As Testemunhas de Jeová chamam pejorativamente de "religionistas' os membros de outras seitas religiosas. Afirmam que não há nas Escrituras Sagradas a palavra "religião", e que esta não passa de uma invenção de Satanás.
Como prova dizem que a "Versão Siríaca" usa a palavra "adoração" em lugar de "religião" em Tiago 1:26-27.
A palavra que se encontra no original nestas passagens é yrhskeιϖα que aparece apenas 4 vezes no Novo Testamento. Duas em Tiago 1:26, 27, e as outras em Col. 2:18 e Atos 26:5.
Que nos dizem os dicionários sobre sua significação?
Arndt and Gingrich: a adoração de Deus, religião.
Isidro Pereira: respeito e adoração da divindade, em o Novo Testamento – religião.
The analytical Greek Lexicon: Adoração religiosa, religião, piedade.
E. W. Bullinger – A Critical Lexicon and Concordance: a cerimônia ou o serviço externo da religião, a forma externa de adoração.
Adoração é expressa em grego por: θεοσσεϖβεια - theossébia, προσκυϖνεσιv - prosquinesis e λατρειϖα - latréia.
Experimente traduzir Atos 26:5 por adoração e concluirá que não se adapta ao contexto. "Pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio, se assim o quiserem testemunhar, porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa adoração."
Ao chamarem todas as religiões como organizações de Satanás se enganam a si mesmos, pois as Escrituras nos afiançam que há a religião verdadeira e a falsa religião. S. Tiago 1:25 e 26. Verdadeira religião é a que segue diuturnamente os ensinos de Cristo, porém a falsa é aquela que é afirmada pelos lábios mas negada na vida prática.
Religião não é apenas adoração à Divindade, porém algo deve ser praticado na vida diária.
ÍNDICE DE TEMAS - Pretensões Jeovistas