TEMA: Principal problema da aflição de Jó
PROPÓSITO: Esclarecer que pessoas inocentes também sofrem.
TEXTO: Jó 1:5
TESE: Pessoas inocentes também sofrem
INTRODUÇÃO
Há milhares de pessoas que sofrem cada dia. O sofrimento é tão antigo quanto a raça humana. Quero contar-lhes uma pequena história.
Um jovem casal é agraciado com o nascimento de uma pequena Mimosa 1a filhinha, cresce sadia de corpo e espírito. Manifesta desde cedo inteligência precoce. Aos já canta, recita conhece letras e algarismo, faz prece inteligentes, raciocina com lógica e acertos. Suas gracinhas inocentes constituem o enlevo dos pais e visitas.
Um dia a mãe é ávida de que a menina caíra num córrego vizinho, e lá saíra um corpo sem vida. Porque Jô teve que sofrer?
O PROBLEMA DA AFLIÇÃO.
A. Jó e sua família
Jô aparece como um pai piedoso, não prejudicado pela prosperidade, ministrando como sacerdote de sua numerosa família. Jó intercedia cada dia por sua família.
Satanás tenta interferir (1:9-11)
Satanás insinua que Jô serve a Deus por causa de favores especiais, sua integridade é pelo fato de Jó possuir muitas riquezas. Deus então permite a Satanás provar a integridade.
JÓ RETÉM SUA INTEGRIDADE
A – Satanás Volta a Presença de Deus.
O retorno de Satanás é declarando acusação. Jó tem bens, Tu o cercaste de tudo. Amaldiçoa e vê se continuará íntegro. O Senhor permite que Satanás destrua tudo que Jó possui.
1. Revolta da Esposa (V. 2:9-10)
Parece que ela ainda não tinha entendido o propósito de Deus na vida de Jó, mesmo assim Jó não peca contra Deus.
JÓ PERDE TUDO (V. 1:13-19)
A – Onde Satanás começa o Ataque
Destruiu suas propriedades, tirou seus valores financeiros. O fogo consumiu, ovelhas, servos e camelos.
1. Filhos e Filhas (V. 1:18-19)
Os filhos são herança do Senhor. Esse ponto deve ter sido o mais difícil na vida de Jó. Ele recebe a notícia que seus tinham morrido e ainda assim se manteve firme.
CONCLUSÃO
A história revela como milhares sofreram por causa de sua fé, por sua fidelidade a Deus. Pedro foi crucificado de cabeça para baixo; Tomé foi martirizado na Etiópia; Bartolomeu foi esfolado vivo; Paulo foi decapitado em Roma; André foi atado à cruz na Grécia até morrer; João foi lançado em um caldeirão fervente.
Concluímos que: É ódio de Satanás contra os seguidores de Jesus e isto continuará até o fim. Assim todos os que querem viver piamente em Cristo sofrerá perseguições.
APELO
Jesus sofreu perseguições, Ele mesmo disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo. Venha e entenda que seu sofrimento não é pelo desleixo de Deus, mas por sua fidelidade a Ele.