TEMA: A instituição da páscoa nas Escrituras Sagradas.
PROPÓSITO: Levar a igreja a entender o simbolismo do cordeiro na páscoa.
TEXTO Êxodo 12:13
TESE: Entender que o sacrifício de sangue para os israelitas era um simbolismo Pascoal.
INTRODUÇÃO
No passado a páscoa representou a libertação da escravidão do povo israelita saindo do Egito. Quando chegou o momento de Deus libertar os hebreus, Ele instruiu-os a sacrificar um cordeiro para cada família, juntamente com pães asmos e ervas amargas.
O sacrifício daquela vida, o derramamento de seu sangue e a sua carne serviriam para tomar o lugar do primogênito de cada família. Deus libertaria o povo da escravidão e os guiaria para a liberdade.
Hoje o que a páscoa tem representado para mim? Seria apenas a reunião de familiares, espírito de festa, comida e bebida a vontade, ovos de chocolate? Qual deveria ser o verdadeiro significado da páscoa?
I- SALVOS PELO SANGUE DO CORDEIRO.
Porque a morte não atingiu o povo de Deus no Egito?
Simplesmente pelo fato de que o povo obedeceu a orientação Divina. Eles creram no sangue do cordeiro. Aquele sangue representava o sangue de Cristo.
Em todas as eras da história da humanidade foi representada através do sangue do cordeiro derramado pela humanidade.
II- O CORDEIRO SEM DEFEITO.
Certamente os melhores cordeiros foram escolhidos. Deus orientou aos filhos de Israel que sacrificassem um cordeiro perfeito. A ausência de defeitos ou manchas era uma representação do perfeito sacrifício de Cristo.
III- JESUS É O CORDEIRO.
No cordeiro morto, foi tomada providência para salvar os primogênitos. A morte do Cordeiro, porém, não bastava para garantir a salvação. Era preciso passar o sangue nos umbrais e na verga da porta. O espargir do sangue era tão importante como a morte do cordeiro. A páscoa é o símbolo da morte de Cristo. Ele é nossa páscoa. Morreu na cruz por nós. Na cruz foi tomada a providência para que todos sejam salvos. Mas a cruz em si mesma, não salva a ninguém. Unicamente provê a salvação. É necessário que se faça aplicação individual do sangue oferecido, ou seja, precisamos tomar a decisão de aceitar o sacrifício de Jesus Cristo.
CONCLUSÃO
É necessário aceitar e crer em Jesus, no Seu sangue que foi derramado por cada um de nós. Através de Seu sangue obtemos plena salvação. Não precisamos temer a condenação da morte, Jesus entregou-se por cada um de nós. Precisamos crer e aceitá-lo.
APELO
Um dia, iremos deixar este mundo. Quantos desejam fazer uma entrega de sua vida, aceitando a Jesus como nosso Salvador pessoal, e Ele nos libertará da escravidão do pecado?