TEMA: Educacão/Disciplina
PROPÓSITO: Levar o ouvinte a confiar na disciplina baseada nos princípio bíblicos.
TESE: Ensina a criança no caminho em que deve andar
TEXTO: Prov. 22: 6
INTRODUÇÃO:
Com a mudança de valores, aumentaram as teorias sobre educação, dificultando assim a compreensão dos pais quanto a maneira correta de disciplinar. A palavra de Deus apresenta algumas orientações baseadas em princípios que são inconfundíveis para os pais. Apresentaremos essas orientações.
I - PAIS COMO EXEMPLOS OU MODELO:
A - Tendo-o como discípulo:
1 – Seguindo o manual de treinamento: “ Lei de Moisés “ , pois a lei é o guia (Deut. 6: )
a) Segundo Champlim, a idéia é a seguinte: “A fé de seu pai torna- se- a sua fé, e ele a seguirá até o fim”
Por meio da lei o homem obtém sabedoria e vida ( Prov. 4:13 )
2 - A palavra “ Disciplinar “
a ) Disciplinar, significa: discípulo, aluno; e discípulo, significa, aquele que aprende com seu professor. Os pais devem ser exemplos ou modelos do que ensinam a seus filhos
b ) O objetivo da disciplina é treinar a criança para que saiba se autogovernar
A criança pode questionar, mas lembre-se os pais que eles é que são os professores e mestres e podem influenciar nos primeiros anos de vida da criança.
II - CEDO:
Quando mostra a própria vontade:
A escritora cristã , Nanci Van pelt, diz o seguinte: “ a disciplina deve começar quando a criança começar a mostrar sua própria vontade ”: ( Filhos- Educando com Sucesso, pág. 81)
a) Quando ela começa a mostrar sua própria vontade, já é hora de ensiná-la a fazer sábias decisões.
No Primeiro Ano:
O primeiro ano de vida é o mais importante.
Segundo o psicólogo Leland E. Glover, o primeiro ano é o mais importante. Alem disso, o primeiro mês do tipo de amadurecimento diminui gradativamente dos dez aos quatorze anos seguintes. ( How to Give Your Child a Good Start in Life, Pág. 18)
Começa com o bebê nos braços da mãe: Segundo Ellem White, uma escritora americana, a educação começa com o bebê, nos braços da mãe... deve a obra de educação e preparo começar na infância; pois então, a mente é mais susceptível de receber informações e as lições dadas são lembradas. ( O C. , Pág. 26 )
III - COM EQUILÍBRIO:
Disciplina com castigo:
Quando se comporta mal:
a) Quando a criança se comporta mal repetidas vezes, e após várias advertências, ela precisa de um castigo para aprender a lição.
Quando desafia a autoridade:
A criança deve receber castigo quando desafia deliberadamente a autoridade dos pais
Respeite sua imaturidade:
1. Não castigá-lo por ser simplesmente criança:
Não devemos castigá-la simplesmente por ser criança e demonstrar atitudes infantis. Ex. esquecer de dar comida ao cachorro, deixar a bicicleta do lado de fora ou deixar cair um copo.
Use métodos básico de castigo:
Privação:
Restrição ou separação da criança do seu ambiente normal, ou negar algo que seja importante para ela.
Isolamento:
Mandá-la para o quarto ou deixá-la sentada em alguma cadeira ( não se esqueça de dizer o por que e determinar o tempo do castigo para que ela não pense que é para sempre.
Castigo Físico:
a)É o método para controlar o comportamento quando os outros métodos fracassaram
CONCLUSÃO
O filho estava desobedecendo ao pai. Este colocou-o de castigo, isolando-o no sótão por algumas horas. Ao sentir compaixão e não podendo ir contra o castigo que ele mesmo dera, resolveu ir para o sótão e sofrer o castigo com seu
filho até cumprirem-se o tempo determinado.
É assim que Deus disciplina seus filhos, mesclando a justiça com amor. Assim devem os pais disciplinar, e através de sua vida de amor e obediência a Deus, levar seus filhos a amarem e viverem no caminho da vida eterna.
Fonte:
Pelt, Nancy Van , Filhos- Educando com Sucesso, ( Tatui São Paulo : CPB, 1996)
Russel Norman Champlin, O Antigo Testamento interpretado, 1ª ed. (São Paulo: Candeia, 2000)