Ensinam os jeovistas que o Espírito Santo é uma influência, a "força ativa de Deus", e nada mais. Não admitem Sua Personalidade e, conseqüentemente, Sua Divindade. As Escrituras, contudo, ensinam e revelam coisa bem diversa: que o Espírito Santo é uma Pessoa e é divino. Preferimos ficar com as Escrituras. Revelam elas que o Espírito de Deus tem as seguintes características e qualidades:
É volitivo, tem querer e determinação. Rom. 8:27.
É agente (parakletos), isto é, consolador, advogado, instrutor, guia, amparador, representante, patrão. S. João 14:16, 26; 15:26; 16:7; I S. João 2:1.
É tratado por pronome pessoal Ele. S. João 16:14; Efés. 1:14.
Seu nome se cita entre outras pessoas. Ex. Atos 11:28: "Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós". Ler também S. Mat. 28:19, e II Cor. 13:13.
E um outro Consolador, isto é, além de Cristo que também o é em S. João 14:16. E Cristo é Pessoa. O Espírito também o é.
Tem conhecimento, e sabe as coisas divinas. I Cor. 2:11.
Ensina. S. Luc. 12:12; S. João 14:26.
Convence. S. João 16:8; Gên. 6:3.
Perscruta. I Cor. 2:10, 11.
Impede, põe obstáculo. Atos 16:6, 7.
Concede, permite. Atas 2:4.
Administra, distribui. I Cor. 12:11.
Fala. Atos 10:19; 13:2; S. João 16:13; S. Mat. 10:18-30.
Toma decisões. I Cor. 12:11.
Guia. S. João 16:13; Gál. 5:18.
Anuncia. S. João 16:14, 15.
É entristecido. Efés. 4:30.
Intercede. Rom. 8:26.
Chama. Apoc. 22:17.
É resistido. Atos 7:51.
Procura. I Cor. 2:10.
Agrada-Se. Atos 15:28.
Comissiona. Atos 13:2; 30:28.
É tentado pelo homem. Atos 5:9.
Pode ser difamado e blasfemado. S. Mat. 12:31 e 32.
Ainda outras especificações de personalidade poderiam ser acrescentadas, mas as mencionadas são suficientes para provar, de modo irreversível, a Personalidade do Espírito Santo.
Quanto à Sua Deidade, transcrevemos nove itens do excelente tratado do Prof. Elemer Hasse, "Luz Sobre o Fenômeno Pentecostal", pp. 10 e 11:
"1) Ele é eterno como Deus – Heb. 9:14.
2) Ele é onipresente como Deus – Sal. 139:7-10.
3) Ele é onisciente como Deus – I Cor. 2:10, 11.
4) Ele é onipotente como Deus – Sal. 139.
5) Ele é Criador como Deus – Jó 33:4; Sal. 104:30.
6) Ele é Senhor como Deus – I Cor. 3:17, 18.
7) Ele é Recriador como Deus – S. João 3:6; 1 S. João 5:4.
8) Ele é Jeová como Deus – Compare Sal. 69 com Atos 1:16; Compare Isa. 6:3-10 com Atos 28:25-37; Jer. 31:33, 34 com Heb. 10:15, 16; S. Luc. 1:67 com Atos 3:18-21; Atos 5:3, 4.
9) Ele é igual a Deus – I Cor. 2:10 ('O Espírito penetra até as profundezas de Deus'. Ora, nada inferior ao próprio Deus, poderia perscrutá-Lo)".
Apesar de toda esta esmagadora evidência bíblica, teimam as "testemunhas" em dizer que o Espírito é mera força ativa, uma influência emanada.
Cristo prometeu outro Consolador. Mas era necessário que esperasse o retorno de Cristo ao seio do Pai, para vir. Se fosse força ativa, não precisaria esperar nada, pois estaria em toda a parte e necessariamente na Terra. A própria designação "força ativa" conspira contra a tese jeovista. Acham os leitores que teria sentido dizer-se: "Aquele que blasfemar contra a força ativa de Deus não terá perdão para sempre, visto que é réu de pecado eterno"? S. Mar. 3:29.
Segundo a esdrúxula dogmática jeovista, empregando-se a nomenclatura arrevesada da seita, assim registraríamos S. Mat. 28:19: "batizando-os em nome de Jeová, de um deus, e da força ativa de Deus".
Teriam nexo textos assim vertidos:
"(...) pareceu bem à força ativa (...)". Atos 15:28.
"Isto diz a força ativa (.. )". Atos 21:11.
"Não entristeçais a força ativa (...)". Efés. 4:30.
"Mentistes à força ativa (...)". Atos 5:3.
"Disse a força ativa: Apartai-me a Barnabé". Atos 13:2?
Não, tudo isto é absurdo e incabível. O Espírito Santo é Deus, a Terceira Pessoa da Trindade!
QUADRO SUCINTO DA TRINDADE
Para se ter, num relance, uma idéia dos atributos das três Pessoas da Trindade, elaboramos o seguinte quadro:
PAI
FILHO
E. SANTO
1. É Deus
Isa. 40:28;
Êxo. 20:2 e outros.
Rom. 9:5;
S. João 1:1;
Atos 5:3 e 4 ú.p.;
2. É eterno
Gên. 21:23;
Sal. 90:2.
Miq. 5:2; Isa.9:6.
Heb. 9:14.
3. É Criador
Isa. 42:5;
Atos 17:24.
João 1:3;
Heb. 1:10.
Gên. 1:2; Sal. 104:30; Jó 33:4.
4. É onisciente
Prov. 15:3;
Sal. 33:13.
S. Mat. 9:4;
S. João 2:25.
I Cor. 2:10, 11;
Isa. 40:13, 14;
5. É onipotente
Gên. 28:3;
Apoc. 1:8.
S. Mat. 28:18.
Salmo 139.
6. É onipresente
Sal. 139:1, 8.
S. Mat. 18:20;
S. Mat. 28:20.
Sal. 139:7-10.
7. É Senhor
Sal. 86:12;
Ezeq. 13:20.27.
S. Mat. 14:22;
S. Mar. 16:29.
II Cor. 3:17, 18.
8. É Recriador
Isa. 65:17.
II Cor. 5:17.
S. João 3:6.
9. Tem mente
Rom. 11:34.
I Cor. 2:16.
Rom. 8:27.
10. É Jeová
Isa. 40:28, etc.
Ver "Cristo identificado com Jeová" [pp. 66-73]
Atos 28:25 com
Isa. 6:3, 9,10.
11. É santo
Isa. 6:3; 5:16;
Apoc. 4:8.
Atos 3:14;
S. Luc. 1:35.
II Cor. 13:13, e inúmeros.
12. É a Verdade
Jer. 10:10;
Zac. 8:8.
S. João 14:6.
I S. João 5:6 ú.p.;
S. João 16:13.
13. Revela
Dan. 2:28.
S. Mat. 11:27;
S. João 1:28.
I Cor. 2:10;
Efés. 3:5.
14. É Presciente
Isa. 46:10.
S. Mat. 24:5-41;
S. Luc. 22:31.
Atos 1:16; Heb. 9:8;
II S. Ped. 1:21.
Por certo que há outras identidades nas Pessoas divinas. Mas o que apresentamos é o suficiente para provar a harmonia e a unidade de atributos. Sim, a Trindade é a maravilhosa revelação das Escrituras!