-o busque-o, e siga-o e encontrará o Salvador tão necessário aos dias turbulentos que estamos vivendo.
____________________
DTN. Ellen, White 656.
BAIXAR PDF
Acesse agora essa mensagem em formato PDF:
- Download