TEMA: a preparação familiar para a celebração do Sábado.
PROPÓSITO: conduzir os membros a uma mudança de atitude em relação à preparação para o Sábado e a guarda do mesmo.
TEXTO: Isaías 58: 13-14.
TESE: o Sábado, se observado em família e bem preparado antecipadamente, torna-se uma bênção e deleite.
INTRODUÇÃO
No meio adventista é sempre comum a preocupação com a guarda do Sábado, e isso faz parte de uma das doutrinas mais distintivas da Igreja Adventista. Mas, muitas vezes, algumas famílias, têm se perdido em meio aos afazeres do dia-a-dia, e não têm dado a devida importância ao aspecto da preparação, gerando problemas entre seus membros.
O texto de Isaías 58:13-14 apresenta diversas implicações para hoje e ilumina nossa mente sobre esse assunto. Também o Espírito de Profecia traz várias referências a esse tema, que são de muita utilidade para a família.
I – SHALOM, ONEG, SHABBAT
A – Shalom
1 - Os judeus têm expressões que são algumas das maiores palavras de todas as línguas. A primeira palavra é “Shalom”, que significa paz, oriunda de profunda felicidade e alegria, satisfação e plenitude. Significa uma dádiva ao coração humano. Isaías 58 fala desta alegria que o sábado representa, uma festa espiritual semanal.
B – Oneg
1 - A palavra “Oneg” vem da raiz hebraica “deleite” de Isaías 58, denotando aquilo que deleita por suas qualidade superiores, aquilo que satisfaz e agrada por sua delicada beleza de um charme real.
C – Shabbat
1 - E finalmente a palavra “Shabbat” significa descanso, cessação, parada.
2 - A expressão Shallon Oneg Shabbat significa então: Paz, felicidade com satisfação, no dia de descanso. II – LEMBRA-TE DO SÁBADO
A - O mandamento do sábado inicia com um imperativo "Lembra-te." Esta lembrança está associada não somente por ser o sábado uma instituição antiga por ocasião do Sinai; mas também porque devemos lembrar de santificá-lo, isto é, separá-lo para atividades especiais.
B - Nosso dia-a-dia é corrido, precisamos trabalhar, outros estudar, outros cuidar da casa, da família, das compras ou de tudo isto junto.
C - Quem é que ainda não se viu chegando a sexta-feira ao pôr-do-sol com a cabeça em turbilhão, com assuntos preocupantes, estressantes?
III - A PREPARAÇÃO PARA O SÁBADO
A - Não deixar para se preparar apenas na Sexta-feira.
1 - Desde o domingo deve-se iniciar o preparo para receber o sábado.
"Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como objeto de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida. Todos os que considerarem o sábado um sinal entre eles e Deus,... praticarão dia a dia os estatutos de Seu reino, orando continuamente a Deus para que a santificação do sábado sobre eles repouse..." (Testemunhos Seletos Vol. III, p. 20).
B - Preparando-se em casa
1 – A base do sucesso é começar bem o dia. Um momento devocional com Deus deve ser a parte mais importante da vida do cristão.
2 – Uma boa administração da casa é importante porque mantém a família saudável, é um exemplo para os filhos, aumenta a dignidade e o "orgulho" na família e acima de tudo reflete o cristianismo.
"As primeiras vitórias devem ser alcançadas na vida doméstica. Aí é que deve começar a preparação para o sábado..." (Testemunhos Seletos Vol. III, p. 20)
"... Na sexta-feira deverá ficar determinada a preparação para o sábado. Tendo o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho... O sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer o alimento nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos...” (Testemunhos Seletos Vol.III, p.22).
C – A verdadeira preparação é espiritual.
1 – Deve-se atentar para os vários pontos que podem perturbar a alegria sabática: falta de estudo da Bíblia, falta de oração durante a semana, preocupação com as atividades seculares, sobrecarga com as atividades da igreja, cansaço e desacordos com os outros.
"Há ainda outro ponto a que devemos dar a nossa atenção no dia da preparação. Neste dia todas as divergências existentes entre irmãos, tanto na família como na igreja, devem ser removidas. Afaste-se da alma toda amargura, ira ou ressentimento... Antes de começar o sábado, tanto a mente como o físico devem desembaraçar-se de todos os negócios seculares..." (Testemunhos Seletos Vol. III, p.22).
CONCLUSÃO
Devemos despedir-nos do Sábado buscando bênçãos para a nova semana no lar ou na Igreja, no programa dos jovens, onde junto aos irmãos manteremos comunhão com Deus. Assim fazendo e usando a imaginação, se terá um dia diferente, dedicado a Deus, à Igreja e à família.
APELO: busque fazer do Sábado uma real oportunidade para adoração em família, com uma adequada preparação, em espírito de união. Se assim fizermos, o Senhor nos promete momentos de deleite, paz e satisfação em Seu dia: Shallom, Oneg, Shabbat!