O que significam as palavras de Jesus:
“Se o teu olho escandalizar, arranca-o e atira para longe e se tua mão direita te faz tropeçar, é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o teu corpo para o inferno”. Mat. 5:28 e 29
É preciso analisar o contexto.
O povo judeu vivia baseado nos seus atos exteriores. Por outro lado, Cristo ensinava que o pecado já começa na mente; entra também pelos olhos, conforme suas palavras que quem olhasse para uma mulher com pensamentos impuros, já adulterou com ela.
Arrancar o olho significa ir além da ação. É preciso controlar nossa vida antes do ato se consumar. Cristo está usando uma metáfora, não para pedir que mutilemos nosso corpo, mas para que controlemos o pensamento.
“Arrancar o olho ou cortar a mão” são expressões para as pessoas guardarem-se do mal, a auto-negação cristã e domínio próprio. Os olhos representam o desejo, e a mão a ação.
Em uma análise contextual de Mateus 5 e de toda a Bíblia, verifica-se que em nenhum momento Deus pede para sacrificar partes de nosso corpo para sermos salvos. A Bíblia tem harmonia em sua mensagem, e nada pode ser analisado fora de contexto. A mensagem da Bíblia é que Deus pede de nós obediência e não sacrifício. Veja os textos: I Sam. 15:22; Salmos 51:16 e 17; Isaías 1:11; Mateus 9:13; Hebreus 9:9.
Concluímos então, que seria ilógico termos atitudes de cortar ou tirar qualquer parte do corpo.
Deus tem uma fonte de poder maior que este sacrifício, é o Seu poder.
O apóstolo Paulo diz: “Tudo posso Naquele que me fortalece”. Fil. 4:13
Portanto Deus nos ajuda a vencer as tentações, sem precisar de nos auto-mutilarmos.
Ele demonstra, por toda a Bíblia, que ninguém precisou fazer isso, pois Ele tem mais de mil maneiras de ajudar os que o amam e guardam os seus mandamentos.