Tema: A Luta entre o bem e o mal
Propósito: Demonstrar como a vida cristã assemelha-se a preparação do atleta e a necessidade de conhecer as estratégias do adversário.
Texto: I Cor.9:24-26
Tese: O preparo do cristão assemelha-se ao do atleta
INTRODUÇÃO
Vivemos no país tetra campeão de futebol do mundo. Em cada família brasileira, todos sonham ter um ídolo desse esporte tão famoso quanto Pelé, Maradona ou Zico.
Mas o que a maioria desconhece é que chegar aonde eles chegaram é necessária determinação, garra, abstinência de algumas coisas que não contribuem para o crescimento em nenhum aspecto do atleta. A vida do Cristão não é muito diferente, assemelha a do atleta.
I- NA BUSCA DA VITÓRIA
Nos esportes um atleta ou equipe esportiva buscam o prêmio. ( v.24)
Na vida do cristão, todos podem levar o prêmio (v.24 up).
II- NO PREPARO FÍSICO E PSICOLÓGICO
1- O atleta precisa desenvolver
domínio em tudo ( v.25)
abster-se de drogas, bebidas alcoólicas e noites mal dormidas.
Manter alimentação equilibrada e rica em carboidratos.
Necessita de concentração.
O cristão também precisa dominar-se em tudo:
Abster-se do que é prejudicial a saúde.
Cuidar do corpo com alimentação adequada.
Necessita concentração
“ Conquanto devamos trabalhar ativamente pela salvação dos perdidos, cumpre-nos também consagrar tempo à meditação, à oração e ao estudo da Palavra de Deus.”
III- NA NECESSIDADE DO CONHECIMENTO DAS TÁTICAS DO ADVERSÁRIO:
Conhecer os melhores de cada posição em cada jogo.
O ponto fraco do atleta ou da equipe .
ILUSTRAÇÃO:
O jogador Edmundo, excelente atacante da seleção brasileira tem dificuldade de relacionamento e seu ponto fraco é o seu temperamento difícil. Os oponentes conhecedores da fraqueza do rapaz tentam de todas as maneiras provoca-lo a fim de atrapalhar a equipe.
A maneira como desviar a atenção posta na vitória.
O cristão precisa conhecer as estratégias de Satanás para desviar a atenção da vitória.
Tenta destruir aqueles que exercem influência sobre os outros.
Procura tentar no ponto fraco do indivíduo.
Usa aqueles que não colocaram um propósito elevado para sua vida.
“Um homem sem alvo na vida é como um pedaço de pau no mar, levado para cá e para lá ao sabor das ondas.”
IV- NA NECESSIDADE DE ENTREGAR- SE COMPLETAMENTE A SEU PROPÓSITO.
Dedicar-se sem reservas é o segredo dos vencedores.
Interessante frase de Airton Sena diz: Não tenho ídolos. Tenho admiração por trabalho, esforço e dedicação.
O cristão precisa para a obra que está diante de si entregar mente corpo e alma e como Paulo buscar o maior e mais sublime de todos os objetivos.
“ Pondo-os em contato com uma beleza mais verdadeira, com mais nobres vidas, induzi-las a contemplar aquele que é totalmente desejável.
Quando o olhar se fixa sobre Ele, a vida encontra o seu centro. O entusiasmo, a devoção generosa, o apaixonado ardor da juventude encontra aqui o seu objetivo. O dever torna-se um deleite e o sacrifício um prazer. Honrar a Cristo, tornar-se semelhante a Ele, trabalhar por Ele, será a mais elevada ambição da vida e sua máxima alegria. Ed. pg. 296 e 297.
CONCLUSÃO:
No conflito em que estamos, não podemos ser neutros. De um lado ou de outro estaremos. Para sermos cristãos vencedores, é preciso nos abstermos do que nos faz mal e nos suprirmos com aquilo que nos fortalece.
Satanás tem sua táticas para destruir os incautos, ele tem usado os meios de comunicação para influir em suas decisões e tem procurado destruir você pelas mais variadas formas. Ele conhece seus pontos fracos, seu tendão de Aquiles
APELO:
Não gostaria você de, pelo poder de Cristo Jesus, está capacitado para vencer os ataques do inimigo buscando está mais próximo ao Salvador e atentando bem para não ser pego pelas táticas do inimigo?