ASSUNTO: Vida Cristã.
OBJETIVO: Levar a igreja à comunhão diária cm Deus.
TEXTO: I Coríntios 1:9
TESE: A comunhão com Deus é a certeza da salvação.
INTRODUÇÃO:
Quando foram criados, homem e mulher no jardim do Éden, eles tinham uma comunhão direta com Deus o seu criador. Com a existência do pecado houve uma separação entre criador e criaturas.
A pior conseqüência do pecado é a morte, mas existe uma solução para esse problema. I Coríntios 1:9 diz: “fiel é Deus, pelo qual fostes chamados à comunhão de Seu filho Jesus Cristo, nosso Senhor”. Através da comunhão estamos ligados com Deus por Cristo Jesus, assim nos preparando para a salvação. Mas, como manteremos comunhão com Deus? veremos o que devemos fazer.
I. Através da Oração.
1- Porque a Necessidade da Oração
a) Estamos perdidos. Só Deus sabe onde. Só ele pode nos ouvir. E só Ele pode nos encontrar.
Através do pecado o homem se perdeu nesse mundo, e por isso muitos andam sem rumo. Deus é como um bússola que através Dele chegaremos à um lugar seguro.
b) Somos fracos. Assim como Israel passou 40 anos caminhando pelo deserto até chegar na Canaã prometida, (Nm. 14:33), assim estamos nós caminhando por este mundo até a Canaã celestial.
E assim como daqueles que saíram do Egito. Nenhum, a não ser Josué e Arão, entrou em Canaã, todos morreram, fracos e abatidos, assim somos nós de tanto caminharmos neste mundo terminaremos morrendo de fraqueza se não buscaremos o poder de Deus através da oração.
c) A oração estabelece a relação entre a necessidade humana e a onipotência divina. (Cl. 4:12). Através da oração nos conservamos perfeitos e plenamente convictos em toda vontade de Deus.
d) como orar? Isso não importa, depende da circunstância em que você se encontra. Deus não está interessado no que você vai falar, e sim em você.
ILUSTRAÇÃO:
Os vizinhos de um homem cristão costumavam afirmar: “Este homem é realmente grande, porque quando estamos em sua companhia, nós mesmos nos sentimos melhores.”
Fato idêntico ocorre quando estamos em permanente comunhão com Jesus. Sempre que a Ele nos associamos nos tornamos, indubitavelmente, pessoas melhores.
II. Através do Estudo da Bíblia
1- “Examinai as escrituras porque julgais Ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim” (Jo. 5:39).
As sagradas letras testificam de Jesus, nos aproximam Dele, mostra-nos quem Ele é. Este é outro meio que mantemos comunhão com Deus, pois nos aproximamos Dele ao estudá-la, já vimos. Como poderia uma pessoa ter amizade com outra, se entre as duas não existe a conversa. Já vimos que, quando oramos estamos falando com Deus, e quando lemos a Bíblia Ele está falando conosco.
Quando nós abrimos a Palavra de Deus em espírito de oração. Naquele momento nos assentamos aos pés de Cristo e aprendemos de sua graça, do seu amor eterno e recebemos poder para vencermos as lutas espirituais.
“Esta palavra comunica poder, gera vida. Cada mando é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, trás consigo a vida do ser infinito”.
2- Há um bom número de crentes confundidos, desorientados, às vezes até apavorados como as pessoas do mundo. Estão sofrendo por não buscarem ensinamentos na verdadeira fonte, a ponto de perderem a rumo cristão. Esse é o grande problema de muitos hoje.
Cremos que há energia e grande poder na Palavra de Deus, sem dúvidas quando a examinamos, cremos profundamente nos seus ensinamentos, então descobrimos o poder energizante que estão contidos nos seus ensinamentos cristãos. Há um crescimento espiritual, há desenvolvimento intelectual e há proteção física também.
III. Através da Pregação do Evangelho.
1- Jesus faz um convite: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mat. 28:19). Quando nós fazemos a obra da pregação do evangelho, nós estamos também em comunhão com Deus. Quando pregamos estamos obedecendo a ordem do mestre e estamos também nos enriquecendo espiritualmente, porque estamos falando pra alguém.
Quem deve fazer este trabalho?
“A cada um foi distribuída uma obra que ninguém pode substituir o outro...Cristo confia a seus seguidores uma obra individual, uma obra que não pode ser por procuração... Responsabilidade individual, individual esforço pessoal, é uma exigência evangélica”.
CONCLUSÃO:
Portanto se desejamos ser salvos , o que temos que fazer? Estar em comunhão com Deus. E como mantemos essa comunhão? Através da oração, do estudo da Bíblia e da pregação do evangelho. Não existe outra maneira pra nos prepararmos para o céu, o caminho é esse, andai por ele.
APELO:
Quantos gostariam de fazer um pacto com Deus de assumir essa tríplice tarefa e se preparar para a eternidade? Jesus almeja lhe salvar, venha até o seu encontro.