98 AS EXIGÊNCIAS PARA ENTRAR NO REINO

acervo de sermões extra

 

TEMA/ASSUNTO: A RENOVAÇÃO MORAL E ESPIRITUAL NECESSÁRIA PARA ENTRAR NO REINO DO SENHOR


OBJETIVO: ESTIMULAR UMA RENOVAÇÃO MORAL E ESPIRITUAL ENTRE AQUELES QUE AGUARDAM A VINDA DO  REINO DE CRISTO.


TEXTO: IS 35:3-4 “Fortalecei as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes. dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais...”


INTRODUÇÃO:


Vivemos em um mundo cheio de exigências, são exigências, sociais, educacionais, morais, etc. Essa palavra exigência me faz lembrar de quando eu tinha uns dezoito anos e fiquei desempregado. 


Naqueles dias li nos classificados de um jornal um anúncio dizendo, que precisavam de um escriturário com experiência em carteira de cobrança, como essa era a minha experiência profissional, compareci a empresa e me candidatei aquela vaga. Logo foram marcados os testes, após prestar todos os exames, foi marcada uma entrevista comigo, e esta seria a última etapa antes da admissão na empresa. 


No dia da entrevista eu estava radiante porque seria só uma entrevista e provavelmente  vaga seria minha, finalmente voltaria a trabalhar. Compareci a entrevista na hora marcada no local e hora estabelecidos, fui então recebido pelo entrevistador que iniciou a bateria de perguntas, e entre elas fez a seguinte: “Qual é a sua religião”? 


Prontamente eu respondi, sou Adventista do sétimo dia, percebi que o entrevistador ficou um tanto surpreso com a minha resposta, mas nada me disse naquele momento sobre a minha religião, me fez outras perguntas até que finalizou a entrevista  e me pediu para aguardar um pouco, enquanto se retirou, alguns minutos depois voltou e me disse: “você foi muito bem em todos os testes, a vaga será sua, só que existe uma exigência em nossa empresa para que os funcionários trabalhem aos sábados, e você faz parte daquela igreja que não trabalha aos sábados, se você abrir mão dos seus princípios e preencher a exigência ao emprego nesta empresa a vaga é sua.”

Eu não preenchi as exigências daquela empresa quanto ao trabalho aos sábados, e fiquei sem a vaga, como foi difícil para  mim perder aquela vaga, mas as exigências da empresa feriam minha fé, e para mim era preferível permanecer sem o emprego, mas não ferir minhas crenças. Por isso todas vezes que ouço falar em exigências lembro-me desse episódio. 

O texto que lemos de Isaías fala-nos de três exigências que são exigidas daqueles que desejassem  entrar no novo reino de Jeová.

Estas exigências feitas aos judeus que retornavam do cativeiro babilônico para restabelecerem o reino de Israel, são apresentadas  pelo profeta Isaías na forma de conselhos. É preciso cumprir as exigências de Deus, para entrar em seu Reino.




I.FORTALECEI AS  MÃOS FROUXAS (FRACAS);


A primeira exigência faz referência as mãos, e aquele povo que durante os dias humilhantes do cativeiro, havia sofrido a miséria e a aflição provocados pelo afastamento de sua terra natal e pelo jugo imposto pelos dominadores, tinham enfraquecido, não só as mãos, mas todas suas forças.

As mãos aparecem neste texto como representação de atos, obras e procedimentos. Na forma de conselho Isaías adverte ao povo que durante o cativeiro havia sofrido a perda das características de povo de Deus, a renovarem suas forças assumindo uma postura que preenchesse as exigências que os tornassem dignos de pertencer ao novo reino. Mãos enfraquecidas pelo medo não seriam capazes de realizar aquilo que Jeová requeria de seus súditos.

Queridos há neste conselho uma sublime mensagem para nossos dias. Nós que estamos nos preparando para entrar no reino eterno prestes a ser estabelecido por Jesus, também devemos preencher as exigências que nos tornarão dignos para participar desse reino.

Nunca foi tão importante como em nossos dias está atentos a mensagem de Isaías para fortalecer as mãos fracas. Este conselho tem uma aplicação moral muito relevante para nós. Nossas obras, ações e procedimentos devem ser dignas de um súdito de Jesus Cristo.

No país dos juizes fraudadores, dos políticos corruptos, dos rombos do INSS, SUDAN, dos feirantes que usam pesos fraudulentos, precisamos fazer a diferença entre tantos, mesmo quando ser honesto nos trouxer aparentes perdas, ainda assim temos que fazer a diferença.

