ASSUNTO: A exortação de Barnabé.
OBJETIVO: Levar a igreja a participar da missão.
TEXTO: Atos 11:23.
INTRODUÇÃO - Às vezes pensamos que estamos sozinhos na missão. No vs. 21 nos diz: “Que a mão do Senhor era com eles”... “Estou convosco até a consumação dos séculos” (Mt. 28:20). E quando Barnabé chegou na cidade de Antioquia se maravilhou com os resultados do trabalho daqueles “que foram dispersos pela perseguição sucinta por causa de Estevão”. (v. 19). Barnabé teve três reações:
I. O Que Viu.
1- A graça de Deus.
a) “Chegando nesse novo campo de trabalho, Barnabé viu a obra que tinha já sido realizada pela divina graça”.
b) Dá poder para o serviço. “Segundo a graça de Deus que me foi dada...” (ICo. 3:10).
c) Capacita para viver a vida cristã. “...não com sabedoria humana, mas na graça divina, temos vivido no mundo...” (IICo. 1:12).
2- A graça que salva
a) “Mas cremos que somos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também”. (At. 15:11; Tt. 2:11).
“Nada existe que a graça divina não possa fazer, ela nos confere a esperança da vida eterna”.
II. O Que Sentiu.
1- Alegria
a) Pelos conversos. Quando Filipe desceu a cidade de Samaria, pregando a palavra muitos se regozijavam-se no Senhor. “Havia grande alegria naquela cidade”. (At. 8:8)
Só pode experimentar esta alegria, aquele que já levou alguém a tomar a decisão de viver com Cristo. É claro por intermédio do Espírito Santo.
III. O Que Disse.
1- “Exorto a todos a que permanecessem no Senhor com todo coração”.
“...à exortação...” no grego é Paraklesis, que significa “encorajamento”, exortação, o Espírito Santo é o “consolador”. Barnabé trouxe ânimo para os crentes que estavam na cidade de Antioquia.
ILUSTRAÇÃO - Em 1991 fui erguido pela pregação de um pastor pra começar a pregar a Palavra de Deus. Desde então, já vi mais de mil almas se rendendo aos pés de Cristo. Aquele pastor fez o que Barnabé fez, exortou.
APELO - Quantos gostariam de, influenciados pelo Espírito Santo, participar da missão? Amém! Oremos.