TEMA – O Amor de Deus
PROPÓSITO – Para a igreja se consagrar e serem bons exemplos
TEXTO – Is 5:1-2
TESE – Deus é o único dono da vinha.
INTRODUÇÃO
Como é gostoso quando chupamos as uvas bem doces, e como é ruim quando sentimos o paladar de uvas amargas e podres.
Lembro-me quando meu pai chegava em casa do trabalho, as vezes que ele trazia as uvas. Era uma briga para ver quem ficava com os cachos mais completos, e quando recebíamos as uvas que tristeza às vezes estavam quase todas azedas, e não podíamos chupar
Ficava olhando para o semblante do meu pai, triste pois tinha que jogar fora as uvas que não prestava.
No livro de Isaías no Cap. 5 há uma história em forma de parábola (canto) que nos apresenta algo parecido. A decepção de Deus pela sua vinha, veja.
COMO DONO ELE SE PREOCUPA.
É importante lembrarmos do grande amor de Deus pelo seu povo. Aqui representado nessa parábola (cântico) como uma vinha. Deus operou grandes maravilhas ao libertar o povo do Egito, e penso eu, ainda maiores foram a que passaram no deserto e até receberam a terra prometida. Escolheu uma terra muito fértil, dava as bênçãos necessárias para o seu crescimento.
E como um pai amoroso dava a maior atenção para esse povo. Esperava que eles lhe fossem fiéis como ele o era. Esperava que dessem bons frutos, mas ...
COMO DONO ESPERA BONS FRUTOS, MAS ...
A melhor coisa que acontece para o proprietário de uma terra é quando chega a colheita. E para o povo hebreu não era diferente, fazia uma grande festa em comemoração a colheita.
Então é chegada a hora de colher, todo o cuidado do proprietário o empreendimento aguardava uma boa colheita. Mas deu uvas bravas, podres, mal cheirosas. Que decepção para o dono da vinha. Para o povo de Israel isso era uma grande tristeza, e se tornava em prantos para todos.
Imaginem agora a tristeza de nosso Deus, todo o cuidado e amor foram sem nenhum valor para o povo de Israel. Esperava a verdadeira conversão de seu povo. Mas só honravam com os lábios mais o coração estava em outros deuses, longe do propósito do verdadeiro Deus.
Chegou o momento de Deus dá um basta nos maus frutos e como dono destruirá
COMO DONO VAI DESTRUIR OS MAUS FRUTOS
O povo de Israel e Judá perderia a proteção de Deus (v. 5), sendo assim ficaria um fácil alvo dos inimigos destruírem. Estavam cegos com as ilusões de Satanás. Corrompeu-se com idolatria prostituição, lascívia feitiçaria, inimizades, glutonarias, bebidas, etc.
Deus deu muitas chances de arrependimento para eles , mas não se converteram de verdade, e voltavam nas mesmas práticas. Então Deus teve que permitir sua destruição.
Assim como Deus tinha Israel e Judá como uma vinha especial, que serviria de exemplo para todo mundo, Ele não é diferente hoje. Deus tem um povo e como dono desse povo escolhido é seu desejo que o preguem para o mundo. Espera que sejam bons frutos e que fujam do mau caminho. Muitos estão brincando com Deus, mas chegará o momento em que as alegrias se tornarão em sofrimento e tormenta. Porque Ele vai destruir as uvas podres e exterminar toda praga, podemos então concluir.
CONCLUSÃO: Que o senhor Deus, dono da vinha fizera todo o cuidado. Semelhante ao agricultor que tem interesse na sua vinha
Mas o povo abandonou a deus com práticas perversas, e seguiu o caminho do coração. Então Deus teve que permitir a queda de Israel e Judá. Teve que destruir os maus frutos.
E o mesmo ocorrerá em nossos tempos, somos povo de Deus, mas no meio tem uvas podres, pois essas uvas (pessoas) andam por caminho que o levaram a morte. Deus dará fim nessas pessoas assim como dará em Satanás.
APELO: Meus queridos irmãos em que tipo de pessoa você se encontra, será que as coisas que tem feito e´ para a glória de Deus ? Não se engane com este mundo, aceite o cuidado de Deus, peça a Ele que seja sempre um bom fruto, que seja um espelho para o mundo. Amém!