17 Esboços de Estudos do Apocalipse

esboços apocalipse

Cada livro da Bíblia tem a sua mensagem especial ou específica. Se existe algum livro da Bíblia superior aos demais e que deve ser estudado e entendido por aqueles sobre os quais virá o fim do mundo, este é o livro remate da Palavra de Deus.


Neste livro se encontram revelações importantes dos acontecimentos do passado e circunstâncias do futuro, de coisas vistas e não vistas, das forças do bem e dos poderes do mal. 


Aqui se descerram as cortinas para o filho de Deus poder ter um vislumbre das imensas forças que desde os primeiros dias da história têm lutado para obter o domínio do mundo, de movimentos instituídos por Deus para realizar o Seu objetivo na terra, e dos esforços do diabo para reunir a humanidade toda sob o deu governo maligno. 


TEMAS


1. Vista geral do Livro do Apocalipse 


2. O Estudo do Apocalipse 


3. A Revelação de Jesus Cristo (cap. 1) 


4. As Cartas às Sete Igrejas (caps. 2,3) 


5. Os Selos e a Obra do Selamento (caps. 4,5,6,7,8:1) 


6. As Sete Trombetas (caps. 8,9,10:7,11:15-19) 


7. O Anjo Com o Livro Aberto (cap. 10) 


8. O Templo e as Duas Testemunhas (cap. 11) 


9. A Mulher e o Dragão (cap. 12) 


10. O Leopardo e a Besta de Dois Chifres (cap. 13) 


11. As Últimas Mensagens de Deus e a Ceifa (cap. 14) 


12. As Sete Últimas Pragas (caps. 15,16) 


13. A Mulher e a Besta Cor de Escarlata (cap. 17) 


14. A Queda da Grande Babilônia (cap. 18 – 19:4) 


15. As Bodas do Cordeiro e o Conflito Final (cap. 19:5-21) 


16. O Milênio (cap. 20) 


17. A Nova Terra (caps. 21,22)


Neste volume estão delineadas cenas de todas as cores e matizes, de todos os climas e eras, Aqui se acham descritas as atividades da prostituta e do dragão, da virgem e do Cordeiro; aqui estão pintados os horrores do lago de fogo e às glórias do mar de vidro; aqui se refletem as desolações do abismo e as incomparáveis belezas da cidade eterna de Deus.


A linguagem do Apocalipse é bem colorida e pitoresca. O livro trata de igrejas e trombetas, de selos e trovões, reis, montes e tronos, de cavalos brancos, vermelhos e pretos, de arco-íris e esmeraldas, de estrelas da manhã, ruas de ouro e portões de pérolas; de Babilônia e Apoliom, Abadom e Armagedom, Gog e Magog, Éfeso e Laodicéia, da chave de Davi e da sinagoga de Satanás, dos frutos da árvore da vida e do vinho da ira de Deus, do Alfa e do Ômega, de anjos que seguram os quatro ventos da terra e da vinda dos exércitos celestiais com Aquele que governaria com vara de ferro e reinará como Rei dos reis e Senhor dos senhores.


O Apocalipse não é um livro fácil de entender. Ele é uma revelação de Deus, mas é uma revelação dada em grande parte na forma de símbolos. Nenhum outro livro da Bíblia tem sido interpretado tão variada e confusamente. 


A reação do estudante, à primeira vista, é de que o livro em grande parte está além da razão e da compreensão, e que deve permanecer fechado ao entendimento do homem. Todavia, este livro é de Deus e é da Sua divina vontade que ele transmita ao homem uma revelação do céu clara e oportuna.


Para ser corretamente entendido, o livro do Apocalipse requer elucidação divina e um estudo muito cuidadoso, Para aquele que procura fervorosamente a luz, para aquele que deseja procurar esmerada e perseverantemente a verdade com muita oração, para aquele que deseja comparar cuidadosamente Escritura com Escritura e estudar os caminhos de Deus no manual da história, um diligente estudo do livro do Apocalipse oferece incontáveis possibilidades; Muitas são as jóias sob a superfície que se encontram aguardando os esforços daquele que procura tesouros nesta mina de verdade. 


Não se deve supor que já se entenda tudo o que esta profecia contém, nem que as explicações mais aceitas sejam as que mais se aproximam do correto. O desdobramento de toda a verdade sempre têm sido progressivo e não há razão alguma para crer que seja diferente quanto ao Apocalipse de João. Nenhuma tentativa se fará nesta apostila para fazer uma exposição verso por verso, mas somente as bases essenciais em forma de esboço. 


Ao entregar-se o estudante a um estudo sistemático, cuidadoso e cheio de oração da maravilhosa profecia de João, possa ele receber aquela bênção prometida àquele que lê e aos "que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."


Edwin R. Thiele