42. QUAL A POSIÇÃO DOS TEÓLOGOS E ADMINISTRADORES ADVENTISTAS
Segundo o South Bend Tribune de 10 de dezembro de 1980, "Ford disse em uma entrevista, a semana passada, que seu debate não é tanto com os teólogos adventistas, como com os administradores da igreja.
Ford disse que não conhecia nenhum teólogo do Novo Testamento, e apenas um teólogo do Velho Testamento, que discorda de seus pontos de vista". O que crêem os teólogos adventistas sobre os tópicos que foram discutidos no encontro de Glacier View?
Dos 115 delegados que estavam presentes no Comitê de Análise do tema do Santuário de Glacier View (Colorado) em agosto de 1980, pelo menos 59 tinham estado a serviço da igreja por algum tempo, ou ainda estavam, como professores de religião ou teologia em colégios, universidades ou seminários. Obviamente estes indivíduos tinham atingido certo grau de competência em estudos de assuntos bíblicos.
Em 11 de agosto um questionário foi preenchido de forma anônima pelos delegados. Quatro dias depois, em 15 de agosto, o mesmo questionário foi repetido, para ver se poderiam ter ocorrido mudanças de opinião. As 21 perguntas com as respostas dos delegados são dadas abaixo. O leitor pode decidir se é justificada a reivindicação de Ford quanto ao apoio quase total dos teólogos adventistas.
Deve ser compreendido, logicamente, que mesmo os melhores eruditos em assuntos bíblicos podem algumas vezes tirar conclusões errôneas. Lutero e Calvino eram brilhantes, dedicados, e altamente educados, mas isto não garantiu a exatidão de suas posições teológicas. Não seria sábio presumir que as Escrituras podem ser compreendidas apenas por teólogos profissionais.
11 de agosto 15 de agosto
Para cada item numerado, circule a letra antes da frase que expressa com mais exatidão sua compreensão atual.
1. Profecias de tempo no Velho Testamento
21 22 a. destinava -se a ser cumpridas na experiência de Israel aproximadamente no tempo da igreja do 1º século.
75 70 b. destinavam-se, em certos casos, a atingir quase 1900 anos dentro da era cristã.
6 2 c. não estou certo.
2. As profecias de tempo em Daniel
42 22 a. são condicionais
50 67 b. são incondicionais
8 2 c. não estou certo
3. Nas profecias de Daniel
36 50 a. cada profecia tem um único cumprimento
53 36 b. cada profecia tem mais de um cumprimento
6 4 c. não estou certo
4. A aplicação do princípio dia-ano para interpretar profecias simbólicas na Bíblia
15 10 a. não encontra apoio nas Escrituras
75 83 b. encontra apoio nas Escrituras
12 1 c. não estou certo
5. As palavras de Jesus levam-nos a crer que Ele esperava que o segundo advento ocorresse durante a vida de Seus contemporâneos
42 38 a. concordo
53 55 b. discordo
4 2 c. não estou certo
6. Um longo lapso de tempo entre os dois adventos
41 60 a. é apresentado no VT
49 33 b. não é apresentado no VT
10 1 c. não estou certo
7. O término da profecia dos 2300 dias
68 75 a. refere-se a 1844 como a única aplicação
27 18 b. refere-se a 1844 como aplicação secundária
7 2 b. não estou certo
8. "E o santuário será purificado" refere-se à purificação do santuário celestial da contaminação causada
22 18 a. pela ponta pequena
22 9 b. pelos pecados dos santos tanto pela ponta pequena quanto pelos pecados dos santos
49 65 c. não estou certo
9. O sangue sacrifical, no serviço diário do santuário
67 55 a. transferia o pecado do pecador para o santuário
24 35 b. purificava o pecado, mas não transferia
9 8 c. não estou certo
10. A purificação do santuário celestial, antítipo do ritual do dia da expiação, começou em 1844
80 78 a. concordo
10 8 b. discordo
9 9 c. não estou certo
11. O juízo investigativo é um conceito
75 81 a. apoiada pela Escritura
14 10 b. sem apoio da Escritura
9 4 c. não estou certo
12. O ministério realizado no primeiro compartimento do santuário terrestre representa
27 17 a. a dispensação mosaica
65 72 b. o ministério de Jesus de Sua ascensão a 1844
5 6 c. não estou certo
13. O santuário celestial
63 64 a. deve ser purificado dos pecados que foram confessados
17 17 b. não necessita de purificação
11 9 c. não estou certo
14. "A hora de seu juízo" (Apoc. 14:7)
73 80 a. Inclui um juízo investigativo daqueles que aceitaram a Jesus como Salvador
17 17 b. refere-se apenas ao juízo de Deus sobre os ímpios
6 1 c. não estou certo
15. O ministério efetuado no segundo compartimento do santuário terrestre representava o ministério de Jesus
31 27 a. que começou com Sua ascensão
65 64 b. que começou em 1844
6 6 c. não estou certo
(Citado o parágrafo 23, "O Ministério de Cristo no Santuário Celestial", da Declaração de Crenças Fundamentais de 1980. Para o texto, veja a pergunta nº. 3, acima).
16. Com a declaração acima eu
60 71 a. concordo veementemente
27 17 b. concordo um pouco
3 0 c. não estou certo
14 7 d. discordo um pouco
0 1 e. discordo veementemente
(Quando este exame foi dado em 11 de agosto alguns dos delegados não viram as perguntas 17 a 21, que estavam na última página do questionário)
17. A inspiração de Ellen G White é
68 83 a. igual à dos profetas bíblicos
12 11 b. menos que a dos profetas bíblicos
2 1 c. não estou certo
18. Os escritos de Ellen G. White
12 8 a. todos os seus ensinos devem especificamente estar declarados na Bíblia
68 85 b. nenhum de seus ensinos irá em realidade contradizer a Bíblia
0 0 c. não estou certo
19. Os escritos de Ellen G. White
12 8 a. são pastorais e devocionais, mas não têm qualquer autoridade doutrinária
68 88 b. têm autoridade doutrinária não estou certo
20. Os escritos de Ellen G. White têm
33 35 a. autoridade equivalente à da Bíblia
44 56 b. menos autoridade que a Bíblia
3 3 c. não estou certo
(Citado o parágrafo 17, "O Dom de Profecia", da Declaração de Crenças Fundamentais de 1980. Para o texto, veja pergunta 43, abaixo).
21. Com a declaração acima eu
72 87 a. concordo veementemente
11 6 b. concordo um pouco
0 0 c. não estou certo
1 1 d. discordo um pouco
0 0 e. discordo veementemente
VEJA AQUI O 👉 Índice Completo Sobre o Santuário e Ellen White