ASSUNTO: Fidelidade e serviço.
OBJETIVO: Levar os irmãos a um preparo.
TEXTO: Luc. 12:40.
TESE: Devemos ser fiéis na obra que Deus nos confiou.
INTRODUÇÃO:
Uma comissária de bordo ajudou um jovem, um tanto nervoso, ao encontrar sua poltrona. A senhora ao lado sorriu e perguntou a ele: “É seu primeiro vôo?”.
O moço confirmou e tirou da pasta uma foto de uma moça de saudade e comentou: “estou indo visitar minha noiva e conhecer seus pais”. Nesse momento a comissária anunciou que o comandante havia pedido que todos apertassem os cintos de segurança.
O apreensivo rapaz ajeitou a foto no encosto do banco que estava a sua frente de modo que pudesse contemplá-la durante a viagem, mas passou a prestar atenção às instruções, procurando entendê-las e obedecendo prontamente aos indicativos. Demonstrava-se interessado e preocupado com tudo o que tinha a ver com aquele avião, pois ele o conduzira aos braços de sua amada.
Nós estamos esperando a volta do nosso amorável Senhor, muitas vezes nessa espera perdemos de vista o nosso alvo “Cristo” e paramos para pensar nos problemas e instruções que o mundo nos mostra e esquecemos de nos perguntar. Como devemos esperar o retorno de Jesus.
I. SENDO FIÉIS (Luc. 12:35-40).
Este texto refere-se à parábola do servo vigilante. Jesus a princípio estava falando aos seus discípulos, mas como sempre a multidão vivia ao seu redor, podemos dizer que foi a primeira vez que Jesus ensinou publicamente a respeito da sua segunda vinda. A multidão comprimia-se para conseguir uma breve visão de Jesus. Com Ele ia um compacto grupo de seguidores. E em meio às curtas parábolas, Pedro pergunta: “Senhor, proferes esta parábola para nós ou para todos?” (vs. 41). A resposta de Jesus, indica indireta, mais claramente, que as palavras de advertência e ânimo que falara, são para Seus seguidores. Temos evidências de que Pedro e João compreendera Seus ensinos. Aprender de Jesus nos conservará fiéis e nos ajudará a produzir frutos.
II. SERVINDO (Luc. 12:37).
Jesus, nesta parábola mostrou ser um Senhor fora dos padrões. Mostrou ser um Senhor fora dos padrões. Um Senhor que para os Judeus não podia servir a ninguém, e sim, ser servido. Jesus mostrou ser um Senhor que serve. Ele foi o nosso maio exemplo de serviço, dedicou-se unicamente para servir-nos.
“Em Sua vida de ensinos, Cristo deu um perfeito exemplo do abnegado ministério que tem sua origem em Deus. Deus não vive para si. Criando o mundo, mantendo todas as coisas, Ele está constantemente ministrando em benefício de outros. ... Esse ideal de ministério confiou Deus a Seu Filho. A Jesus foi dado pôr-se como cabeça da humanidade, para que por Seu exemplo pudesse ensinar o que significa servir. Toda a Sua vida esteve sob a lei do serviço. Serviu a todos, a todos ajudou. Assim viveu Ele a lei de Deus, e por Seu exemplo mostrou como podemos obedecer a mesma”.
Precisamos saciar nossa própria sede junto ao poço das águas vivas, e então confiar na promessa de que, por nossa vez, nos tornaremos fontes de água viva.
“Deus deu a cada um a sua obra; e todo obreiro verdadeiro irradia luz ao mundo, porque se acha unido a Deus e a Cristo e aos anjos celestiais, na grande obra de salvar os perdidos. Pela associação divina ele se torna mais e mais esclarecido em fazer a obra de Deus.”
Deus nos fez cooperadores Seus, e espera que cumpramos à nossa parte.
CONCLUSÃO:
Portanto, devemos manter-nos fiéis a Deus, em todos os momentos da nossa vida. E mostramos a nossa fidelidade a Deus servindo aos outros, seguindo Seu exemplo. Só assim quando Jesus voltar o encontraremos e nos regozijaremos nEle.
APELO:
Sejamos fiéis a Deus e O sirvamos de todo o nosso coração.