ASSUNTO: A salvação através de Jesus.
OBJETIVO: Levar os irmãos a confiar que Jesus Cristo é tudo.
TESE: Cristo é tudo para o crente.
TEXTO: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por
Mim.”
INTRODUÇÃO:
As pessoas vivem em busca de algo que o seu vazio existencial. Os homens de negócios sonham com grandes empreendimentos internacionais, os artistas sonham com sucesso, os médicos sonham com a cura do câncer e da Aids.
Mas sem Cristo o homem não é nada, sem Cristo o ser humano vive sem rumo, e sem a certeza de uma nova vida. Apenas em Jesus o homem encontra o verdadeiro sentido da vida e a certeza da salvação, pois Cristo é tudo o crente, para aquele que confia em Seus méritos salvíficos.
I – ELE É O CAMINHO.
Ele é o caminho para a vida eterna. – Só Jesus pode indicar o caminho para a vida eterna.
Ele é o caminho para o Céu. – Através dos méritos de Cristo o homem se habilita para viver no Céu.
Ele é o caminho da salvação. – O Sacrifício feito no calvário é que nos dá o direito a salvação.
II – ELE É A VERDADE.
Ele é a verdade que ensina. – Não há verdade em nenhum outro. “Não há outro nome pelo qual importa que sejamos salvos.”
Ele é a verdade que orienta – Cristo é a nossa bússola para nos orientar pelos caminhos da vida.
Ele é a verdade que salva. – Somente depois de crer e aceitar o Sacrifício de Cristo é que tomamos posse da verdade que salva.
III – ELE É A VIDA.
Ele é a vida saudável – O homem que se encontra com Cristo, passa a ter uma nova vida, sem vícios, sem maus hábitos. Este homem é completamente transformado pelo sangue de Cristo.
Ele é a vida que vale a pena - Podemos até ter problemas nos caminhos que nos levam a Cristo. Mas mesmo assim vale a pena ser cristão. pois o caminho estreito é o que nos leva a vida eterna, os caminhos largos nos levam à perdição.
Ele é a vida eterna. – Ele disse que é a própria vida eterna. E promete muito mais: “Quem crê em mim, ainda que morra viverá.”
ILUSTRAÇÃO:
Em um país comunista, onde a religião cristã é proibida de ser divulgada, as pessoas que se convertem são obrigadas a negar a sua fé em face da ameaça de morte. A jovem Perpétua conheceu a Jesus, se converteu ardentemente, se apaixonou por Jesus. Quando as autoridades descobriram que aquela jovem estava falando de Jesus e seu amor a outras pessoas da comunidade em que vivia, ela foi presa e condenada a morte, a menos que renunciasse a sua fé. Mas Perpétua se manteve fiel a Jesus, e disse: Como poderei negar Aquele que deu a Sua própria vida na cruz para me salvar? Eu não posso ser chamada de outra coisa que não seja cristã, e Ele me salvará. Morrerei por Ele, e Ele me dará a vida novamente.
CONCLUSÃO:
Em fim meus queridos irmãos, Cristo é tudo porque? Ele é o caminho, Ele é a verdade, Ele é a vida. Não há esperança em nenhum outro caminho. O homem que conhece a Cristo tem começo, mas não tem fim. Andar com Cristo nos dá a segurança de desfrutar a vida eterna com Ele e seus santos anjos. Pois Ele mesmo prometeu: “Eu vou preparar-vos lugar, e quando Eu for e vos preparar um lugar, Eu voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também.”
(S. Jo. 14: 1–3).
APELO:
Queridos irmãos e amigos aceite a salvação que Cristo nos oferece a todos, e Ele ficará feliz em levá-lo para morar com Ele no paraíso. Não deixes para depois a decisão, Ele te espera hoje.