20 TOMÉ CONFIRMA A DIVINDADE DE CRISTO JOÃO 20:28

PRETENCIOSAS TESTEMUNHA JEOVA TEMAS


João relatando as palavras de Tomé escreveu em grego: 

kai apekriyh o ywmav kai eipen autw o kuriov mou kai o yeov mou


A tradução literal para o vernáculo será: Respondeu Tomé e disse-lhe: Senhor meu e Deus meu. 


A importância da ressurreição tem sido reconhecida até mesmo pelos inimigos do cristianismo. Após este fato extraordinário João demonstra sua fé na ressurreição de Cristo, anunciando sua aparição a Maria Madalena, aos dez e depois aos onze discípulos. 


Ao os discípulos relatarem a Tomé que haviam vista Cristo, ele revelando sua incredulidade, tornou-se, por antonomásia, o pai dos que precisam ver para crer. 


A Bíblia pouco relata a respeito do apóstolo Tomé, mas por algumas de suas afirmações concluímos que parecia ser bastante pessimista, pertencendo a esse grupo de pessoas que vêem todas as coisas por prisma sombrio. 


Após a morte de Lázaro, ao Jesus querer ir a Betânia ele declarou aos companheiros: "Vamos também nós, para morrermos com ele." (João 11:16). De outra feita, dizendo Jesus aos discípulos: "E vós sabeis o caminho para onde eu vou." João 14:4. A pergunta de Tomé foi incontinente: "Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?" (v. 5) 

Ao Cristo aparecer perante ele, prontificou-se imediatamente a satisfazer a sua incredulidade, mas não foi preciso que Tomé colocasse a mão e os dedos sobre as feridas, porque a Sua presença e onisciência colocaram a incredulidade por terra. 

Após a censura do Mestre e a evidência completa da ressurreição do Salvador, Tomé proferiu a solene declaração: "Senhor meu e Deus meu". 

Robertson afirma que com esta frase Tomé faz uma aceitação completa da Divindade de Cristo e da evidência da Sua ressurreição. 

A expressão de Tomé ο θεοϖv μου - ho Theós mu, não poderá ser traduzida de outra maneira a não ser "Deus meu" e o próprio Diaglótico Enfático consigna "O Deus de mim" ou "Meu Deus". 

O uso do artigo antes da palavra Deus é elucidativo para nós, mas incômodo para as Testemunhas de Jeová, porque em seus comentários de João 1:1, salientam que o artigo distingue o único Deus verdadeiro - Jeová, de um "deus" inferior e secundário, criado por Deus em algum tempo. Eles aqui foram traídos pelo "conto do artigo", criado em suas mentes férteis de idéias absurdas, de como deve ser traduzido o texto bíblico. Diante do argumento do artigo eles foram prudentes, não comentando nem explicando nada a respeito deste verso. 

As Testemunhas de Jeová afirmam que o Corpo de Jesus não ressuscitou e para harmonizar sua crença com o aparecimento Corporal de Cristo perante Tomé ensinam o seguinte: Só porque Tomé não queria crer é que Jesus lhe apareceu num corpo semelhante àquele em que tinha morrido. Pode alguém aceitar que Cristo aprovasse este tipo de simulação? 

A prova de que Cristo era Deus está no seguinte: o Nosso Salvador aceitou este título que Tomé lhe deu, como nos mostra o verso 29. Em segundo lugar a afirmação vem de alguém, que tinha sido educado como um judeu, na concepção judaica da dignidade do nome de Deus. Nesta declaração se encontra implícita a seguinte verdade: Tomé está pronto a servi-Lo como Senhor e adorá-Lo como Deus. 

Alguns russelitas diante da embaraçosa situação criada por João 20: 28, onde Tomé proclama a divindade de Cristo, usam o seguinte sofisma: Ao Tomé dizer "Senhor meu", ele se refere a Cristo ali presente, mas ao proferir "Deus meu" dirigia-se a Jeová no céu. Esta declaração nos faz lembrar de certos advogados, que perdidos diante das evidências dos fatos, apelam para a chicana ou métodos cavilosos procurando confundir os opositores. 

Se as Testemunhas de Jeová valorizam tanto o grego, porque então não estudam melhor a sintaxe da conjunção aditiva kai = e, para ver se é possível uma afirmação desta natureza. Ver no comentário a Tito 2:13, nesta apostila, uma explicação análoga sobre esta conjunção. 

Quero concluir este capítulo com uma declaração de São Jerônimo: "O verdadeiro mestre é aquele que não traz a sua doutrina para a Escritura, mas tira-a da Escritura". 


ÍNDICE DE TEMAS - Pretensões Jeovistas