Conta-se uma história que certo príncipe ia se casar, então mandou divulgar entre as moças de seu país a sua intenção, e mandou convocar uma reunião entre todas as interessadas para expor a forma como seria escolhida dentre todas as moças interessadas aquele que seria a futura esposa do príncipe. Quando então chegou o dia da  reunião entre as pretendentes o príncipe disse a elas que iria escolher a sua esposa da seguinte forma: todas as moças iriam levar para suas casas um vaso com uma semente de flor, para ser regada por elas, durante 15 dias e a moça que trouxer a mais bonita flor após esse prazo seria a esposa do príncipe. Havia entre as candidatas uma moça que era apaixonada pelo príncipe desde criança, para ela essa era a chance de concretizar o seu sonho. Esta moça então levou o vaso para casa e começou a cuidar para que a sua flor após 15 dias fosse a melhor. Todo dia ela regava o vaso, adubava punha o vaso no sol, mas nada acontecia, e os dias foram passando e a moça ficou desesperada, porque a sua flor não brotava, e assim se passaram os 15 dias e a moça ficou arrasada com o resultado obtido por ela. Chegou o dia da entrega do vaso e aquela moça decepcionada foi juntamente com as outras moças entregar os vasos. Ao chegar ao palácio o príncipe começou a chamar as moças para entregar o vaso e cada garota que entregava o seu vaso levava uma flor mais bonita que a outra. Chegou a vez daquela moça que não conseguiu fazer a flor brotar entregar o seu vaso e ela o fez em prantos porque sabia que perdera a chance de casar-se com o seu príncipe. O príncipe recebeu todos os vasos, se retirou por alguns minutos e em seguida retornou anunciando quem seria a sua esposa, e para surpresa de todos a escolhida foi a moça que não conseguiu fazer a flor brotar. Sua justificativa todas as sementes postas nos vasos eram estéreis, portanto apenas uma moça foi honesta e esta como prêmio ganhou o direito de casar-se com o príncipe.

Mesmo que a honestidade aparentemente  nos traga alguma perda aparente, ainda assim devemos manter nossas ações dignas daqueles que estão se preparando para receber o Reino de Cristo. Outra exigência aos que almejam entrar no reino de Cristo.


II.FIRMAI OS JOELHOS VACILANTES;


Joelhos vacilantes não permitiriam firmar os pés para se estabelecer no novo reino.

Só aqueles que firmarem seus joelhos em oração, terão poder para resistir as provas que sobrevirão a eles. Os que fortaleceram suas mãos praticando ações dignas dos súditos de Jeová,  se distinguindo dos homens que fazem parte do reino terrestre, devem também  firmar seus joelhos em oração. A oração é o conduto pelo qual todo homem recebe poder do céu para vencer as dificuldades da vida.

O grande evangelista Spurgeon costumava orgulhar-se do sistema de aquecimento de sua igreja. Durante suas reuniões evangelísticas, 400 seminaristas eram mantidos no subsolo da igreja intercedendo em oração pelas pessoas que assistiam as reuniões. Como resultado durante seu ministério Spurgeon levou milhares de pessoas aos pés de Cristo, sua vida e ministério tiveram sucesso, devido ao tempo dedicado a oração.

O diabo não terá poder sobre aqueles que firmarem seus joelhos em oração! Aqueles que cumprirem as duas primeiras exigências uma terceira e requerida deles.


III.SEDE FORTES, NÃO TEMAIS.


 O medo é  um sentimento comum entre os povos escravizados, subjugados e oprimidos, mas ao libertar o seu povo do cativeiro, Jeová  exigiu deles coragem  e força. Acovardados jamais poderiam restabelecer um novo reino.

Sempre que o Senhor estava para realizar uma obra grandiosa através de seus servos, exigiu deles “Força e Coragem”, foi assim com Josué, quando sucedeu a Moisés na liderança do povo de Israel, por ocasião da conquista de Canaã. Js 1: 9


O medo é um sentimento que entrou no mundo junto com o pecado. Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e esconderam-se Dele porque tiveram medo. Gn 3:10. Este sentimento não pode ocupar lugar na vida daqueles que estão se preparando para entrar no reino celestial.

Os que pretendem entrar no reino de Cristo, devem ser fortes e corajosos!


CONCLUSÃO


Estamos vivendo os dias que antecedem a 2ª vinda de Jesus, quando o seu reino de glória será estabelecido. É necessário que aqueles que estão se preparando para entrar neste reino renovem suas atitudes tornando-as dignas dos súditos do grande rei.

Só entrarão no reino celeste os que experimentarem uma renovação moral e espiritual em suas vidas. São necessárias mudanças de ações e comportamentos que credenciem a todos nós para vivermos no reino de Deus.


APELO


Sente você a necessidade de experimentar essa renovação em sua vida? Existem atitudes morais e espirituais que precisam ser modificadas em seu viver? Este é o momento de tomar uma sábia decisão, a decisão de firmar um pacto com Deus hoje. Quer você selar este pacto com Deus?