ASSUNTO: Deus nos chama.
OBJETIVO: Levar os irmãos a aceitar o chamado de Deus.
TEXTO: Romanos 1:1-7
INTRODUÇÃO - Por meio do texto acima, é claro que há um chamado de Deus para todos os crentes, aqueles que se tornam, pela fé e pelo batismo, servos de Jesus Cristo, o Senhor.
Esse chamado Divino é tríplice, isto é, vem desdobrado em três propostas divinas, cada uma delas cheia de compromisso e envolvimento. O crente é chamado para envolver-se num relacionamento total com o Senhor.
Exercer fé em Jesus consiste em dizer “sim” a esse chamado. Significa aceitar o chamado de Deus em sua plenitude.
I. Para Serdes de Jesus Cristo. (v.6)
a) O chamado de Jesus: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu os aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mt. 11:28-30).
b) O chamado de Deus: “Exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória”. (I Ts. 2:12)
Deus nos chama para o Seu reino, e para Sua glória.
c) Deus nos chama porque o sangue do Seu filho nos comprou. Paulo escreveu: “Porque fostes comprados por preço”... “porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegada a impiedade e as paixões mundanas, vivamos no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador Jesus Cristo, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade, e purificar para si mesmo um povo exclusivamente seu, zeloso, de boas obras”. (I Co. 6:20; Tt. 2:11-14). “Porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus...” (Ap. 5: 9).
II Chamado Para Serdes Santos (v.7).
1- Deus chama
a) “Sede santos, porque eu sou santo”. (I Pe. 1:13-16).
2- A santificação do crente é relacional
a) É uma santificação que ocorre através do relacionamento pessoal e individual do homem com Deus. Somente Deus é completamente santo. Em Deus, santidade é um atributo pessoal do Seu caráter e de Sua pessoa. No crente, santidade é uma dádiva divina.
3- Ele nos escolheu para sermos santos
a) “Deus nos disciplina para alcançar sua santidade” (Hb. 12:10).
b) Desde a fundação do mundo. “Assim como nos escolheu, Nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos...” (Ef. 1:4).
4- Todos os dias da nossa vida.
a) No cântico de Zacarias no livro de Lucas 1:74,75, nós encontramos uma citação que nos leva a crer que, devemos viver “em santidade e justiça, perante Deus todos os dias”.
III. Chamado Para Ser Apóstolo.
1- A terceira dimensão do chamado de Deus é o apostolado
a) Chamados por Jesus. Marcos 3:14 “...eu vos escolhi a vós outros...” João 15:16.
b) Chamados por Deus I Coríntios 1:1 “Chamado pela vontade de Deus...”
c) Chamados pelo Espírito Santo. Atos 13:2-4 “...Separai-me agora, Barnabé e salvo para a obra a que os tenho chamado”.
2- Com uma missão.
1) Jesus comissionou seus discípulos: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...”
a) De evangelizar. (I Co. 1:17).
b) “A cada nação, tribo, língua e povo”, Apocalipse 14:6, com a mensagem do ‘evangelho eterno’.
c) Além de nos chamar para sermos a propriedade sua, para pertencermos a Jesus Cristo, Deus nos chama também para sermos santos e para sermos apóstolos (mensageiros). Costumamos usar a expressão “missionários”, isto é, pessoas enviadas em missão.
ILUSTRAÇÃO - Em 1991, eu senti o chamado de Deus para pregar o evangelho, e já tive a oportunidade de ver muitas almas descendo as águas batismais, através, deste ministério leigo.
CONCLUSÃO - Aí está o grande chamado de Deus para nós. Um chamado tríplice: (a) Chamado para ser de Jesus Cristo; (b) Chamado para ser santo; (c) Chamado para ser apóstolo (mensageiro missionário)
Ellen G. White escreveu: “Todo cristão nasce no reino de Deus como um missionário”.
APELO - Querido irmão em Cristo, aceite com alegria o seu chamado. Participe dele plenamente, vivendo em santificação e em missão. Deus abençoe todo aquele que se envolve no chamado. Amém.