Com respeito à guarda do sétimo dia (Gênesis 2:1-3; Êxodo 20:8-11), existem algumas coisas básicas a serem observadas:
a) Não comprar, vender ou se envolver em qualquer tipo de negócio;
b) Não exercer nenhum trabalho secular ou algo que possa ser feito em qualquer outro dia da semana;
c) Preparar as atividades caseiras na sexta-feira;
d) Nunca se esquecer que o maior objetivo do sábado é ter mais tempo para estar com Cristo, num relacionamento mais íntimo, através do estudo da Bíblia e da oração;
e) É um dia para louvar e adorar a Deus na sua igreja;
f) É um dia para apreciar o convívio dos irmãos em Cristo;
g) É um dia dedicado à família;
h) É um dia propício para apreciar a criação de Deus através da natureza;
i) É um dia para fazer o bem a si e aos outros;
j) Especialmente, é um dia de fé e de lembrança. Na luta pela sobrevivência, na agitação da vida, somos tentados a querer dirigir nossos caminhos por nós mesmos e nos esquece¬mos de que tudo que mais precisamos é confiar em Deus, descansar na Sua sabedoria e no plano que Ele tem delineado para nossa vida.
O sábado é para nos lembrar de tudo isso, a fim de descan¬sarmos, pela fé, na segurança dos braços de Jesus e na certeza da Sua graça.
Concluindo essa primeira parte, podemos dizer que o sábado e os demais mandamentos divinos são eternos. Nunca houve um tempo na existência do homem em que Deus não tivesse dado de maneira tão clara e tão explícita aquilo que deve ser obedecido para o próprio bem e felicidade do ser humano (Salmo 111:7 e 8). Se O amamos, iremos guardar Seus mandamentos (João 14:15), que “não são pesados” (1 João 5:3).
A obediência é o resultado natural e espontâneo da fé que opera por amor a Deus, e não uma mera demonstração exterior de religiosidade. Jamais a obediência a qualquer mandamento poderá nos salvar (Efésios 2:8, 9). As obras não salvam, apenas Cristo. Só Ele, por meio da Pessoa do Espírito Santo, pode colocar no coração do homem o impulso para obedecer (Atos 4:12; Efésios 2:10).
A obediência é a expressão externa de nossa transformação interna (2 Coríntios 5:17; Tito 3:7, 8) e uma expressão de gratidão e amor para com Deus (Hebreus 10:16 e 17).
Deixe apenas que a luz divina, que emana da cruz de Cristo, ilumine seus caminhos e os motivos do seu coração. Nunca esqueça que o sábado não é uma invenção humana, mas um presente de Deus para o benefício do homem (Marcos 2:27, 28). E Deus não erra.
Dicas para guardar o sábado de maneira agradável
O que fazer no Sábado
a) Levítico 23:32 – celebrar a chegada do dia do Senhor com um bonito culto de adoração, ao pôr-do-sol de sexta-feira;
b) Levítico 23:3; Lucas 4:16 – ir à igreja. Participar de programações espirituais nos coloca em íntima ligação com Deus;
c) Atos 16:13 – ir a retiros espirituais;
d) Atos 16:13 – passear em meio à natureza. É um ótimo dia para fazer piqueniques com a família. Já pensou em fazer isso na beira de um lago? Isso é marcante, especialmente para as crianças. Ir a zoológicos, parques... Esse contato com a natureza traz saúde mental e mostra aos filhos o quanto o sábado é um dia especial. As crianças aprender a respeitar a Deus e aos pais;
e) Mateus 12:12 – fazer o bem em favor do próximo. Visitar os necessitados é uma atividade própria para o sábado. Fazer algo por alguém que precisa é um remédio para a baixa auto-estima;
f) Isaías 58:13-14 – direcionar as atenções para os assuntos espirituais. Falar sobre Deus, o Céu, a vida eterna, o amor de Jesus Cristo, o Seu perdão sem igual... Esse tipo de diálogo, diferente das conversas que temos durante a semana, é bom para melhorar o convívio com a família e agradável para as rodas de amigos;
g) Atos 16:13; 13:42-44 – orar e estudar mais a Bíblia. É ótimo separar momentos para a devoção pessoal e também para estudar a Bíblia com um amigo.
Como você pôde ver, o sábado pode ser desfrutado de várias maneiras. Deve-se usar a imaginação e a criatividade, não esquecendo que o sábado não será sábado se não for um dia de serviço dedicado ao próximo.
O que não fazer no sábado
a) Êxodo 20:10; João 5:17 – não realizar nenhum trabalho cotidiano (para não desviar a atenção do Criador), mas apenas obras em benefício do próximo;
b) Neemias 10:31; 13:15-20 – não comprar, vender ou realizar qualquer atividade comercial. Não devemos contribuir para que outras pessoas desrespeitem o sábado.
Importante: Só se deve assistir televisão se o programa estiver em harmonia com a espiritualidade do dia.
O que Jesus mais gostava de fazer no Sábado?
a) Lucas 4:16 – ir à igreja;
b) Lucas 4:16 – ler;
c) Lucas 4:31; 6:6; 13:10 – ensinar as pessoas sobre a Bíblia;
d) João 5:17 – trabalhar em favor do próximo (Jesus não trabalhava na carpintaria no dia de sábado!)
e) Mateus 12:1-8; Marcos 2:23-28; Lucas 6:1-5 – sair com os discípulos para evangelizar. Nessa ocasião, os discípulos de Cristo aproveitaram o convívio com a natureza e colheram alguns cereais para irem comendo pelo caminho.
f) Mateus 12:9-13; Marcos 3:1-6; Lucas 6:6-11; 13:10-17; 14:1-5; João 5:1-15; 9:1-16 – curar as pessoas doentes fisicamente e/ou espiritualmente. Essas coisas boas que Jesus fazia no sábado eram consideradas pecado pelos judeus daquela época(ver João 5:18).
Entretanto, Jesus mostrou e ensinou a maneira correta de se guardar o sábado! Em Seus debates com os fariseus, Jesus cumpriu a profecia de Isaías 42:21.
O sábado é um sinal do quê? Êxodo 31:13; Ezequiel 20:12 e 20
Resposta: É um sinal de santificação, de lealdade a Deus.
Qual é um dos últimos convites de Deus à humanidade antes da volta de Jesus? Apocalipse 14:7 – compare com Êxodo 20:11
Resposta: Adorem a Deus observando o sábado, o memorial do Amoroso Criador do Universo!
Apelo de Deus: “Feliz aquele que age assim, o homem que nisso permanece firme, observando o sábado para não profaná-lo, e vigiando sua mão para não cometer nenhum mal”. Isaías 56:2.
Nota: De autoria desconhecida, este material foi editado pelo jornalista Leandro Quadros.