114 QUAL É A IGREJA QUE CRESCE?

acervo de sermões extra


ASSUNTO: Crescimento da igreja.


OBJETIVO: Incentivar os irmãos a porem em prática duas características: intrepidez e unidade para ganhar almas.

TEXTO: Atos 4:13-35.


TESE: A igreja cresce agindo com intrepidez e unidade.


INTRODUÇÃO: 


A igreja primitiva avançou rapidamente para diferentes situações sociais e culturais. Quando eles pregavam com toda a intrepidez, a igreja orava pelo Espírito Santo e quando eram unânimes entre si, nada a segurava. A igreja crescia mais e mais. 


I. A IGREJA A QUAL OS MENSAGEIROS AJAM COM INTREPIDEZ (At. 4:13-31).

l. Como Pedro e João (At. 4: 13).

a) Pedro e João agiram com intrepidez na pregação do evangelho. Lucas imprega a palavra intrepidez, para falar do êxito e das atitudes da igreja primitiva. E estes homens pregavam com toda intrepidez (vv 29, 31). O vocábulo grego traduzido por intrepidez, significa franqueza e sinceridade. Nós precisamos agir como eles. Mas se somos intrépidos, o que nos falta? O Espírito Santo.

b) Eles eram movidos pelo Espírito Santo. “Eles podiam falar porque o Espírito Santo lhes dava autoridade”. “...Aquelas testemunhas falavam como Cristo havia falado, com um poder convincente que silenciava os adversários”. Será que temos pregado às pessoas movidos pelo Espírito Santo? Mas isso não era privilégio apenas dos apóstolos, mas de toda a igreja.


ILUSTRAÇÃO: 

Quando fazia a faculdade de História, esperava um dia poder falar intrepidamente de Jesus àquelas pessoas. Orei e pedí uma oportunidade à Deus. Esta chegou, em uma aula de história antiga, onde fui convidado para falar sobre a religião hebréia. Falei com tal autoridade, que não houve questionamento que eu não pudesse responder. No fim da aula, muitos me elogiaram por tal explanação, e escutei uma declaração da minha professora, a Dr. Vânia (pseudônimo), que nunca mais esqueci: 


“Como a história é contínua, e sempre há descobertas, um dia eu poderei aceitar a fé cristã”. Tem você sido usado por Deus?

2. Como toda a igreja(At 4:29-31).

a)A igreja cristã também anunciou com toda a intrepidez a palavra do Senhor. A intrepidez não foi destinada apenas aos líderes, como no caso dos apóstolos. Mas toda a igreja tem esse privilégio. “Com os corações cheios de ânimo, de novo saíram para proclamar a palavra de Deus em Jerusalém”. Junto a coragem de pregar é necessário a unidade dos irmãos.

II. A IGREJA A QUAL É “UM O CORAÇÃO E ALMA.” (At 4:32)

l. Na unidade (At 4:32).

a)A igreja era “unânime” e “de comum acordo”. Estas expressões foram usadas cinco vezes por lucas(l:14; 2:1,46; 4:24; 5:12). Este era um dos mais belos exemplos para nós hoje: Tudo em comum. Não havia necessitado que não fosse ajudado. “Um comum interesse os guiava- o êxito da missão a eles confiada, e a avareza não tinha lugar em sua vida. Seu amor aos e à causa que haviam abraçado, era maior do que o amor ao dinheiro e às posses. Suas obras testificavam que eles tinham a salvação dos homens com maior apreço que as riquezas terrestres”.

ILUSTRAÇÃO: 

Dois homens viajavam em um trenó, quando foram alcançados por uma nevasca. Trataram de impulsionar o trenó com o máximo de suas forças, esperando alcançar a aldeia, no vale. Eis que subitamente viram um homem sem agasalhos, estendido à beira de uma ravina. Um dos homens, compadecido diante de um quadro tão desolador, sugeriu ao companheiro que o ajudasse a salvar aquele ser humano abandonado. O outro recusou-se, advertindo-o com veemência: “Nem pense nisto; vamos tratar de salvar a nossa pele!” – e, juntando as palavras à ação, prosseguiu célere a viagem sozinho. O outro, que permaneceu ao lado do homem caído, usando de misericórdia, após várias tentativas, colocou o moribundo enregelado em seus ombros, e desceu vagarosamente a colina, atingindo o povoado lá embaixo. O aquecimento recíproco dos corpos e o gigantesco esforço que despendera contribuíram para ativar-lhe a circulação, e, por meio deste heróico gesto, assegurou a preservação de sua vida e a do estranho. Dias após, serenada a nevasca, cães alpinos localizaram o cadáver do viandante que agira egoisticamente. Paul E. Holdcraft.

2. Na partilha (4:34-35)

a)Eles partilhavam tudo entre si. Não havia egoísmo. “Assim será sempre, quando o Espírito de Deus toma posse da vida. Aqueles cujo coração transborda do amor de Cristo, seguirão o exemplo dAquele que por amor de nós, se tornou pobre para que enriquecêssemos”.

b) Tudo era usado para o crescimento da igreja de Deus, Sua obra. E suas posses eram empregadas na obra com alegria: “Dinheiro, tempo, influência- todos os dons que receberam das mãos de Deus- só serão por eles apreciados quando usados como meio de fazer avançar a obra evangélica”. Provavelmente, isso fazia crescer a igreja de Deus. Será que nós temos feito isso para que a igreja de Deus cresça?


ILUSTRAÇÃO: 


O jovem Genecley, morava vizinho à nossa igreja em Maceió-AL. Apesar de ele viver no mundo das drogas, ele se sentiu atraído pela mensagem adventista não só pelo argumento bíblico, mas porque os irmãos daquela igreja, mesmo pobres, costumavam doar cestas básicas entre eles e aos carentes da rua, que inclusive ele era um dos tais. Genecley entregou sua vida a Jesus, e hoje é um grande colportor, cuja obra leva muitas pessoas aos pés de Jesus. Vimos claramente a junção da pregação e a união dos irmãos como determinantes para a conversão de almas, ocasionando o crescimento da igreja de Deus.


CONCLUSÃO: 

A igreja cresce se formos mais corajosos para pregarmos Sua palavra no poder do Espírito Santo. E também se formos unidos, e ajudadores dos nossos irmãos.


APELO: 

Você está disposto a pregar audazmente, e ser mais unido ao seu irmão para que a igreja cresça?