ASSUNTO: Dependência de Cristo.
OBJETIVO: Conhecermos os resultados da permanência ou não em Cristo.
TEXTO: Jo 15:5, 6.
TESE: Só poderemos frutificar espiritualmente em ligados em Cristo.
INTRODUÇÃO:
Cristo é a videira verdadeira, e nós os Seus ramos, permanecemos nEle e damos testemunho desta permanência, ficamos ligados e através desta ligação nós damos frutos, que serão notados e através deles daremos testemunhos de Cristo.
I. PERMANECER NELE.
1 – O permanecer no evangelho de João, tem um significado muito especial, para mostrar a importância desta permanência em Cristo a videira.
a) Permanência igual a de Cristo com Deus
b) Nossa permanência em Cristo muito mais profunda e espiritual, que meramente externa.
c) Experiência conseguida unicamente com a ajuda do Espírito Santo em nossa vida.
Os vizinhos de certo homem costumavam afirmar: “Este homem é realmente grande porque, quando estamos em sua companhia, nós mesmos nos sentimos melhores!”.
Fato idêntico ocorre quando estamos em permanente comunhão com Jesus. Sempre que a Ele nos associamos, nós nos tornamos, indubitavelmente, pessoas melhores!
II. DEVEMOS DAR FRUTOS.
1 – Este deve ser o sentido máximo de nossa permanência em Cristo, assim como na agricultura, se um galho não produz fruto deve ser arrancado e posto fora.
2 – Conseqüência de estarmos ligados é a produção de frutos.
a) É natural.
b) Mas precisamos estar com Cristo e extrai dEle a substância vital para vivermos a vida cristã, senão a permanência é em vão.1
c) Nós podemos estar na igreja, mas se não mantivermos a comunhão com Cristo de nada vale.
III.SERMOS LANÇADOS FORA
1 – Este é o resultado de quem apenas está ligado talvez com uma pontinha bem pequena, que não consiga pegar nada.
a) Não podemos ser cristãos passivos e não participantes.
b) Pessoas devem reconhecer a Cristo através de nossos frutos.
CONCLUSÃO:
Irmãos, devemos nos ligar mais a Cristo e permanecermos nEle, para fazermos parte de sua natureza, isto é que nós devemos fazer, sermos parte da videira, um ramo que produza, para que na hora final não sejamos arrancados e postos no fogo, mas para isso nossa comunhão deve ser mais forte através do Espírito Santo. Quantos hoje querem renovar sua comunhão com Deus? Nos levantemos para a oração.