A primeira grande regra para o estudo das Escrituras é examinar tudo o que ela diz sobre determinado assunto. Isso deverá ser feito para que haja equilíbrio nas conclusões.
Alguns se referem à Bíblia usando a figura de uma bússola, outros a comparam com um mapa. Há também os que a consideram uma carta na qual Deus revela seu amor pelo ser humano. A Bíblia é tudo isso e até mais. É um livro muito especial. Um registro autêntico e confiável da História, provendo ela mesma a interpretação desses atos.
Os 66 livros que compõem a Bíblia são a revelação da vontade de Deus e de Seu plano de salvação. Cristo é o personagem central.
Quem quer que se disponha a estudar a Bíblia vai descobrir que ela ajuda a viver melhor, com amplitude de visão, otimismo e esperança. Encontrará respostas acertadas para inquietudes há muito tempo arraigadas na mente humana. Também oferece respostas para as mais intrigantes questões da existência atual, soluções para os problemas individuais, ou um modo mais positivo de enfrentá-los.
Como nenhum outro livro, a Bíblia fornece uma visão abrangente da experiência humana. Expões o propósito de Deus para o homem e o Universo, narra as causas do conflito na vida humana e na Natureza, e seu desfecho final marcado pela vitória do bem.
A Bíblia apresenta o plano que Deus elaborou no sentido de salvar o homem de sua decadência moral e espiritual, restaurando-o ao estado de perfeição que possuía ao ser criado. Mostra exemplos de pessoas que também viveram experiências semelhantes às nossas, tropeçaram e caíram, fizeram escolhas erradas e colheram as trágicas consequências disso. E, todavia, foram recuperadas.
É uma experiência maravilhosa e muito positiva começar o dia com Jesus. Um problema que muitos enfrentam, é o tornar a leitura da Bíblia interessante e proveitosa. As sugestões a seguir podem ajudar:
1) Tome a decisão de reservar um horário para, em silêncio, buscar a Cristo através de uma leitura da Bíblia. Certamente, você precisará da ajuda de Deus no sentido de confirmar e fortalecer tal resolução, diante dos imprevistos.
2) Comece com pequenos versos, e até com uma parte que lhe seja agradável e medite naquilo que leu; não precisa ler grandes capítulos, mas que aquilo que for lido possa ter sentido na sua vida. Comece e termine com uma oração, sempre. Aumente a leitura aos poucos e brevemente este hábito se tornará um alimento espiritual; você não poderá viver mais sem estes momentos. Isto se chama comunhão diária com Deus.
3) Procure ter uma versão da Bíblia que apresente uma linguagem atual, leve e de fácil entendimento.
4) É interessante ter à mão um caderno para registro de ideias, reflexões e comentários pessoais, ou algo para sublinhar na própria Bíblia.
5) Pedir a ajuda de Deus para entender o que se vai estudar é a primeira coisa que deve ser feita. Através do Espírito Santo, Ele ilumina a mente e guia o pensamento.
6) A Bíblia deve ser lida sem pressa. Palavras e pensamentos devem ser bem digeridos, com uma atitude mental positiva, e disposição para ouvir a voz de Deus.
8) Concentração é fundamental. Se for necessário, a passagem deve ser lida mais de uma vez, até que o significado esteja claro e possa ser aceito.
9) Duas ferramentas que podem ajudar na obtenção de melhor aproveitamento da leitura da Bíblia são, um dicionário bíblico e uma concordância bíblica. O primeiro auxiliará na compreensão de certas palavras desconhecidas e seus significados. A concordância trará alfabeticamente, por assuntos, todos os versos bíblicos que contenham uma determinada palavra.
A Palavra de Deus nos dá sabedoria para enfrentarmos os desafios da vida com segurança.
Vale a pena pesquisar a Bíblia, e através dela passar a conhecer melhor a Deus.
Salmos 19:7 A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices.