PROPÓSITO: Levar a igreja a assumir o IDE que Cristo nos confiou
TEXTO: ( Mt 9. 35, Mr 6. 6, Lc 13. 24, Mr 1. 21, Lc 4. 15; Mt 28. 19,20.
TESE: Todos somos professores ordenados por Deus.
INTRODUCAO
Deus tem Sua escola estabelecida no mundo, e Ele usa métodos de ensino para seu povo, onde tinhamos primeiro o Eden, depois a Igreja, e finalmente o Ceu e o nova Terra. Sempre ouve quem ensinasse as pessoas, e precisamos descobrir qual a parte que nos corresponde neste processo educativo.
OBS: este sermão foi preparado com o objetivo de ser usado em uma semana de oração jovem, onde alem de apresentar a igreja como uma escola, também são apresentadas as disciplinas desta escola pelos nomes conhecidos dos jovens, onde serão identificadas na Bíblia materias como física, literatura, geografia, etc.
I- O QUE É ESCOLA:
A) A definição de escola segundo o Aurélio, a palavra é de origem grega SCHOLÈ e significa:
estabelecimento público ou privado onde se ministra sistematicamente, ensino coletivo;
alunos professores e pessoal da escola;
edificio onde funciona a escola;
sistema ou doutrina de pessoa notável em qualquer dos ramos do saber;
, conjunto de adeptos ou seguidores de um mestre ou de uma doutrina ou sistema;
ensinamento, exemplo, lição
O que é próprio para instruir, para dar experiencia, vivencia, lugar onde as pessoas se reunem para ensinar e aprender.
B) A definição de escola para um professor é diferente da de um aluno e de um pai, mas todos tem um consenço em comum que ali é um local de ensino;
Deus tem também seu local de ensino na Terra.
II- A PRIMEIRA ESCOLA
A primeira coisa que Deus vez ao criar o ser humano foi lhes dar uma aula de sobrevivencia, o que comer, como e o que eles deveriam fazer, bem como o objetivo de os ter criado ( Gn 1.28-30 ), estava então “estabelecida uma escola modelo no Edem, o lar de nossos primeiros pais” ( Educacão, E. G. W. 20-22 ), algumas coisas devem ser destacadas nesta escola onde vemos que:
“o Jardim do Edem era a sala de aulas”;
“a natureza, o compêndio”;
“o próprio Criador, o instrutor”;
“e os pais da familia humana, os alunos” ( Educação 20-22 ).
Deus tinha um objetivo nobre ao estabelecer sua escola, e E. G. White diz que “desta maneira, com o correr do tempo, a Terra toda seria ocupada com lares e escolas em que as palavras de Deus seriam estudadas e onde os estudantes mais e mais ficariam em condições de refletir pelos séculos sem fim a luz do conhecimento de Sua glória” ( Idem )
a primeira “prova” por assim dizer, que foi dada ao ser humano, foi uma prova de obediencia, a qual se fosse vencida e “se com firmeza repelissem suas primeiras insinuações, estariam tão livres de perigo como os mensageiros celestiais” ( Patriarcas E Profetas, pag. 45).
Pelo fato dos homens não terem passado no teste de fidelidade e assim serem colocados fora de perigo gozando assim dos vafores de Deus ( História da Redenção, pag. 24 ), eles foram expulsos de seu primeiro lar, e agora Deus precisaria de outra escola e outros objetivos.
III- A ESCOLA SUBSTITUTA
Ao pecar o homem perdeu sua escola original o privilégio de ter Deus como professor e o Jardim;
Deus ministra agora ao homem um novo método de ensino – o sacrificio – revelando o objetivo da nova escola que seria estabelecida, o plano de salvar o ser caido.
Uma nação foi escolhida como sede desta nova escola, e o estabelecimento de uma liturgia de ensino deu origem ao que hoje conhecemos por igreja, que é a escola de Deus na Terra. Israel teria agora uma missão, e se este cumprisse bem este propósito, não teriam necessidade de sair “correndo” atrás de alunos, vejamos o que a Bíblia nos diz a este respeito:
povos virão a ti para serem “ensinados” ( Is. 2.3 );
todos reconheceriam que era Deus o diretor desta nação ( escola ) ( Is. 45.14 );
viriam de longe para serem ensinados ( Is. 49.12 )
o ensino seria tao convincente que os alunos se agarrariam nas vestes dos educadores e os seguiriam por onde quer que estes fossem ( Zac. 8. 20-23 ),
Deus confiou a arte de ensinar o plano da redenção aos homens do passado, este não cumpriram o propósito, então o próprio Cristo, o primeiro professor, veio novamente nos ensinar.
IV- O PRIMEIRO PROFESSOR RETORNA A SUA ESCOLA
Para ensinar Seu povo o próprio Deus veio a Terra em forma humana,
Cristo teve como ministério principal ENSINAR, dEle nos é dito que “percoria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas ( Mt 9. 35, Mr 6. 6, Lc 13. 24, Mr 1. 21, Lc 4. 15 ),
Cristo nos revelou e praticou todo o Seu próprio ensino, e ao subir ao Céu, depois de rejeitar Israel como nação, Ele estabelece agora uma nova escola.
V- A NOVA ESCOLA, OS NOVOS PROFESSORES
Cristo estabeleceu uma nova escola, sua igreja,
Novos professores, VOCÊ E EU ( Mt 28. 19, 20 ) IDE E ENSINAI, voce e eu fomos eleitos, incumbidos de ensinar, até aquele dia em que teremos a escola original de volta, onde no Céu também receberemos instruções, pois “o Céu é uma escola; o campo de seus estudos, o universo; seu professor, o Ser infinito...não haverá ali tentador, nem possibilidade para o mal. Todos os caracteres resistirao a prova do mal... restabelecidos a Sua precensa, de novo os homens serão, como no principio, ensinados por Deus” ( Educação, pag. 301-304 ).
CONCLUSÃO
Deus sempre teve um ensino a transmitir para seus seres criados, Ele não nos fez para sairmos por ai como bestas que não sabem para onde vão, é também Seu intento, por misericórdia de nós, que participemos deste ensino, pois ajudando outros, encontraremos forças para chegarmos também ao final de nossa carreira terrestre. O pastor Abdala em seu sermão chamado “ os Segredos da Felicidade”, coloca como primeiro ponto para ser feliz ajudar outros. Nós temos uma grande missão a cumprir, somos os professores da escola de Deus, a igreja, e devemos ensinar suas matérias enquanto temos tempo.
APELO
Apelar para todos assumirem suas partes na grande obra de ensinar o mundo. A autoridade já nos foi dada, o poder também, falta somente cumprir a ordem IDE E ENSINAI.