ASSUNTO: O dom do amor.
OBJETIVO: Levar os irmãos a amarem uns aos outros.
TEXTO: 1Co 13.
TESE: O Amor é uma necessidade.
Introdução:
O amor em nossos dias tem sido um pouco esquecido, até muitas vazes em nossa própria igreja e só em Cristo podemos voltar a amar de verdade. Na igreja de Corinto faltava amor então Paulo sabendo disto escreveu o capítulo 13 que possui três divisões.
I. necessitamos de amor 1CO 13:1-3.
Estes três versos falam da nossa necessidade de Amor.
Posso realizar diversos feitos sem a motivação correta, O Amor. Posso entregar os meus bens, posso dar meu corpo... No dia 11 de Setembro de 2001, houve o atentado às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova Iorque. Aqueles terroristas deram sua vida para matar várias, amavam a causa, mas esqueceram-se do verdadeiro amor.
Jesus certa vez disse: “O amor de muitos esfriará” Mt 24:12.
II. Não conhecemos o verdadeiro amor. (1 COR. 13:4-6)
Nestes versos identificamos a explicação do amor.
Jesus é a personificação do amor.
* Onde há a palavra amor, coloquemos o nome de Jesus.
* Onde há a palavra amor, coloquemos o nosso nome.
Na parábola do Bom Samaritano, os líderes religiosos não demonstraram amor com o próximo, mas sim o Samaritano que era excluído pela sociedade.
“Em Cristo saímos dos extremos para o equilíbrio”
O amor tem um componente moral vs. 6, “não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade”. Às vezes os namorados cobram provas de amor , pedindo que suas namoradas se entreguem para eles, mas será que isto é amor de verdade.
III. necessitamos dO amor que espera. (1 COR. 13:7)
As palavras centrais do capítulo são: “Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.
O natural do ser humano é completar o nosso semelhante com o mal. Devemos aprender a ver o melhor do outro. Jesus crê em nós, ele viu o melhor de Maria Madalena, do ladrão na cruz.
Conclusão:
Portando, devemos como filhos de Deus demonstrar o amor verdadeiro aos semelhantes, Jesus é a pessoa do amor e dEle podemos buscar, pois é uma fonte inesgotável e quando bebermos desta fonte, seremos também transmissoras deste amor.
apelo:
Busquemos, pois este amor como que isto fosse a única coisa que restasse a fazer em nossa vida.