ASSUNTO: Missiologia.
OBJETIVO: Mostrar que deve haver um equilíbrio entre a missão centrípeta e a centrífuga.
TEXTO: Dt. 4:5-9; Mt. 28:18-20.
TESE: A Bíblia é um guia seguro quanto à missiologia.
INTRODUÇÃO:
Podemos dividir a missão na Bíblia em três fases. No Antigo Testamento, No Novo Testamento e na Igreja. Faz-se agora uma análise e equilíbrio entre as três fases.
I. MISSÃO CENTRÍPETA.
Israel estava no centro. Escolha geográfica privilegiada. O povo de Israel tinha que somente ser o povo de Deus. A prosperidade resultante das bênçãos de Deus Cativaria as outras nações.
1 - Daniel e seus amigos são exemplos de missão centrípeta. (Livro de Daniel)
2 - Textos que enfatizam a Missão Centrípeta: Dt. 4:5-9; Sl 68:28,29; Is 2:1-4, Antes do cativeiro - Is. 45:14; 49:12, - Depois do Cativeiro - Zc. 8:20-23.
3 - Profecia Condicional, para resultar as bençãos. Dt. 28:1-14.
ILUSTRAÇÃO:
Ellen G. White, em Profetas e Reis diz o seguinte: “Os filhos de Israel devia ocupar todo o território que Deus lhes indicara. aquelas nações que haviam rejeitado a adoração e serviço ao verdadeiro Deus, deviam ser despojadas. Mas era propósito de Deus que pela revelação de caráter através de Israel, fossem os Homens atraídos para si... Mas o antigo Israel não cumpriu o propósito de Deus.”
Mas será que o plano de Deus foi Frustrado? Ou Ele mudou de Estratégia?
II. MISSÃO CENTRÍFUGA..
1 - O enfoque é convocar e congregar.
2 - A Igreja de Deus no Centro. Texto Chave: Mt. 28:18-20.
Antes da ressurreição era centrípeta e depois da ressurreição centrifuga .
Jesus enfatizou a missão centrípeta ao Utilizar dois dos três anos dizendo que eles não deveriam ser como os Gentios. (Mt. 6:7) Eles deviam ser discípulos para então pensar em fazer. Ninguém dá o que não tem.
Porém as pessoas não entendiam a missão centrífuga. A solução foi enviar o apostolo Paulo. O apóstolo dos Gentios.
III. MISSÃO NA IGREJA.
1 - Equilíbrio entre as duas missões.
ILUSTRAÇÃO:
A goiabeira dá goiabas por que ela é uma goiabeira e não para ser uma goiabeira. Quem não é discípulo não faz discípulo. Se faz discípulo naturalmente. Jesus usou dois dos três anos que passou com os discípulos ensinando-os a serem. Só então Ele deu a Grande Comissão de Mateus.
CONCLUSÃO:
Existe na Bíblia três tipos de missão: A Centrípeta, Centrífuga e a da Igreja. Devemos ao levar o evangelho fazer um equilíbrio entre as duas primeiros para então atingirmos o objetivo da terceira. Ser discípulo para então fazer discípulo. Esta é a estratégia de Jesus Cristo Para hoje.
APELO:
Ellen G. White, no livro Atos dos Apóstolos diz que ‘muitos estão no limiar do reino.” Só esperando que eu e você preguemos o evangelho para elas. Não deixemos que as pessoas pereçam por nossa negligência. Oremos.